Resposta: Na fotografia a 43 anos. Uma Canon FTB. Comprado de um rato de praia no Rio de Janeiro em 1967 se não me falha a memória.2) Vc teve um dos maiores Studio Fotografico em Brasilia...sempre teve como sua amante o verdadeiro fotojornalismo, Como vc ver esta distribuição da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) de dar de graça fotos do dia-a-dia a empressas de comunicaçâo?... na sua opinião o que poderia ser feito?
Resposta: Se olharmos os empregos que ela mantém. E a possível valorização do fotógrafo público. Eu acho valido. A outra questão é a competição desigual com os colegas de jornais e agências que empregam muitos profissionais. Mais se fomos imaginar que as vezes o salário é baixo nas agências.É uma questão para tese de Doutorado.
Resposta: Se olharmos os empregos que ela mantém. E a possível valorização do fotógrafo público. Eu acho valido. A outra questão é a competição desigual com os colegas de jornais e agências que empregam muitos profissionais. Mais se fomos imaginar que as vezes o salário é baixo nas agências.É uma questão para tese de Doutorado.3) O Min Da Cultura Juka Ferreira prometeu 30 milhoes pra Fotografia no ultimo encontro da REDE ( Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil ) é promessa politica ou vai rolar?
Resposta: Não acredito nunca que um país que tem fotógrafos com VC sem o reconhecimento devido está promessa possa ser verdadeira.
Resposta: Não acredito nunca que um país que tem fotógrafos com VC sem o reconhecimento devido está promessa possa ser verdadeira.4) É na politica, como vai ser caso o Jose Serra ganhe as eleiçôes de 31 de Outubro de 2010.?
Resposta: Eu já tenho meu plano "B". Estou indo para o interior do Maranhão. Lá as coisas custam a chegar.
5) Como vc ver a Imprensa do Secúlo 21?
5) Como vc ver a Imprensa do Secúlo 21?Resposta: Totalmente convergente. A revolução tecnológica não se pode mensura e é irreversível. Porém o olhar seu e de tantos outros fotógrafos Brasileiros é o que vai continuar a ser a diferença. A convergência que vai para o caminho da filmarem. E a edição no final é o caminho da revolução tecnológica. O mundo carece de informações em tempo real. Vc e muitos não são cinegrafista. Mas não existe filmagem e videos sem o fotógrafo.. A arte sempre terá seu lugar. E a grande impressa vai se adequar como sempre.
Abraços.

2) O que vc acha do avanço dos Coletivos Fotográficos e do Fotoclubismo no país?
3) O Fotoclubef508.com foi convidado pela REDE para ser responsável pelo blog na Região Centro-Oeste.Qual vai ser a linha editorial do blog?
4) Quais os projetos do Fotoclube f/508 para o ano de 2011?
5) A Unesco já declarou Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade. Vc não acha que já está passando da hora de Brasília ter um grande evento no seu calendário para celebrar a Fotografia Candanga?
Passou da hora há muito tempo. Veja bem, nós e a Lente Cultural realizamos um evento super bacana que trouxe muita qualidade para nossa cidade. Creio que se todos os grupos de Brasília, junto à AFOTO, se reunissem e, em conjunto, fizessem seus próprios projetos apoiando um ao outro, seria um belo pontapé inicial desse sonho.





















Os Ladrões de Alma nasceram em 1988, portanto estamos fazendo, agora em outubro, 22 anos de caminhada.
A AFOTO é um ideal de poucos para trabalhar por muitos que não comungam destes ideais e/ou não querem contribuir para o coletivo. Não só não há novas adesões como também caminhamos para o encerramento da instiuição. Acho que a empresa estatal, como serviço poderia dar suas fotos, mas não para empresas de comuicação. Não sei bem como regulamentar isso. Por um lado presta um serviço, por outro ferra com o mercado de trabalho. Não tenho uma opinião definitiva sobre este assunto.
1-Amor próprio.
Com certeza as mídias estão se fundindo, o que trará inevitavelmente o empobrecimento na qualidade porque um generalista não é especialista em nada.

Iniciei na fotografia em 1981 e desde 1985 trabalho profissionalmente o que considero 25 anos de fotografia.
É uma boa experiência profissional, pois temos liberdade de produzir, nos mesmo nos pautamos, editamos e enviamos nossas fotos. Também temos boas oportunidades de apresentar propostas, as vezes como o Brasil é um pais continental os custos ficam caros, mas quase sempre conseguimos. No meu caso sempre que possivel apresento propostas de cobertura ligadas a cultura popular brasiliera e sempre tenho boa recepcao nessas pautas.
3) O Min Da Cultura Juka Ferreira prometeu 30 milhoes pra Fotografia no ultimo encontro da REDE ( Rede de Produtores Culturasi da Fotografia no Brasil ) é promessa politica ou vai rolar?
4) É na politica, como vai ser, caso o Jose Serra ganhe as eleiçoes de 31 de Outubro de 2010.?
5) Fale um pouco dos progetos do "Lente Cultural Coletivo" e do Mês da Fotografia que rolou na Cidade Satelite da Ceilandia?
A primeira vez que fotografei com consciência do que estava fazendo foi aos 15 anos, em Ouro Preto, com uma pequena (e ótima) Olimpus Trip da minha mãe. Ela adorou as fotos, publicou duas numa revista da qual era editora e me deu uma Pentax K-1000 de presente. Assim começou a minha "carreira", entre aspas, porque não sou fotógrafa profissional... Mas lá se vão 28 anos de carreira entre aspas!
2) Como vc ver a fotografia Fine Art Contemporânea Brasileira...e o Coletivo Ladroês de Alma, vem novidades em 2011?
3) O Min Da Cultura Juka Ferreira prometeu 30 milhoes pra Fotografia no ultimo encontro da REDE ( Rede de Produtores Culturasi da Fotografia no Brasil ) é promessa politica ou vai rolar?
4) É na politica Dilma ou Serra?
5) Como vai indo os progetos Pessoais?

