Edições de números já lançados anteriormente.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A fotografia não é apenas um acessório do jornalismo escrito, por Sônia Baiocchi.

Colegas,

Mandei para o Ouvidor uma resposta em relação a esse texto dele. Vejam: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/08/14/materia.2009-08-14.5453985648/view
bjs.

Senhor Ouvidor,Em relação ao seu artigo do dia 14.08.09, eu acho que o fotojornalismo tem a função de contextualizar a notícia, assim como tb informar. Mas ela não é apenas um acessório do jornalismo escrito. Tb acho ilusório pensar que o leitor é burro e ao colocar uma auréola sobre a cabeça de um ministro a informação é deturpada. "Desde o iníco a imagem foi ao mesmo tempo meio de expressão, de comunicação e tb de adivinhação e iniciação, de encantamento e cura.." (Martin Barbero) - "A semântica da imagem é particularmente polissêmica e toda fotografia é um certificado de presença" (Roland Barthes) e por isso acho que a imagem fotográfica é uma mensagem aberta. As interpretações dos leitores vem do "background" de cada um e da imagem mental construída pelos meios de comunicação, por cada um de nós jornalistas, ao longo dos anos, certo? A imagem, diferente do texto, é uma mensagem multicodificada. Ela não mostra somente as verdades fotografadas, mostra tb as verdades que cada leitor percebe ou conhece daquela determinada cena visual.E é atribuição da comunicação pública mostra a verdade do que acontece e estimular o debate público e deixar de ser apenas informacional e segundo nosso mestre Barthes "o fotojornalismo político atual é contingência pura, e detalhes que constituem o próprio material do saber etnológico". A imparcialidade não existe, nunca existiu e nunca existirá. Sorry.

Abraço da fotógrafa Sônia Baiocchi.

Segue algumas fotos que serve de exemplo de que vc pode ter opções de contar um acontecimento com imagens:
com diferentes ângulos, esteticamente bonito, elegante e com natureza fotojornalística em um órgão público.
Por exemplo, na foto dos parlamentares entrando no Congresso podemos dar diferentes conotações. Podemos até dizer que eles deram às costas para os manifestantes, não é?
Podemos dizer que o assunto já foi resolvido olhando para a flor na mão da senadora e o semblante calmo dos parlamentares.
O texto e a imagem é que vão dar o teor verdadeiro do acontecimento,
porém acho que não podemos privar o nosso público/leitor de ver e perceber as nuances
de uma historia/evento e isso as imagens,..

as fotos sabem fazer muito bem, né?bjs

Sônia Baiocchi

Texto e fotos :Sônia Baiocchi

2 comentários:

Claudio Reis Repórter fotográfico disse...

Um tema muito importante para o fotojornalismo. Gostei muito

Saulo Cruz disse...

a chefe falou e disse. Mas ainda acho que institucional e fotojornalismo não se encontram.

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog