Edições de números já lançados anteriormente.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O primeiro livro brasileiro sobre composição fotográfica, Lançamento Oficial:05/09/2008 às 19h30 - FnacPinheiros - São Paulo SP

O primeiro livro brasileiro sobre composição fotográfica

"- Aproximei-me, movido pela curiosidade e notei que não eram pinturas à óleo, aquarela ou acrílicas. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que as telas, na realidade, eram fotografias. Se, por um lado, foi um choque, por outro, fiquei extasiado com a beleza do trabalho, a originalidade e as perspectivas que, repentinamente, se abriram. Eram fotografias aéreas, feitas de campos de plantação de tulipas, lavandas, que lembravam o trabalho de Mondrian. Naquele instante resolvi tornar-me fotógrafo e a primeira pergunta surgiu com força inusitada: o que fotografar? Tudo que me sensibiliza decidi!"
Ernesto Tarnoczy Jr. logo descobriu que captar detalhes fazia eco com o seu potencial. Assim como Henri Cartier-Bresson (1908-2004), “a geometria e a estrutura da imagem foram (são) a base do seu trabalho”. É sob esse contexto, que este livro traz ao fotógrafo iniciante, amador avançado ou profissional, técnicas para compor elementos em todos os segmentos da fotografia, desde paisagens, fotografia abstrata, fotojornalismo, fotografia de casamento, still life e arquitetura

São mais de 120 fotos do autor, distribuídas ao longo de onze capítulos e analisadas uma a uma a partir de leis que regem a natureza, a sociedade e o próprio Universo. O livro discorre sobre os conceitos de movimento, equilíbrio, ritmo, diversidade, unicidade, diálogo, diagonal, primeiro plano, perspectiva, seção áurea e momento decisivo. Em cada capítulo, Tarnoczy mostra, na prática, a aplicação de um conceito. Resgata o histórico e casa com cenas do cotidiano para exemplificar e deixar mais 'palpável' cada um deles.

O livro é a destilação de 27 anos de estudo da arte da composição na fotografia e a primeira obra brasileira sobre o tema.

Sobre o Autor:

Fotógrafo há 27 anos, Ernesto Tarnoczy Jr. graduou-se em Engenharia Civil, modalidade Estruturas, pela escola Politécnica da USP em 1970. Em 1985, obteve o título de mestre em Engenharia Civil pela USP e, desde o inicio dos anos 90, ministra palestras sobre a 'arte da composição' em escolas e grupos de estudos de fotografia por todo o Brasil.

Daniele Ebeling
Assessoria de Imprensa
Fone: 055 47 – 3405.4900

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog