Edições de números já lançados anteriormente.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Exposicão "A Utopia da Modernidade: Brasília á Tropicália". Abertura dia 15 de Julho a 30 de Agosto, no Museu do Conjunto Cultural da Republica.

A Utopia da Modernidade de Brasília a Tropicália.O projeto pretende mostrar o percurso que abarca dois períodos emblemáticos da Arte Brasileira: o foco é a construção e os desdobramentos da cidade de Brasília, cuja utopia vinculava-se à cidade moderna que resgataria o país do subdesenvolvimento, em seguida dialogamos com a Tropicália que, com ironia e descontração, assume o Brasil com todas as suas contradições e diversidades.O primeiro momento terá uma reflexão mais abrangente: a construção de Brasília, uma epopéia movida pela crença de que a nova capital irradiaria o progresso e conduziria o país à modernidade, traduzindo um período de esperança e ufania. A expressão da Utopia que retratava o desejo do atalho do tempo (50 anos em 5) e a construção de uma nova civilização. Aí visitaremos os mitos, as utopias da busca da cidade ideal e a estética dos anos 50. O segundo momento, a Tropicália, será tocado como contraponto, um procedimento estético que é revisado dialogando com a urbe através das linguagens que assumiu: a alegoria, o fragmento, a ironia, o Kitsch e os contrastes. A Tropicália, será revisitada em diversas vertentes artísticas que ostentam o procedimento de colagem, recoloca os modelos de identidade brasileira expondo suas incongruências e elabora a releitura das bases arcaicas da cultura colonizada no período em que a ditadura começa a se consolidar e instala seus representantes na nova capital, transformando a praça dos três poderes em fantasmagoria.

Ana Queiroz

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog