Edições de números já lançados anteriormente.

terça-feira, 1 de junho de 2010

E a REDE foi lançada...

Nunca, na história da fotografia brasileira, um grupo imenso de produtores culturais, fotógrafos em sua essência, conseguiu se reunir de forma tão prazerosa e produtiva. O I Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), realizado em Brasília (DF), foi emoldurado por uma lua cheia gigante e dias lindos à beira de um cenário promissor. Ideias, sugestões e críticas foram unidas em debates, onde se fez presente, fundamentalmente, a fotografia brasileira como a grande estrela e vedete do encontro.
O encontro teve sua abertura na quinta-feira, dia 27 de maio, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, onde os grupos de trabalho se reuniram de sexta a domingo. Após introdução realizada por Iatã Cannabrava, seguido por Micaela Neiva, do Ministério da Cultura, instalou-se em definitivo a REDE.
“Primeiramente, sinto-me honrado de poder participar deste momento histórico. Assim como percebemos a importância das Semanas de Fotografia da Funarte, vamos olhar este momento, dentro de alguns anos, como ponto de inflexão da fotografia brasileira. Como participante de vários grupos e também do GT9 – Projeto socioculturais, vejo a relevância deste encontro. Foi muito produtivo, emocionante e inspirador. Os frutos poderão se multiplicar numa escala exponencial, mas dependem da nossa participação crítica, democrática, transparente e contínua.” (João Kulcsár)

O I Encontro da REDE contou com representantes de 17 estados brasileiros, sendo 23 do Rio de Janeiro, 21 de São Paulo, 16 do Distrito Federal, 7 de Pernambuco, 7 do Rio Grande do Norte, 6 da Bahia, 5 do Rio Grande do Sul, 5 do Ceará, 5 de Minas Gerais, 4 do Pará, 3 do Paraná, 3 de Santa Catarina, 2 de Goiás, 2 da Paraíba, 1 do Amazonas, 1 do Maranhão e 1 do Mato Grosso.

“Entre emocionado e felicíssimo, fico seguro de que, realmente, brigar por uma causa de compartilhamento vale a pena. Promover a união, contemplar todas as regiões do Brasil, analisar o contexto histórico e perceber que muito já foi feito, mas muito mais vai acontecer a partir de agora, é uma sensação reconfortante; e a postura otimista do ministro Juca Ferreira foi o atestado de um trabalho que começou há décadas e que tem seu desfecho nesta enorme festa que foi o encontro da REDE em Brasília. É um marco importante de conquistas reais para a fotografia brasileira.” (Clicio Barroso)

Nos 3 dias de encontro, 149 representantes de iniciativas culturais relacionadas à fotografia discutiram, em 9 Grupos de Trabalho, 2 conferências e em uma primeira plenária de encerramento, realizada no domingo, com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira, assuntos que vão desde as Políticas Públicas até os Projetos Socioculturais, passando por Meios de Difusão, Formato da Rede, Direito Autoral e de Imagem, Economia da Fotografia, Ensino da Fotografia, Relações Internacionais, Memória da Produção Contemporânea, Modelos de gestão de redes, encontros e festivais. Algumas diretrizes foram conclusivas, mas o mais importante foi a consolidação da REDE em si, e o fortalecimento da parceria com o Ministério da Cultura.

“O Encontro de Produtores da Fotografia é, com certeza, um marco de uma nova fase da fotografia brasileira. Temos muitas propostas e muita ambição nos pleitos. Com paciência e perseverança, acho todas possíveis de serem alcançadas. Como pontos a serem destacados, a meu ver, estão as intenções de qualificar o ensino da fotografia no Brasil, em todas as suas nuances e instâncias; investir no bom diálogo com as instituições governamentais, com propostas e parcerias; e a filosofia de rede que vai impactar na circulação e troca de informações e também de produções fotográficas entre os cantos e recantos de nosso Brasil. A rede pretende aproximar distâncias. Acho que agora o grande desafio é continuarmos com o mesmo pique que chegamos até aqui. Não basta apenas ter velocidade na arrancada, é preciso manter a energia na viagem, em busca de vencer os desafios.” (Rinaldo Morelli)

Na abertura, a conferência de Angela Magalhães pontuou a importância da Funarte na história do fazer cultural da fotografia no Brasil e, especificamente, a atuação do INfoto na década de 80, realizando as Semanas Nacionais de Fotografia, que levaram à descentralização da até então concentrada produção no eixo Rio-São Paulo. Descentralização esta que deixou núcleos importantes como o de Belém, no Norte do país, Recife e Fortaleza, na região Nordeste, Curitiba, na região Sul e tantos outros, de onde partem muitos dos gestores culturais que se reuniram neste encontro.

“Para mim, o encontro foi a realização de algo que eu sonhava desde que iniciei minha trajetória, em 1995: ver a materialização de uma teia coletiva da fotografia, onde prevalecem o sentido de irmandade e de divisão de saberes, responsabilidades e benefícios. Tenho certeza que esta REDE é um marco não só para os fotógrafos, mas para todos os artistas visuais que acreditam na coletividade como princípio fundamental da sociedade contemporânea.” (Patricia Gouvêa)

Foi definido como principal objetivo da REDE incentivar o intercâmbio entre as diversas iniciativas filiadas, assim como promover a discussão de políticas públicas para a fotografia no Brasil e obter representatividade junto ao poder público.

O volume inicial de propostas ultrapassa a casa de dois dígitos, motivo pelo qual a assembleia será estendida por meio da internet, para dar o ajuste fino que não foi possível realizar logo após o término dos GTs

“O encontro foi espetacular! Nenhum grupo de trabalho esgotou seus assuntos, o que é lógico e extremamente positivo, pois nos deixa alertas e ansiosos por continuarmos esse belo trabalho. As energias, tenho certeza, estão renovadas.” (Guto Muniz)

“O encontro com o ministro e a assembleia final me trouxeram uma grande emoção e a sensação de estar diante de um grande momento da história que estava sendo escrito. No meu país (Itália), seria difícil testemunhar algo similar.” (Claudia Buzzetti)

Diretoria eleita na Assembleia Geral:

Conselho Administrativo: Sérgio Burgi (RJ), João Kulcsár (SP), Patrícia Gouvea (RJ), Ricardo Junqueira (RN), Fernanda Magalhães (Londrina – PR), Alexandre Belém (PE), Fernanda Feitosa (SP), Rinaldo Morelli (DF), Eduardo Queiroga (PE).
Conselho Fiscal: Miguel Chikaoka (PA), Eugênio Savio (MG), Tiago Santana (CE).

Diretoria executiva: Iatã Cannabrava – Presidente (SP), Carlos Cavarvalho – Vice-presidente (RS), Milton Guran – Diretor de Relações Institucionais (RJ), Clicio Barroso – Diretor Administrativo (SP).

Câmaras Setoriais: Paulo Boni – Educação (Londrina – PR), Eder Chiodetto – Difusão (SP), Ripper – Ação Social (RJ), Jully Fernandes – Relações Internacionais (SP), Henrique José – Políticas Públicas (RN), Ricardo Mendes – Memória (SP), Guto Muniz – Direito Autoral (MG), Eraldo Peres – Economia da Fotografia (DF), Joanna Mazza – Gestão de Festivais (RJ).

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog