Edições de números já lançados anteriormente.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Exposição de Fotografia de Lorena Lopes, Luisa Giampaolo e Marco Lellis.Local: Café da Rua 8, CLN 408 Bloco B - Brasília - DF.


Os fotógrafos Lorena Lopes, Luisa Giampaolo e Marco Lellis convidam para a exposição

OLHAR NATIVO

Uma exposição em homenagem aos 50 anos de Brasília.

Local: Café da Rua 8, CLN 408 Bloco B - Brasília - DF

a partir das 18 horas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Palestra HOJE com Rosely Nakagawa - Fotografia Fine Art na A Casa da Luz Vermelha.Horário: 19 horas.

A Casa da Luz Vermelha realiza nesta segunda-feira um bate-papo com Rosely Nakagawa sobre o mercado de Fotografia Fine Art
"Os profissionais da fotografia têm a responsabilidade de manter a qualidade da imagem fotográfica num mundo de possibilidades técnicas e tecnológicas cada vez mais acessíveis, produzindo a fotografia de qualidade fine art.Essa qualidade se mostra não somente na captação da imagem, que começa com a abordagem temática, mas na qualidade da imagem obtida com as câmeras de precisão e alta tecnologia, no tratamento do arquivo analógico ou digital, na impressão (papel e tinta), tiragem e seus certificados de origem e permanência. Este repertório de exigências também é parte da responsabilidade diante de um novo mercado: o da fotografia fine art, que se estabeleceu a partir dessa importância adquirida ao longo dos últimos anos."
Mercado fotográfico e mercado fine art são complementares, como se preparar para esta nova opção?
Esta e outras considerações serão abordadas neste nosso encontro que conta com suas dúvidas e questionamentos. Participe.
Vai ser um prazer recebê-lo.
Rosely Nakagawa
+55 61 3878 9100
SCES Trecho 02 Conjunto 31 - ASBAC Brasília - DF - Brasil CEP: 70.200-002

terça-feira, 23 de março de 2010

XXIV Encontro Técinco. Expo Robert Polidori - 30.03, 3a feira, das 14 às 18h00, no ECCO. Tema: FOTOGRAFIA, CIDADE E TEMPO.


O encontro será no próprio espaço, terça-feira, dia 30 de março de 2010, de 14h00 às 18h00.O tema do encontro será “Fotografia: a Cidade e o Tempo”, relacionado à nova exposição do espaço, cujo programa educativo conta com a consultoria do prof. Marcelo Feijó, da Universidade de Brasília.Trata-se da mostra RETROSPECTIVA, individual de fotografia do artista francês Robert Polidori, organizada em parceria com o Instituto Moreira Sales e a Embaixada da França. Serão abordadas disciplinas como: Artes Visuais, História, Geografia e Sociologia, matérias inclusas nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Forneceremos material educativo impresso, especialmente concebido para o evento e que poderá ser aplicado em sala de aula, com grande utilidade mesmo após a exposição.A exposição ficará em cartaz até 09 de maio e pode ser agendada visitação de turmas, já no dia do Encontro Técnico e depois, durante a exposição.Aguardamos a sua participação, sugerindo que confirme previamente, pois as vagas são limitadas!O Encontro é GRATUITO, com Certificado, inclusive reconhecimento de extensão pela Universidade de Brasília.


Caso queira garantir sua vaga, solicitamos que envie, para o email educativo@eccobrasilia.com.br, o formulário preenchido abaixo: 1) Já participou de algum Encontro Técnico no ECCO antes? 2) Caso positivo, qual (is)? 3) Já está inscrito no Programa ECCO Educativo para reconhecimento de extensão na UnB?DADOS PESSOAISNome:Endereço: CEP:Tel.: Fax: E-mail: DADOS DA ESCOLA Nome: Matéria/Disciplina: Série: Endereço: CEP:Tel: Fax: Email:


Atenciosamente,

Equipe do ECCO Educativo

Email:educativo@eccobrasilia.com.br

;secretariaecco@eccobrasilia.com.br;


Tel: 61. 3327 2027 ramais 20, 29 ou 31 / celular: 9964 2103

Local: SCN Qd 3 Bloco C Loja 5

(ao lado da Concessionária JORLAN)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Spring Sale & Free Shipping Until March 31st.


Latinidades na Caixa Cultural Brasília - Abertura: dia 23, das 19h às 22h.

Prezados amigos,

1 - Amanhã, terça-feira, o Projeto Latinidades realizado pelo f/508 em parceria com fotógrafos venezuelanos, será novamente exposto em Brasília, agora na CAIXA. Gostaríamos de ter a presença de todos.

2- Cláudio Versiani estará em Brasília à partir dessa quarta-feira. Abrindo o "Projeto Cabeças" 2010, estamos acertando com ele um bate-papo na próxima quinta, dia 25 à partir da 19H30. Para participar, gostaríamos que reservassem sua vaga através de um e-mail para o f/508 a fim de melhor organizarmos os convidados, já que as vagas são limitadas

3- Estamos também abrindo no Espaço f/508 alguns cursos especiais. No dia 16 " Por dentro das imagens fílmicas – A fotografia no cinema" com nossa querida Rose May e no dia 13 de abril Adobe Photoshop Lightroom, com Rafael Dourado. Caso tenham interesse em participar, entre em contato.

Um forte abraço,

Humberto e Janaína Foto: Gabriela Freitas. Poétyka Glauberiana
Foto: Janaína Miranda. Vidi Dominum Sedentem Super Solium

O projeto Latinidades: uma nação, dois países e sete artes retorna às galerias da cidade a partir da próxima semana. Exposto em Brasília e Salvador em 2009, Latinidades poderá ser (re)visitado, gratuitamente, de 24 de março a 21 de abril, na Caixa Cultural.
Durante a realização do projeto, que teve curadoria de Humberto Lemos e Audio Cepeda, sete fotógrafos brasileiros e sete venezuelanos seguiram uma proposta comum: retratar a literatura, a dança, o teatro, o cinema, a música, a pintura e a escultura de seus respectivos países.
Flora Egécia, Gabriela Freitas, Janaína Miranda, Nelson Gonzáles Leal, Rodrigo Dalcin, Rodrigo de Oliveira e Viviane Dománico escolheram ícones de cada uma das modalidades artísticas e fizeram uma releitura fotográfica do trabalho desses artistas.

Serviço:

Exposição Latinidades: uma nação, dois países e sete artes
Abertura: dia 23, das 19h às 22h
Local: Caixa Cultural – Átrio dos Vitrais (SBS, Quadra 4, Lote 3/4 – Setor Bancário Sul)
Horário de visitação: todos os dias, das 9h às 21h
Informações: (61) 3206 6456/3206 9448

FestFotoPoa 2010.


Última oportunidade para pagamento em duas vezes dos workshops do 4º FestFotoPoA

Último mês para pagamento parcelado dos workshops do FestFotoPoA 2010.Aproveite a última oportunidade de pagar os workshops em duas parcelas. A partir de1 de abril os workshop só poderão ser pagos á vista, o valor do investimento é de R$ 300,00. Alguns workshops estão encerrando suas inscrições. Veja a lista de workshops e faça sua inscrição enviando nome, telefone, CPF, e-mail e endereço completo (com CEP inclusive) através do e-mail workshops@festfotopoa.com.brVeja a data de início de cada workshop:

19/04 –Edição de vídeo para fotografia - Programas Final Cut e Adobe Premiere

19/04 – O Ensaio Fotográfico – com Eder Chiodetto

19/04 – Fotografia de Patrimônio – com Zeca Linhares

20/04 – Fotografia documental – com J.R. Ripper

21/04 – FotoTaxia e Pinlux – uma experiência com Miguel ChikaokaFotografia e vídeo, convergências e diálogos na arte contemporânea – com Marcos BonissonWorkshop com Walter Firmo

23 e 24/04 – Imersão Digital com Clício Barroso.

23/04 – O Projeto Fotográfico Autoral – com Claudio Edinger


Ambiente Web de reflexão e provocação.

Além dos debates presenciais, o 4º FestFotoPoA aposta nas discussões online através do seu blg que vai contar com colaboradores de todas as áreas que tangenciam a criação de imagens. Para acessar o blog, clique aqui

4º FestFotoPoA faz chamada para voluntários

Estão abertas as inscrições para voluntários nas atividades do 4º FestFotoPoA. Os interessados

devem enviar e-mail com nome e telefone de contato para o seguinte endereço:


Na Era das Imagens Fluidas - fotografia e arte contemporânea – Prof. André Rouillé (Université Paris 8)


Na Era das Imagens Fluidas

A fotografia foi comumente vista como arte menor frente à liberdade da pintura, em um primeiro momento, ou frente ao dinamismo cinematográfico, em abordagens mais recentes. Teóricos que se dedicaram à fotografia insistiram em privilegiar o seu elo com um referente ou o fato de ela fixar a fração de um segundo. Tal perspectiva limitou o olhar crítico sobre a fotografia e ainda informa muitos trabalhos acadêmicos. Artistas e fotógrafos, no entanto, foram ágeis em compreender a potencialidade da linguagem fotográfica assimilando a fotografia em boa porte da produção artística contemporânea. Tal assimilação deu-se como um reflexo de transformações ocorridas na passagem da sociedade industrial, quando a fotografia foi inventada, para a sociedade da informação, onde a fotografia digital se expande. O curso tratará dessas mudanças considerando a obra de fotógrafos e artistas e tendo em vista a imagem enquanto reflexo de contextos mais amplos como a ciência, as práticas sociais, a arte.

André Rouillé é professor na Universidade Paris 8, autor de sete obras sobre fotografia e sobre arte contemporânea. Recentemente, uma delas foi traduzida no Brasil : A fotografia : entre documento e arte contemporânea. (São Paulo, Ed. Senac, 2009). É diretor do site paris-art.com (http://www.paris-art.com/), primeiro site em francês sobre arte contemporânea, fotografia, video, design, dança. Participou de diversos colóquios em Paris, Bordeaux, Lyon, Aix-en-Provence, Bayonne, Liège, New York, Amsterdan, Lisboa, Vevey, Milão, Salzbourg, Mannheim, Derby, Atenas, Florença, Barcelona, Caracas, Santiago-do-Chile, São Paulo, Helsinki, Sofia, Jerusalém, Praga, Bratislava, Genebra, Montreal, Shenzhen (China), Hong Kong, Seoul, Rio de Janeiro, Kiev, Lima, Moscou, etc. Foi redator-chefe da revista La Recherche Photographique (1982-1992) e curador de diversas exposições: «Le Corps et son image. Photographies du XIXe siècle» (1986), «La Photo de famille» (1990), «Esthétiques de l’ordinaire» (1995), «Aux limites de la photographie» (1996), «Inventer un peuple. Art contemporain dans les Balkans» - exposição itinerante de artistas da Bulgária, Grécia, Turquia e Romênia (1998-1999), « Devenirs. Art contemporain dans l’Europe du sud-est » - exposição itinerante de artistas da Albânia, Bósnia, Croácia, Kosovo, Macedônia, Montenegro, Sérvia, Eslovênia (2001-2002).

Na Era das Imagens Fluidas - fotografia e arte contemporânea –

Prof. André Rouillé (Université Paris 8)Curso na Faculdade de Comunicação/ Universidade de Brasília.

De 5 a 9 de abril de 2010 – de 14h30 às 17h30

Tradução simultânea – vagas limitadas

R$ 50,00 – público externo

R$ 30,00 – público interno

R$ 30,00 – público interno.

Inscrições : Interfoco – 3107 5919



Dossiê Bessa - Convite de lançamento -Dia 05 de abril - quinta-feira – 19h, Carpe Diem – 104 Sul - Brasília-DF


Dossiê Bessa, a investigação por trás por trás das investigações policiais, será lançado no próximo dia 05 de abril, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul, Brasília-DF). O livro reúne histórias de casos emocionantes vividos na Polícia Civil do DF.

O livro
O jornalista e escritor Marcos Llinhares nos traz um romance policial como nunca se viu. Personagens reais, histórias reais, acontecidas na capital do Brasil. Casos que chocaram a opinião pública e que foram desvendados pela Polícia Civil do Distrito Federal sob o comando do delegado Laerte Bessa. Entre eles, destacam-se o caso de José Carlos Alves dos Santos, que encomendou o assassinato de sua esposa Ana Elizabeth, numa história envolvente que revelou deputados corruptos, que ficaram conhecidos como os “anões do orçamento”.

Um dos casos mais conhecidos do grande público, o do Pedrinho, roubado da maternidade por Vilma Martins, sequestradora de duas outras crianças, hoje todos já adultos, foi elucidado pela equipe de Laerte Bessa. Esse caso tem passagens e narrativa emocionantes. Intercalando as narrativas está a união da equipe e a competência da Polícia Civil do DF, orgulho do deputado Laerte Bessa, que trata a sua instituição como uma grande família.

O Dossiê Bessa, não revela apenas o policial obstinado no trabalho de investigar crimes perversos. Mas mostra que o policial experiente que Bessa foi nos 23 anos de polícia tem alma de artista e ama a música sertaneja, tendo como grandes amigos os artistas Leornardo, Chico Rey e Paraná, Zé Mulato e Cassiano, entre outros. Em resumo, o leitor vai conhecer os meandros das investigações, o submundo do crime, que muitas vezes se esconde debaixo de punhos e colarinhos brancos, misturando poder, dinheiro, sexo e crime. Cidadãos acima de qualquer suspeita, membros da elite política e empresarial, são desnudados por Marcos Linhares, que traz à tona toda a sordidez, a corrupção, negociatas e todo tipo de malandragem que as pessoas de bem não conhecem.

O autor - Marcos Linhares é jornalista, radialista, tradutor, professor e escritor. Como escritor, lançou oito livros entre poemas, crônicas, contos e jornalismo. Dentre eles, destacam-se Contos de Natal Celebris e Nos Bastidores do Jornalismo Esportivo,, ambos publicados pela editora paulista Rideel, por meio do selo Celebris. Estão no prelo: A pata do dragão - A educação como motor da educação chinesa; Reféns da Notícia - a pauta corrompida por outros interesses; Austral (romance) e A última chama- o último dia de brasileiros ilustres. Trabalhou em Brasília como repórter para vários veículos: Sportv(Rede Globo/Globosat); Caderno Torcida do Jornal de Brasília, revista Classe A, Tv Record (Cidade Alerta, Fala Brasil e Jornal da Record-2ª.edição), 104 Fm, Painel Brasil Tv e site Comunique-se. Foi diretor de redação das revistas O MAGISTRADO EM REVISTA, SAÚDE AGORA e FALE!BRASÍLIA.

No momento, é diretor de redação da revista Mais Capital; Colunista do Portal Imprensa, presidente do Instituto Fazer o Bem; Segundo Secretário da Associação Mashav (ligada a Embaixada de Israel); Editor do portal Prefeituras que fazem e Parlamentar Brasil (em fase de lançamento) e responsável pela área de assessoria de imprensa da EXPRESSÃO BRASIL - marketing político. Membro das seguintes instituições: International Sports Press Association (AIPS), Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace), AssociaçãoBrasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), Associação Brasiliense de Imprensa (ABI-DF), Sindicato dos Radialistas do DF,

Um abraço,
Marcos Linhares
Diretor de redação
Revista Mais Capital
61 3468-5697/ 8405-8290




quarta-feira, 17 de março de 2010

Curso de Leis de Incentivo à Cultura com Fábio Cesnik - Brasília/DF

Conteúdo Programático: Apresentação dos mecanismos de Incentivo à Cultura, Esporte e Terceiro Setor (Lei Rouanet; Lei do Audiovisual e outros mecanismos de fomento ao audiovisual; Lei do Esporte e benefícios do Terceiro Setor) e Operacionalização dos Incentivos Fiscais (Casos práticos; uso das leis de incentivo de forma conjugada; funcionamento dos processos administrativos de incentivo fiscal).

Facilitador: Fábio Cesnik é Sócio Diretor da Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, escritório especializado em consultoria a negócios e ações voltadas às áreas do entretenimento, da cultura, esporte e do terceiro setor, com atuação junto a importantes clientes de diversos segmentos, em especial, na área musical, audiovisual, de artes cênicas, das artes plásticas, publicitária, realizando, inclusive, assessoria à iniciativa privada para investimentos em entretenimento, cultura e terceiro setor. É bacharel em Direito e Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) . Co-autor do livro "Projetos Culturais: Elaboração, Administração, Aspectos Legais e Busca de Patrocínio", na quarta edição pela Editora Escrituras e do livro "Globalização da Cultura", pela Editora Manole. Autor do livro "Guia do Incentivo à Cultura", pela Editora Manole. Co-autor do livro “Incentivos Fiscais para Produção e Co-Produção Audiovisual na Ibero-America, Canadá e Estados Unidos” pela LACT(Latin American Training Center) e EGEDA. Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo.

Data: 24 de março, das 16 às 22h.

Local: Centro de Estudos da UNACON, SCS Quadra 8, Bloco B50 , 4º. Andar. Edifício Venâncio 2000 (ao lado do Pátio Brasil). Brasília/DF.

Investimento: R$ 200 (dividido em duas vezes no cheque ou cartão) e R$ 180 para pagamento à vista. Confira valores promocionais para grupos!

Informações: Mirella Malta – Assessoria e Capacitação em Gestão Social, Cultural e do Terceiro Setor

Telefone: 61 9273-9002

E-mail: mirellamalta@globo.com

Fórum Sul de Fotojornalismo.

Caríssimos,
Encaminho correspondência recebida dando conta do Fórum Sul de Fotojornalismo, no âmbito do Festival de Fotografia em Florianópolis, que será realizado de 17 a 21 de maio próximo.

Saudações Fotográficas,
Duda Bentes

FÓRUM SUL DE FOTOJORNALISMO
Ensino, Pesquisa e Extensão em Fotografia Jornalística nas
Universidades do Sul do Brasil
Florianópolis (SC), 20 de maio de 2010

Nos dias 17 a 21 de maio de 2010, será realizado, no campus daUniversidade Federal de Santa Catarina, o Floripa na Foto – Festivalde Fotografia, evento que reunirá em Florianópolis grandes nomes dafotografia brasileira em palestras, oficinas, workshops, exposições eleituras de portfólio.

Como parte da programação do evento o Departamento de Jornalismo daUFSC realizará no dia 20 de maio, das 8h30min às 12h30min, o FÓRUM SULDE FOTOJORNALISMO – Ensino, Pesquisa e Extensão em FotografiaJornalística nas Universidades do Sul do Brasil. O objetivo destefórum é reunir professores, estudantes e pesquisadores que estejamdesenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão em fotografiajornalística nas universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina eParaná.

As inscrições podem ser feitas de 25 de fevereiro a 5 de abril de2010, conforme orientações disponíveis no site www.floripanafoto.com

Para submeter comunicação ao FÓRUM SUL DE FOTOJORNALISMO o proponentedeverá enviar o trabalho pronto através do e-mail:forum@floripanafoto.com, de acordo com as regras disponíveis no sitedo evento. O resultado das inscrições será publicado dia 30 de abril.

Mais informações no site do evento: www.floripanafoto.comOu com os professores Ivan Giacomelli (48. 9162.7979) e Raquel Longhi(48. 9164.5947)

COSMOPOLITAN | Novo Projeto Audio-visual no HEAT (ao lado do Liberty) - Espaço ECCO.


cOsmOpOlitAn

cOsmOpOlitAnNovo projeto audio-visual, com djs, músicos e artistas visuais (vjs, designers, ilustratores, diretores de arte, artistas plásticos…).

Dj convidado: Mendez (aka Oblongui O Resgate Melissa)Vj convidado: Boca (Desconstrução)Dj/vj residente: HernandezLive art: ZaylexProdução: Alex Coelho e Ernani Pelúcio

Todas as quintas20h30 HEAT (Espaço ECCO)Entrada:Até às 21h - Free.Após às 21h - R$ 15,00 ou R$ 10,00 com nome na lista VIP.E-mail lista VIP: projetocosmopolitan@gmail.com

Release

Cosmopolitan signifca interatividade constante trazendo gráficos, visuais e movimentos maestrados pela música.As ferramentas são dois addicts artistas visuais, diretores de arte, designers, produtores, amantes da música relacionada a inúmeras vertentes: Alex Coelho e Ernani Pelúcio.O primeiro possui um escritório criativo para soluções de comunicação e formações de conceito, com pós-graduação em Design Gráfico pela Elisava, Escola Superior de Design, em Barcelona, Espanha. Pelúcio é responsável por dois projetos de música eletrônica, Terrazza Sunset e Temprano Lounge, além de ser um exímio profisional em motion design, dj, vj e pós-graduado em design de multimídia pela California State University Hayward, São Francisco.

O projeto

Dois projetores e uma parede são o bastante para prender a atenção visual dos espectadores. Um sistema de som para agradar o ambiente e configurar uma atmosfera única. E, acima de tudo, os dois artistas visuais trabalhando ao vivo, integrando áudio e vídeo em um só elemento.Com isso, imagens estáticas e animadas serão projetadas no espaço, acompanhadas pela música. Essa, por sua vez, com tendências relacionadas a lounge music, deephouse, groove, breakz, funk, dub... Nada impedindo que o bpm do tracklist acelere um pouco com o decorrer da noite de acordo com o "mood" do público.Sempre com o conceito interativo no "ar", serão feitos convites para outros artistas visuais participarem do projeto através de uma rede wi-fi conectada na internet. Com um casting vasto nas mãos, poderão participar artistas da França, Espanha, Inglaterra, São Paulo e, até mesmo, de Brasília. Isso tudo possibilita organicidade ao Cosmopolitan, gerando imagens, composições estáticas e animadas a cada final do dia.

terça-feira, 16 de março de 2010

Convite lançamento do Portal do senador Adelmir Santana (www.adelmirsantana.com.br)

Anderson Schneider e Caio Guatelli no Foto em Pauta. BH;.

Foto: Anderson Schneider
Versão inédita do projeto Foto em Pauta traz, pela primeira vez, dois fotógrafos em uma mesma noite de projeções e bate-papo. Anderson Schneider e Caio Guatelli se encontram amanhã, a partir das 19h, no Multiespaço Oi Futuro, em Belo Horizonte, para mostrarem seus trabalhos e conversarem com o público sobre sua experiência no Haiti.

Guatelli foi enviado pelo jornal Folha de S. Paulo e Schneider, pela Revista Época, para
documentarem a tragédia causada pelo terremoto que atingiu o Haiti em janeiro deste ano. Os fotojornalistas contarão como são feitas as coberturas deste tipo de acontecimento, em que se faz necessária uma postura de muito profissionalismo para que a carga emocional do momento fotografado não atrapalhe o trabalho que deve ser feito.

O evento tem entrada franca, porém, os lugares são limitados. O encontro será transmitido em tempo real pela internet, pelo site do Foto em Pauta.

Serviço:
Foto em PautaLocal: Multiespaço Oi Futuro (Av. Afonso Pena 4001, Belo Horizonte – MG)Informações: (31) 3229 3131

segunda-feira, 15 de março de 2010

Hoje tem Poesia - Estréia do Projeto MúsicaPoética no Mercado Municipal (509 Sul, 21 h) com Amneres.

Nesta segunda-feira, 15 de março, 21 h, no Mercado Municipal (509 Sul – Bl. C), couvert a R$ 10,00 (onde 20% fica para a Brasília Produções e o resto é dividido pelos poetas), a poeta Amneres e o músico Anand Rao estarão realizando o Projeto MúsicaPoética.
A poeta Amneres começou a escrever poesia aos 13 anos. Tem como principal influencia os poetas portugueses, franceses e brasileiros. Publicou os seguintes livros de poesia: PEDRO PENSEIRO (novela; Thesaurus Editora, Brasília, 1980); EMQUATRO (coletânea de poemas; Thesaurus Editora, Brasília, 1985); HUMANÍSSIMA TRINDADE (poemas; Edição do Autor, Brasília, 1993); RUBI (poemas; Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 1997); RAZÃO DO POEMA (poemas, Takano Gráfica e Editora, 2000, Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB); ENTRE ELAS (poemas, Editora Projecto Editorial, Brasília, 2004); EVA – POEMAS EM VERSO E PROSA (Edição bilingue Português/Espanhol, 156 páginas, Editora Thesaurus, Brasília, 2007).


Já Anand Rao, músico, poeta e jornalista musica tudo no palco na frente de todos e é o idealizador do MúsicaPoética.

Nesta entrevista exclusiva ele fala sobre cultura, poesia, músicapoética, Anand Rao enfim, vale a pena conferir:

Amneres, qual a sensação de participar do MúsicaPoética, um projeto onde seus poemas serão musicados no palco logo após serem declamados?

Amneres – É uma experiência interessante. Gosto muito de trabalhar a poesia com outras linguagens e já fiz várias parcerias com músicos, atores e cantores de Brasília e de outras cidades. Também já tive alguns poemas musicados, inclusive pelo próprio Anand, em encontro anterior.

O que acha deste processo de composição do compositor Anand Rao, essa loucura de desmistificar o processo e compor no palco na frente de todos?

Amneres – É um desafio e tanto. O desafio é voltar-se para dentro, fazer uma auto-contemplação para que o processo criativo flua. Na poesia, fiz essa experiência ao escrever em um blog, durante 180 dias, poemas em tempo real. É uma viagem muito profunda.

Como você vê a literatura, especificamente a poesia, no Brasil hoje, há poetas de qualidade, a poesia é respeitada, há espaço na mídia para difusão da poesia, enfim, dê sua visão?
Amneres – A poesia é essência, síntese, sonho, magia e como toda arte é ela que move o mundo e impulsiona a utopia. A poesia foi, é e será sempre sopro, fogo, uma luz na escuridão. Enquanto houver esperança, haverá espaço para a poesia. Quem viver verá.
O que pretendes apresentar no show que fará com Anand Rao?

Amneres – Poemas de meus dois últimos livros publicados: Entre Elas e Eva. E também poemas inéditos do DIÁRIO DA POESIA EM COMBUSTÃO, a ser lançado em abril próximo.
O que achas de artistas que possuindo outros empregos se apresentam de graça, sem a cobrança de couvert, muitas vezes deixando desempregados artistas que vivem de arte. Anand Rao disse que não se apresenta de forma nenhuma gratuitamente, pois, respeita quem vive de arte. Que achas disso?

Amneres – É uma opinião. Não sou tão rígida. A arte é essencialmente livre e como tal respeita toda a diversidade e todas as idéias.
E Brasília e a poesia depois destes escandalos políticos. Há poesia em Brasília, há espaço para a poesia, quais são os espaços, a mídia divulga a poesia?

Amneres – Brasília é, desde sua fundação - o sonho de Dom Bosco, a utopia de ser a Capital da Esperança, a última fronteira do Brasil Central - fonte e inspiração para a poesia. Conheci e conheço em Brasília grandes poetas. Fernando Mendes Vianna era um; Nicolas Behr é outro; e há vários outros exemplos, nada mal para uma cidade que só tem 50 anos.

E as novidades para este ano, algum livro no prelo, quais as ações para este ano?
Amneres – Tenho dois livros prontos, que devem ser lançados em abril próximo: um de poemas, DIÁRIO DA POESIA EM COMBUSTÃO, a ser publicado pelo FAC dentro da coleção OiPoema; e outro de crônicas, 50 CRÔNICAS DE BRASÍLIA, um passeio que faço pelas décadas de 80 e 90, tendo como cenário a UnB e alguns dos principais movimentos e nomes da arte de Brasília daquela época.

Alguma cois ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?
Amneres – Quero agradecer o convinte e parabenizar o Anand Rao pelo belo trabalho que vem desenvolvendo.
Fonte - Assessoria de Imprensa - Anand Rao Multiempreendimentos
-- Anand Rao Produçõeshttp://www.anandraobr.com/anandrao477@gmail.com

quarta-feira, 10 de março de 2010

Escola Peripatética:Brasília 50 anos museu e arte a céu aberto

Colegas,

Segue release sobre projeto de Educação Patrimonial Tema Brasilia: museu e arte a céu aberto.

Escola Peripatética: Educação Patrimonial
Brasília, 50 anos Museu e arte a céu aberto

Este projeto tem como objetivo principal promover a valorização da Capital Federal como Patrimônio Cultural da Humanidade e firmar a Educação Patrimonial e o turismo cívico como alternativas para o reconhecimento e interpretação do patrimônio histórico, arquitetônico, urbanístico e cultural de Brasília proporcionando a ampliação do imaginário coletivo sobre a Capital Federal.

Primeira parte:
Palestra: a ocupação do centro-oeste desde a pré-história, o Brasil Colônia,Imperial, Republicano, a Missão Cruls, o governo de JK, o projeto de Lúcio Costa onde enfatizamos as características urbanas e arquitetônicas do Plano Piloto explicitando as Escalas Arquitetônicas implementadas por ele.

Segunda parte:
Através de uma caminhada temos a oportunidade de vivenciar e sentir as 04 escalas arquitetônicas expostas por Lúcio Costa: Escala Bucólica, Monumental, Gregária e Residencial e formar um conceito próprio sobre a cidade, percorrer quase todo o Eixo Monumental do Plano Piloto, passando pela Praça do Cruzeiro; Torre de TV; a Catedral Metropolitana de Brasília atravessa a Esplanada dos Ministérios até a Praça dos Três Poderes.

- Este projeto será realizado com alunos do
Centro de Ensino Fundamental 03 de Taguatinga.

_ No dia 17/03/2010, será realizada a primeira parte das 7:15 às 9:30hs;

_ No dia 18/03/2010 realiza-se a caminhada das 08:00 às 16:00hs.

Venha participar conosco desse momento de aprendizagem e alegria.
Brasília é muito mais que seus representantes legislativos e executivos. Ela se faz no seu cotidiano por trabalhadores que gostam e acreditam ser ainda a Capital da Esperança e acreditam que é a Educação que vai mudar realmente nosso país.

Atenciosamente,

Professor Rinaldo Paceli
Tel: 61 9627 8825

– 1 abraço.

terça-feira, 9 de março de 2010

Árvore do Cerrado, por Fernando Mendes Viana.

Árvore do Cerrado
Árvore do Cerrado Torta, tosca, bruta mas altiva,a árvore vence o vasto vento.Muda, tenaz, seiva, funda luta.Parece esta flora o pensamento. No chapadão, só erva nativaresiste à seca. Não é astutamas é árdua, igual à salivado canto, sobrevive ao tormento. O terrível vento não arrasaa árvore brava deste chão.Também do poeta a solidão a voz - quase feroz não destrói. Chapadão, o canto é minha casa.Não importa se habitar-me dói.
Fernando Mendes Viana
fotos de folha do batecaixa ao vento, Juvenal Pereira

Convite exposição MILAN DUSEK.


Amigos,
Tenho a honra de convidá-los para exposição de meu pai MILAN DUSEK - MEDALHAS1960-2009 . A mostra é composta de 18 peças de pinturas a óleo,gravuras e esculturas (relevos). São peças produzidas desde a décadade 1960 quando o artista residia no Rio de Janeiro até 2009 com obrasfeitas já em Brasília onde Milan mora desde 1972.
A exposição abre no dia 10 de março de 2010 as 19:00h na galeria Picola 1 naCaixa Cultural em Brasília. MEDALHAS 1960-2009 ficará aberta aopúblico de 11 de março até 11 de abril de 2010.

André Dusek55 61 99880603www.fotocoleguinhas.comAntes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

segunda-feira, 8 de março de 2010

FLIPIRI - Festival de Literatura de Pirenópolis. Exposição: Intervenção Desnuda.


Amigos,

Estarei expondo (coletiva) em Pirenópolis de 12 a 21, com abertura para dia 12 sexta. Quem quiser e puder apareça. Vai estar orlando o FLIPIRI - Festival de Literatura de Pirenópolis.
A mostra é uma iniciativa que reúne os artistas do Circuito de Criação em Pirenópolis e alguns convidados, para apresentar suas obras, utilizando um suporte comum a todos – um busto feminino.Cada artista revelou seu olhar e interferiu no suporte com resultados instigantes e reveladores.
Local Casa de Câmara e Cadeia-Em frente a Ponte de Madeira
de 21 a 21 de março
Abraços,
Rinaldo Morelli.

Dia Internacional da Mulher - Por Luis Alves.

Hoje, mais um Dia Internacional da Mulher, mais um dia porque todos os dias são dias das mulheres, das guerreiras, das parturientes que a cada dia refazem o dom da vida. Mas me permitam aqui homenagear as mulheres postando algumas fotos que fiz neste final de semana em Cavalcante - Goiás, onde fui cobrir um Seminário da Comunidade Kalunga ( quilombola). Posto aqui fotos de mulheres guerreiras que a exemplo das Mulheres de Atenas, partem para a luta na conquista de melhores dias para sua comunidade, para o mundo.
Mulheres como Mãe Prócópia - Matriarca dos Kalunga, devido a sua idade poderia estar acomodada em sua casa, esperando a paga do mundo por sua contribuição á vida com muita luta, mas essa senhora de mais de seus 80 anos resolve que ainda tem muito a fazer e chama o povo á luta,
pra organizar a comunidade e lutar por sua independência financeira em vez de ficar esperando o que o governo pode ou tem o intesresse em dar.

Reclama da falta de acesso, das dificuldades para se transportar um doente, da necessidade da luz, da segurança e mais uma série de reivindicações. Mulheres como Bel Kalunga, que luta pela saúde da comunidade e consegue a construção de um posto de saúde para o atendimento da comunidade.
Mulheres como Maria Helena, que perdera o emprego por não ter estudo completo, em vez de ficar chorando os maltratos da vida, corre atrás e consegue uma faculdade para a região para que nenhum outro membro tenha de sair da comunidade para estudar e como na maioria das vezes ...
em vez de um estudo consegue apenas lavar o chão de banheiro na cidade grande ou no caso de algumas meninas,
que em vez de diploma conseguem apenas voltar com uma criança no braço e mais dificuldades a enfrentar na vida.
São essas mulheres que me inspiraram hoje na homenagem que faço à Mulheres do Brasil, assim como muitas que lutam pela construção de nosso país: Lavadeiras, médicas, construtoras, motoristas de ônibus, fotógrafas, donas de casa, professoas, etc.


Texto e fotos - Luiz Alves(61) 8131-1289


sexta-feira, 5 de março de 2010

Sarau Letras Femininas - com Marina Mara,Cristina Carvalhedo e Regina Fittipaldi.Café com Letras - 203 Sul, 08 de março (segunda-feira) 20h.


Salve, meu povo!

O Sarau Letras Femininas é um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e será realizado dia oito de março (segunda-feira), no Café com Letras. O Sarau será bem diversificado e terá apresentações de poesia, música, teatro e humor. A programação traz a poeta performática Marina Mara com sua interneção de humor e poesia; o conto infantil e poesia ficam por conta de Cristina Carvalhedo e, para completar o time feminino, Regina Fittipaldi fará sua apresentação de poesia. O Letras Femininas ainda terá a participação de uma dupla pra lá de inusitada, a Caipira e Caipora, representada por Manuela Castelo Branco e Rosana Vasconcellos. O projeto Pipocando Poesia também fará parte da comemoração.


Serviço:

Onde? Café com Letras - 203 Sul

Quando? 08 de março (segunda-feira)

Que horas? 20h$? 5,00

Para mais nformações, acesse http://www.marinamara.com.br/

quinta-feira, 4 de março de 2010

Viajantes do tempo e Vento Vestia - EXPOSIÇÕES DA CAL/DEX/UnB

inaugura as primeiras exposições de arte contemporânea 2010: Viajantes do tempo
Vento Vestia

Refletir sobre a passagem do tempo e as transformações que ocorrem aolongo da vida é o que propõe a exposição Viajantes do tempo, que asartistas Hermínia Metzler, Márcia Mazzoni e Rosilene Horta inauguramna Galeria CAL (subsolo), no dia 4 de março (quinta-feira), às 19h30.Composta por 12 manequins com 1,80 metros de altura, produzidos emcano PVC, cimento e papel de jornal, enrolados em plástico preto,distribuídos em círculo, a instalação dialoga com o poema Quatroquartetos, do poeta americano T. S. Elliot (1888-1965), que terminacom os versos: “ As palavras se movem, a música se move apenas notempo:mas o que apenas vive pode-se apenas morrer”.Conflito - O preto das figuras, que ficarão reunidas ao redor de umovo que significa a gênese e o fruto da vida, simboliza a cor do lutosem esperança, lembrando que ninguém escapa à ação do tempo, já que oconflito permanente do homem contemporâneo com o ritmo frenético davida é a base do trabalho produzido pelas três artistas.Professora de desenho e pintura, a gaúcha Hermínia Metzler participoude nove exposições individuais e sessenta coletivas, no Brasil e noexterior, e de dez salões de arte, sendo premiada em oito. Transitandono campo da gravura, desenho, pintura e da escultura, a mineira MárciaMazzoni já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior.Formada em Artes Plásticas na UnB, Rosilene Horta expôs, na CAL, em2006. Os últimos trabalhos da artista foram expostos no TeatroNacional, em 2009; na Biblioteca Nacional, em agosto de 2008 e noMuseu da República, em 2007.

Diálogos entre o vento, o vídeo e a água.

As possibilidades de diálogos físicos e metafóricos entre os objetosdo cotidiano como varais, ventiladores e televisão reuniu AndréSantangelo, Mayra Miranda e Raquel Nava, três artistas da nova cenacontemporânea da cidade, na produção da instalação Vento Vestia queserá inaugurada na Galeria Acervo, da Casa da Cultura da AméricaLatina da UnB (CAL/DEX), no dia 4 de março (quinta-feira), às 19h30.Um varal com algumas roupas penduradas e a projeção de um vídeo, deaproximadamente cinco minutos, que mostra imagens de outros varaiscaptados, pelos artistas, em diferentes cidades do mundo, deu início àprimeira etapa da exposição que, mais tarde, teve outrosdesdobramentos.Novos elementos - Seis fotografias de Raquel Nava e uma do Santangelo,a maior medindo 1m e 10 cm; outras quatro produções em vídeo; doisventiladores espalhando o vento no ambiente e um texto que fala dasutileza da ação do tempo e da ausência de um corpo nas roupascoloridas estendidas, escrito por Mayra Miranda, entre outroselementos, complementam a obra, que poderá ser vista até o início deabril, na CAL.“Esses objetos da vida cotidiana, quando juntos, geram um infinito demetáforas criando um ambiente poético especialmente quando as pessoasentram no espaço da galeria e começam a se relacionar com os mesmos”,declara Santangelo afirmando que as diferentes configuraçõesencontradas sugerem o vento, o vídeo e a água.Visitação: até 4 de abril de 2010Segunda a sexta-feira: 10h às 20hSábados, domingos e feriados: 12h às 18hEndereço da CAL: SCS, Quadra 4, Edifício Anápolis,. Telefones: (61)3321.5811, 3245.6543.

Ana Queiroz
Dra. em História da ArteCasa da Cultura da América Latina - Universidade de BrasíliaCooperação e Intercâmbios SCS Quadra 04, Ed. Anápolis, 1º andar, sala 103Brasília - Distrito Federal - CEP 70.300-500Fone - 061-33215811

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog