Edições de números já lançados anteriormente.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Viajantes do tempo e Vento Vestia - EXPOSIÇÕES DA CAL/DEX/UnB

inaugura as primeiras exposições de arte contemporânea 2010: Viajantes do tempo
Vento Vestia

Refletir sobre a passagem do tempo e as transformações que ocorrem aolongo da vida é o que propõe a exposição Viajantes do tempo, que asartistas Hermínia Metzler, Márcia Mazzoni e Rosilene Horta inauguramna Galeria CAL (subsolo), no dia 4 de março (quinta-feira), às 19h30.Composta por 12 manequins com 1,80 metros de altura, produzidos emcano PVC, cimento e papel de jornal, enrolados em plástico preto,distribuídos em círculo, a instalação dialoga com o poema Quatroquartetos, do poeta americano T. S. Elliot (1888-1965), que terminacom os versos: “ As palavras se movem, a música se move apenas notempo:mas o que apenas vive pode-se apenas morrer”.Conflito - O preto das figuras, que ficarão reunidas ao redor de umovo que significa a gênese e o fruto da vida, simboliza a cor do lutosem esperança, lembrando que ninguém escapa à ação do tempo, já que oconflito permanente do homem contemporâneo com o ritmo frenético davida é a base do trabalho produzido pelas três artistas.Professora de desenho e pintura, a gaúcha Hermínia Metzler participoude nove exposições individuais e sessenta coletivas, no Brasil e noexterior, e de dez salões de arte, sendo premiada em oito. Transitandono campo da gravura, desenho, pintura e da escultura, a mineira MárciaMazzoni já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior.Formada em Artes Plásticas na UnB, Rosilene Horta expôs, na CAL, em2006. Os últimos trabalhos da artista foram expostos no TeatroNacional, em 2009; na Biblioteca Nacional, em agosto de 2008 e noMuseu da República, em 2007.

Diálogos entre o vento, o vídeo e a água.

As possibilidades de diálogos físicos e metafóricos entre os objetosdo cotidiano como varais, ventiladores e televisão reuniu AndréSantangelo, Mayra Miranda e Raquel Nava, três artistas da nova cenacontemporânea da cidade, na produção da instalação Vento Vestia queserá inaugurada na Galeria Acervo, da Casa da Cultura da AméricaLatina da UnB (CAL/DEX), no dia 4 de março (quinta-feira), às 19h30.Um varal com algumas roupas penduradas e a projeção de um vídeo, deaproximadamente cinco minutos, que mostra imagens de outros varaiscaptados, pelos artistas, em diferentes cidades do mundo, deu início àprimeira etapa da exposição que, mais tarde, teve outrosdesdobramentos.Novos elementos - Seis fotografias de Raquel Nava e uma do Santangelo,a maior medindo 1m e 10 cm; outras quatro produções em vídeo; doisventiladores espalhando o vento no ambiente e um texto que fala dasutileza da ação do tempo e da ausência de um corpo nas roupascoloridas estendidas, escrito por Mayra Miranda, entre outroselementos, complementam a obra, que poderá ser vista até o início deabril, na CAL.“Esses objetos da vida cotidiana, quando juntos, geram um infinito demetáforas criando um ambiente poético especialmente quando as pessoasentram no espaço da galeria e começam a se relacionar com os mesmos”,declara Santangelo afirmando que as diferentes configuraçõesencontradas sugerem o vento, o vídeo e a água.Visitação: até 4 de abril de 2010Segunda a sexta-feira: 10h às 20hSábados, domingos e feriados: 12h às 18hEndereço da CAL: SCS, Quadra 4, Edifício Anápolis,. Telefones: (61)3321.5811, 3245.6543.

Ana Queiroz
Dra. em História da ArteCasa da Cultura da América Latina - Universidade de BrasíliaCooperação e Intercâmbios SCS Quadra 04, Ed. Anápolis, 1º andar, sala 103Brasília - Distrito Federal - CEP 70.300-500Fone - 061-33215811

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog