Edições de números já lançados anteriormente.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Imagens do Povo recebe o prêmio Faz Diferença.

Durante a premiação, recebida pelos fotógrafos A.F. Rodrigues e Bira Carvalho. Foto: Ratão Diniz / Imagens do Povo


A Escola de Fotógrafos Populares do projeto Imagens do Povo, do Observatório de Favelas, ganhou o Prêmio Faz Diferença de O Globo 2007, na categoria Revista do jornal. Os leitores escolheram pelo site da publicação quem deveria levar o prêmio nas diferentes categorias. Cada uma correspondia a uma seção editorial do diário.

A premiação aconteceu ontem, 11 de março, no Copacabana Palace. Bira Carvalho e Adriano Rodrigues receberam o prêmio das mãos do editor de fotografia de O Globo Alexandre Sassaki e da editora da Revista semanal do jornal Isabel De Luca.

Além dos agradecimentos aos parceiros, que possibilitaram a formação desses fotógrafos, em especial o UNICEF, eles agradeceram aos moradores das favelas. “Os moradores que deveriam estar aqui nesse palco. Eles são os grandes merecedores desse prêmio, porque confiam na gente e permitem que a gente faça esse trabalho”, afirmou Bira.

Bira ainda se demonstrou esperanço: “foram concedidos dois prêmios para fotógrafos voltados para o registro de temas humanistas”, disse. Ratão Diniz (autor da foto dessa página), achou que a premiação foi importante para dar mais “visibilidade à Escola de fotógrafos, além de um momento de confraternização com fotógrafos de renome”. Além do coordenador do projeto Imagens do Povo João Roberto Ripper, os alunos conversaram com Evandro Teixeira (que já ministrou aulas na Escola) e Sebastião Salgado (que demonstrou interesse em visitar a Escola).

“Este prêmio nem de longe é o nosso objetivo, mas é uma forma de mostrar que as possibilidades são iguais quando existem condições iguais”, é a opinião de Davi Marcos, também formado pela primeira turma da Escola de Fotógrafos. Ele ainda disse que foi importante a inserção deles em um local onde normalmente as pessoas oriundas de espaços populares desempenham um papel de coadjuvantes. “Desta vez tivemos não só o nosso trabalho apreciado e reconhecido, mas também homenageado”, afirmou.

Duas mostras do projeto Imagens do Povo (Esporte na Favela e Olhar Cúmplice) estão expostas no Palácio do Planalto até o final de março. Em 2007 o Imagens do Povo realizou exposições solos no CCBB, na Caixa Cultural e na Canning House em Londres.

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog