Edições de números já lançados anteriormente.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

LUIS HUMBERTO - A LUZ E A FÚRIA Por Nahima Maciel.Lançamento no dia 15 de abril, terça-feira, às 19h00, na FNAC, ParkShopping.


Um presente de aniversário para Brasília: no dia 15 de abril será lançado o terceiro volume da coleção Brasilienses. Escrito pela jornalista Nahima Maciel, Luis Humberto - A luz e a fúria traça o perfil do fotógrafo e arquiteto carioca que reside em Brasília desde os primeiros anos da cidade. Luis Humberto tornou-se um dos mais respeitados profissionais da fotografia brasileira. Ele fez de Brasília tema e cenário para suas imagens, revelando muitas faces da identidade cultural da capital.
Além do perfil e de uma entrevista detalhada, assinada por Nahima Maciel e Carlos Marcelo, o livro apresenta ensaio fotográfico em preto e branco de autoria de Anderson Schneider, realizado na Universidade de Brasília. Traz ainda textos exclusivos produzidos por profissionais ligados às artes visuais brasileiras. A crítica de fotografia Simonetta Persichetti e o fotógrafo e professor da UnB Marcelo Feijó assinam ensaios teóricos sobre a produção fotográfica de Luis Humberto. Na orelha do volume, o cineasta Jorge Bodanzky (Iracema, uma transa amazônica), ex-aluno da UnB, fala com lucidez e carinho sobre o professor que se tornou referência na defesa da utopia original brasiliense. O arquiteto José Carlos Coutinho assina a apresentação do livro.
A edição contempla o leitor com 30 fotos inéditas de Luis Humberto. Realizadas entre 1970 e 1975, as fotografias mostram uma visão singular e poética das quatro escalas previstas por Lucio Costa para a capital: monumental, gregária, bucólica e residencial. O livro também apresenta uma antologia das imagens mais representativas dos tempos de cobertura política nos anos 1970, quando Luis Humberto fez história no fotojornalismo brasileiro ao expor o lado patético da liturgia do poder. O livro revela ainda a faceta de poeta - desconhecida pelo público - do fotógrafo, com a publicação de poemas inéditos.
No perfil, Nahima Maciel destaca Luis Humberto como figura que perpassa a história em todos os sentidos - político, cultural e do pensamento -, e também como personalidade de caráter veemente e instigante, que ama Brasília e critica com rigor os abusos que ela sofre. "Luis Humberto é um arquivo vivo do que é essa cidade", afirma ela.

LUIS HUMBERTO - A LUZ E A FÚRIA

Por Nahima Maciel.

Ed. do Autor, 128 páginas, R$ 35,00.

Coleção Brasilienses # 3.

Patrocínio: ParkShopping.

Lançamento no dia 15 de abril, terça-feira, às 19h00, na FNAC, ParkShopping. Na ocasião, o fotógrafo comentará suas imagens, projetadas em telão. Uma oportunidade para que o público conheça parte da produção do artista sobre o poder, Brasília e o cerrado.

CONTATOS
Autora do perfil
Nahima Maciel - (61) 8127-9220 / nahima8@hotmail.com
fonte: www.sjpdf.org.br.

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog