Aspectos que serão abordados no workshop
• Aspectos fundamentais da construção de uma cultura do olhar e do olhar como instrumento de construção da cultura.
• A representação imagética do mundo visível na cultura ocidental: da pintura rupestre à imagem digital.
• Diálogo entre pintura e fotografia: alguns pontos de referência.
• A fotografia como meio de representação do mundo visível: objetividade e subjetividade do ato fotográfico; objetividade e subjetividade na leitura de uma fotografia. Linguagem fotográfica e a noção de "foto eficiente".
• A representação imagética do mundo visível na cultura ocidental: da pintura rupestre à imagem digital.
• Diálogo entre pintura e fotografia: alguns pontos de referência.
• A fotografia como meio de representação do mundo visível: objetividade e subjetividade do ato fotográfico; objetividade e subjetividade na leitura de uma fotografia. Linguagem fotográfica e a noção de "foto eficiente".
Plano de aula
• Considerações sobre o olhar como instrumento do conhecimento e sobre a imagem como extensão do olhar.• Ontologia da imagem e seu papel no processo permanente de construção da cultura.• A representação do mundo visível: da pintura rupestre ao advento da fotografia. Considerações em torno da representação de si e do mundo a partir da representação plástica do mundo visível.• Aproximações entre pintura e fotografia na cultura ocidental.• Linguagem fotográfica, a fotografia enquanto bem cultural e instrumento de representação do mundo visível.• Considerações sobre o ato de fotografar. Análise dos principais elementos de produção de uma fotografia que conferem ou não eficiência a uma imagem na sua função de captar e transmitir informação.
Período e início das aulas
•Data: 13, 14 e 15 de julho
• Horário: 19h15 às 22h30 - com coffee break de 15 min.
• Local: Omicron Centro de Fotografia
• Horário: 19h15 às 22h30 - com coffee break de 15 min.
• Local: Omicron Centro de Fotografia
VAGAS LIMITADAS
O Palestrante
Milton Guran, realizador do encontro FotoRio, é uma das figuras mais importantes e inspiradoras da fotografia brasileira. Começou a fotografar na época da ditadura, quando já era jornalista profissional, e algum tempo depois se candidatou a uma bolsa de doutorado na França para estudar povos indígenas e africanos. Achou na antropologia um modo de organizar sua percepção de mundo e pesquisou cada vez mais sobre as diferentes culturas, registrando cada uma delas com muita paixão e sensibilidade.
Como disse Ana Maria Mauad em seu artigo Milton Guran - fotografia em três tempos, "das trajetórias que venho recompondo, uma delas, a do fotógrafo e antropólogo Milton Guran, é significativa para se compreender os múltiplos usos de funções da fotografia como experiência social. A sua trajetória profissional pode ser delineada em três tempos: o tempo da política, o tempo dos índios e o tempo dos Agudás, cada qual cobrindo uma forma de visualizar e conhecer diferentes dimensões da experiência social pela fotografia".
Como disse Ana Maria Mauad em seu artigo Milton Guran - fotografia em três tempos, "das trajetórias que venho recompondo, uma delas, a do fotógrafo e antropólogo Milton Guran, é significativa para se compreender os múltiplos usos de funções da fotografia como experiência social. A sua trajetória profissional pode ser delineada em três tempos: o tempo da política, o tempo dos índios e o tempo dos Agudás, cada qual cobrindo uma forma de visualizar e conhecer diferentes dimensões da experiência social pela fotografia".
INVESTIMENTO
• R$ 350,00 (em 2x)
• R$ 350,00 (em 2x)
Site Oficial: http://www.omicronestudio.com.br/curso_workshops.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário