Edições de números já lançados anteriormente.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Barack Obama Presidente dos EEUU, de Coringa gera polêmica no Flickr.

Além de ser um espaço para armazenar imagens do dia-a-dia de seus usuários, o Flickr é também um repositório artístico para fotógrafos e ilustradores. Essa veia mais lúdica é o foco de uma nova polêmica no site de propriedade do Yahoo!. É o seguinte: o usuário do Flickr Firas Alkhateeb, de Chicago (EUA) publicou uma imagem da capa da revista Time com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, provavelmente photoshopado de Joker, o Coringa do filme Cavaleiro das Trevas, do Batman – interpretado por Heath Ledger, para deixar bem contextualizado. Problemas! A imagem teve que ser removida do site. Por quê? Infração de direitos autorais, tanto da revista Time quanto da DC Comics (a cara do Coringa tem dono, pelo jeito).
Segundo o jornal Los Angeles Times, dos Estados Unidos, o artista recebeu e-mails do Flickr citando problemas com direitos autorais. Logo depois, a imagem foi retirada do perfil de Alkhateeb e de outros que a reproduzissem.
Ao Los Angeles Times, Alkhateeb disse que se trata, principalmente, de uma questão de liberdade de expressão, e que a imagem não deveria ter sido retirada do ar.
O internauta, agora, recebe ajuda da Electronic Frontier Foundation (EFF) para estudar a possibilidade de um recurso judicial contra o Flickr. Se Time e DC entrarem na briga, a coisa vai esquentar. Em um fórum, Flickr disse que recebeu vários apelos para retirar a imagem do ar, e um e-mail de uma empresa sobre o copyright.
Tudo isso me fez lembrar alguns dos debates do fisl10, quando se falou bastante das liberdades de cópia na internet, de ser livre para modificar e criar coisas novas. Não sei quem se incomoda mais nessa história – Times, DC Comics ou Obama.
Seja quem for, têm força, separados ou em conjunto.
Boa sorte Alkhateeb.

Um comentário:

Saulo Cruz disse...

éééé... como resolve isso? Eu não sei.

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog