Edições de números já lançados anteriormente.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Processos Fotográficos Alternativos, no Espaço f/508 de Fotografia.



Espaço f/508 de FotografiaNovo Curso Processos Fotográficos Alternativos

© Luis Gustavo Prado


Início: 10 de julhoPeríodo de matrículas: até 02 de julho
Horário: Sábado, das 15h às 18hCarga horária: 21 horasTotal: 07 aulas


Professor: Luis Gustavo Prado


Luis Gustavo Prado é graduado em Fotografia pelo Centro Universitário Senac-SP, onde começou a estudar os processos fotográficos do Séc. XIX com o Prof. Kenji Ota. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso apresentou um ensaio fotográfico composto de imagens impressas sobre vidro, utilizando um processo pigmentado usado originalmente para a impressão de fotografias sobre porcelana. Atualmente trabalha no Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UnB, tendo lecionado a disciplina Fotografia Experimental em 2009 junto com outros professores da FAC.


***
A proposta do curso é introduzir os alunos na prática dos processos fotográficos desenvolvidos no Séc. XIX, explorando suas características e possibilidades de uso.
Material necessário:1. Avental ou jaleco;2. Papel de aquarela 100% algodão;3. Folhas de poliéster para impressão de transparências (inkjet)


© Luis Gustavo Prado


Programa:Aula 1 – Expositiva (3 horas).Surgimento da Fotografia e desenvolvimento dos diversos processos fotográficos..O ressurgimento dos Processos Alternativos no Séc. XX.
Aula 2 – Prática (3 horas).Obtenção de negativos em filme 4x5”, utilizando câmeras pinhole e grande formato.
Aula 3 – Prática (3 horas).Cianotipia – Preparação dos químicos, sensibilização dos suportes, impressão e processamento.
Aula 4 – Prática (3 horas).Papel Salgado (Salt print) – Preparação dos químicos, sensibilização dos suportes, impressão e processamento..Preparação do Albumen para a próxima aula.
Aula 5 – Prática (3 horas).Papel Albuminado (Albumen Print) – Sensibilização dos suportes, impressão e processamento..Preparação do químico para a próxima aula.
Aula 6 – Prática (3 horas).Van Dyke Brown – Sensibilização dos suportes, impressão e processamento.
Aula 7 - Avaliação (3 horas).Encontro para avaliação dos resultados e do curso. Investimento:R$ 400,00 + R$ 25,00 de taxa de material (filmes 4x5” e processamento)

Turmas sujeitas à formação mínima de 05 alunos.Máximo de alunos por turma: 09
Contatos:Tels.: 61. 3347 3985 / 8414 8926e-mail: fotoclubef508@gmail.com
Endereço:Espaço f/508 de FotografiaSCLN 413 Bl D sala 113 – Asa Norte Brasília/DFHorário de funcionamento: segunda a sexta, das 14h às 20h.
http://www.fotoclubef508.com/

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog