Edições de números já lançados anteriormente.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lançamento do Livro "Led Zeppelin – Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra"


Biografia é um documento primoroso de uma época que já soa como muito distante
Livro mostra a trajetória dos criadores do heavy metal que surgiram das cinzas dos
Yardbirds para se tornar um dos grupos de rock de maior vendagem de todos os tempos
Jimmy Page é o pai do Led Zeppelin, talvez a maior e mais poderosa banda de rock de todos os tempos. O termo heavy metal foi usado por ele para definir o som pesado que a banda fazia. Logo se transformou num gênero musical que até hoje descabela e leva à loucura jovens de todo o mundo e de todas as idades.Led Zeppelin – Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra, lançamento da editora Larousse do Brasil, é mais que uma biografia, é um documento primoroso de uma época, que já parece tão distante, em que jovens como Keith Richards, Mick Jagger, Paul McCartney, John Lennon, Keith Moon, Jimmi Hendrix, Eric Clapton e Jimmy Page reinavam como deuses.
Tudo começou com o término do Yardbirds, banda na qual Jimmy Page haviatocado (Eric Clapton e Jeff Beck também passaram por ela). O ano era 1968 e Page planejou formar o New Yardbirds. Um amigo, o baixista John Paul Jones se interessou pelo projeto. Chamaram para os vocais, Jerry Reid, que sugeriu outro vocalista, Robert Plant, que introduziu à banda o baterista John “Bonzo” Bonham, com quem já havia tocado antes.
Foi no ano seguinte, 1969, que os criadores do heavy metal lançaramseu primeiro álbum, Led Zeppelin.
Curiosamente o insight para o nome da banda não partiu de nenhum integrante do Led, mas sim do baterista do The Who, Keith Moon. Durante a gravação do projeto “Beck’s Bolero” – versão inflamada de Jeff Beck para a guitarra do “Bolero de Ravel”, do qual partiparam John Paul Jones, Nicky Hopkins, Page e Moon, todos se viram numa nova e poderosa banda, aliás, há quem diga que aquela foi a primeira formação do Led Zeppelin. Empolgado com o fato de participar de um grupo meio Who e meio Yardbirds, Moon disse brincando que aquela formação cairia como um zepelim de chumbo. Page gostou do nome e guardou no bolso. Led Zeppelin – Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra, é o documento mais completo já lançado sobre a banda escrito pelo respeitado biógrafo e crítico musical Mick Wall.O livro está organizado em ordem cronológica, e explora os quatro membros da banda e o empresário Peter Grant's, um ex-lutador profissional que intimidava com seu tamanho aqueles que se saíssem mal em alguma negociação. Foi dele o mérito de conseguir um contrato para gravação com a Atlantic Records antes mesmo que os executivos da gravadora tivessem ouvido a banda tocar. Além disso, antes que o primeiro álbum estivesse prensado, o Led já estava excursionando pelos EUA.
Dois tipos de narrativa se alternam na biografia da banda. Uma, em itálico, conta a história da vida de cada integrante do Led; outra, em redondo, conta a biografia da banda, com informações de quem conhece rock e teve uma convivência íntima com a banda. No texto em redondo, o autor se permite ir e vir no tempo, a partir do presente, tornando ainda mais interessante a narrativa.Já no primeiro capítulo Mick Wall explicita um resumo do que era a banda: “As drogas eram seu combustível, o sexo uma forma de autoexpressão, a música, simplesmente, o mapa do tesouro”.O autor revela também, pela primeira vez, a extensão do interesse de Jimmy Page, pelo oculto e vai até os bastidores para mostrar a verdade por trás da fama.
Led Zeppelin – Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra é o resultado de anos de pesquisa e se baseia não apenas em entrevistas individuais com todos os membros do grupo – além de outras feitas por pessoas que os conheciam e trabalhavam com eles – , mas também na visão que só pode ser adquirida por alguém que passou três décadas no meio musical ao lado das maiores estrelas do rock.
Sobre o autor:Mick Wall é um dos autores, radialistas e jornalistas de música mais conhecidos da Grã-Bretanha. Ex-editor-chefe da revista Classic Rock, seu trabalho apareceu também em Mojo, Music Wek, The Mail on Sunday e em inúmeros jornais e revistas de todo o mundo. Ele também apresenta seus próprios programas na Sky TV, na Radio 1 e na Capital Radio da Grã-Bretanha e é um rosto bastante conhecido por causa do muitos documentários de música da BBC TV.
Led Zeppelin – Quando os gigantes caminhavam sobre a TerraAutor: Mick WallEditora: Larousse do BrasilPág: 550Preço: R$ 99,00Tradução: Elvira SerapicosImprensa: Iara Filardi55 11 3855-2201 / 55 11 7746-2559imprensa@larousse.com.br

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog