Edições de números já lançados anteriormente.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pássaros da Liberdade" livro de Marcelo Prates - em breve em Brasilia.

Marcelo Prates lançou o livro "Pássaros da Liberdade" na Biblioteca Pública Luiz de Bessa. O evento contou com presença de personalidades da política, cultura e importantes jornalistas, além do grande apoio dos colegas fotógrafos.Marcelo Prates explica que considera muito importante, não só para a fotografia, mas para o Brasil, a dedicação ampla e irrestrita de muitos fotógrafos ao registro da fauna nativa, o que vem gerando uma bibliografia exuberante. “É produção que quantifica e mapeia as espécies, colaborando para que não sejam extintas. Meio ambiente, a preservação da mata atlântica, do cerrado, são temas fundamentais no país”, afirma. “Meu livro é carbono zero”, completa, vaidoso, informando que o CO2 emitido pela produção do livro foi compensado com o plantio de 13 árvores. “Belo Horizonte tem muitos pássaros. Muita gente gosta que se cuide deles”, explica Marcelo Prates. Para ele, isso se deve a vários motivos, como o desmatamento no entorno da cidade, obrigando os bichos a se aproximar da cidade. Depois por ser cidade que, desde os anos 1930, tem árvores como fícus, ipês, magnólias, que oferecem frutos que passarinhos adoram. E ainda devido à poluição – “principalmente na Pampulha”, diz –, locais que acabam juntando lixo orgânico, que também serve de comida para os pássaros. “Meu livro mostra esta faceta muito bonita da cidade, que é ser novo hábitat de quem vem de fora”, brinca.Detalhe curioso: as primeiras imagens de pássaros realizadas por Marcelo Prates flagraram um bando de urubus, no início dos anos 1980. “As pessoas têm preconceito com eles, mas é um pássaro bacana”, protesta. “É ave cantada em prosa e verso”, acrescenta, lembrando que Tom Jobim tem disco chamado Urubu e que João Guimarães Rosa tem um conto sobre o bicho que voa mais alto que avião. Entre os fotógrafos que admira, Marcelo Prates cita três: Sebastião Salgado (“tem relação forte com gente, cultura e contexto social”), Henri Cartier-Bresson (“ele está presente no momento certo na hora certa”) e Araquém Alcântara (“são imagens que comovem pela beleza”). Agora e esperar a sua passagem por Brasilia, o lançamento acontecera no Mercado Municipal 509 sul. Marcelo Prates atualmente e editor do Jornal hoje Em dia, em belo Horizonte.

Fonte:http://64.233.163.132/search?q=cache:euySi772nZYJ:www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7/2009/09/28/ficha_agitos/id_sessao%3D7%26id_noticia%3D16010/ficha_agitos.shtml+mARCELO+PRATES+LAN%C3%87A+LIVRO..&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog