Edições de números já lançados anteriormente.

terça-feira, 24 de junho de 2008

...dando continuidade da reunião do dia 19-06 - que rolou numa quinta-feira às 19h30, na SQN 316, salão de festas do bloco E

...Para os presentes e ausentes, uma pequena memória do nosso encontro na quinta passada, que foi muito legal.



Presentes estavam:



Roberto Castello

Duda Bentes

Gleici

José Rosa

Humberto Lemos

Janaína Miranda

Elis Frigini

Leo Amaral

Milton Dias

Hélio Rocha

Rinaldo Morelli

Armando Salmito

Arthur Monteiro

Isabela Lyrio

Usha Velasco

Nelson Junior



Começando pelo final (pelas decisões), duas coisas ficaram acertadas: vamos continuar nos reunindo semanalmente, a princípio alternando entre quinta e segunda; e no próximo encontro vamos levar uma sugestão de tema para o primeiro debate a ser realizado. Portanto, pessoal, a próxima reunião é nesta quinta, dia 26/06, às 19h30 no salão de festas do bloco E - SQN 316; nessa reunião vamos fechar o tema do primeiro debate, por isso levem suas sugestões. Entre várias outras coisas (que vou citar aqui meio caoticamente, esperando que as lacunas sejam corrigidas pelos interessados), falamos de: Fazer um grande evento de fotografia em Brasília, profissional, bem organizado, com exposições, projeções, aulas, debates, palestras e tudo a que temos direito. Talvez uma semana ou um mês da fotografia. Fazer isso daqui a algum tempo, quando tivermos nos organizado melhor; pareceu haver um certo consenso em começar devagar, menorzinho, e ir crescendo. Marcar presença no evento de fotografia que vai acontecer em agosto em Pirenópolis; talvez com projeções. Humberto Lemos falou de uma idéia interessante que está fazendo, a impressão de fotografia em faixas; em breve deverá estar nas ruas. Falamos em "tomar a cidade" (uh-uuh), fazer projeções em bares, praças, entrequadras; fazer varais e mostras itinerantes que percorram as satélites. Gleice, que é educadora, chamou a atenção para o fato das escolas e bibliotecas públicas terem uma grande carência de cultura. Falamos em inclusão visual, que parece ser um tema que interessa a todos. Fazer uma megaprojeção na rodoviária do Plano, onde circula gente de todo lado; ocupar os espaços do metrô. Falamos também em ocupar a galeria Olho de Águia (Ivaldo, cadê você?); na necessidade de informação e troca de idéias; foi proposta a realização de debates e de aulas abertas, únicas ou em uma pequena série. Enfim, por tudo que foi conversado parece que a nossa tendência, enquanto agrupamento de pessoas com objetivos em comum, permanece com duas vertentes que podem seguir paralelas, uma enriquecendo a outra: pensamento e ação, fazer e discutir, mostrar e refletir.

A seguir, alguns temas que foram sugeridos para debate:

Quando a fotografia é arte?

Documentação e transformação Acesso às fotos que produzimos (acervo público)

A câmera pergunta e responde

A foto é boa porque o autor é reconhecido?

Fotografia como documento de Brasília

Ética, regulamento, concursos

A internet e a questão de propriedade

Vitrine vazia: o efêmero ato de mostrar

Edição e colaboração de idéias

Digital: delete e backup

Fotografia e identidade

O fotógrafo é um solitário?

O processo criativo

A fotografia na arte

(e a arte na fotografia)

Educação do olhar

O prazer é fazer ou ver?

A velocidade do processo digital

Desapego e esquecimento

O uso construtivo da internet

Excesso de informação e de bons trabalhos

A ocupação de todos os espaços (virtuais e reais)

Qualidade, não-banalização

O distanciamento da realidade

Quando você não fotografa?

Contemplar X fotografar

A impostura do conceito

O conceito da imagem e a imagem do conceito

O que vemos é o que nos olha



E não esqueçam... Precisamos responder à pergunta:


Por que eu fotografo?

Usha e Isabela

Esta dado o recado!!! Quanto, a Galeria Olho de Águia podem contar com o espaço, é uma pena que quando reinaugurar, só podemos programar as paradas aos sábados (A reinauguração da Galeria, já esta parecendo a edição de um filme Longa metragem, tá demorando pra caramba!!!) Enfim, espero que até 20 de julho pode rolar a reinauguração, já quem sabe!! com algum eventos destes que já estao sendo discutidos. nos resta fazer "coro" pra que outras pessoas venham ao encontro das ARTES ALTERNATIVAS!!!

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog