Por que eu fotografo?
Ação e reflexão nas ruas de Brasília
Neste domingo, dia 3, o Parque da Cidade terá uma atração a mais: o Foto-Grama. Trata-se de uma intervenção urbana que leva ao público uma série de fotografias sobre os mais diversos temas. Cada uma é acompanhada por um pequeno texto onde o autor responde a uma pergunta-chave: Por que eu fotografo?
O movimento Por que eu fotografo? nasceu da inquietude de alguns brasilienses interessados em discutir a fotografia enquanto linguagem, expressão artística, documento e fenômeno cultural.
Em 2008, o movimento organizou-se em torno de dois eixos: ação e reflexão, com duas exposições em galerias, uma intervenção urbana e dois debates sobre o tema-título.
A primeira intervenção chamada Foto-Grama foi realizada em agosto de 2008 no gramado da Torre de TV, das nove da manhã às seis da tarde de um domingo. Ela reuniu 44 faixas com imagens e frases dos 38 participantes, numa ação de democratização do acesso à cultura e à fotografia autoral.
As faixas são plotadas em vinil e medem 100cm x 60cm. Elas chamam a atenção de um público que normalmente não frequenta museus e galerias. Mostram uma grande diversidade de olhares, do abstrato ao documental, do ensaio pessoal ao fotojornalismo. E, principalmente, fazem circular idéias.
Em 2009, o movimento Por que eu fotografo? foi “adotado” pela Associação de Fotógrafos de Brasília – AFOTO. Fundada em 28 de março, a AFOTO tem como objetivo unir fotógrafos de várias linhas, entre profissionais e amadores, para somar forças na realização de eventos artísticos e também debater questões como direitos autorais e regulamentação da profissão.
Serviço:
Por que eu fotografo?
Evento: Foto-Grama
Data: domingo, dia 3 de maio
Horário: 9h a 17h
Local: Parque da Cidade, ao lado da Administração
Contatos:
Rinaldo Morelli – 9979-7200
Kazuo Okubo – 8115-0770
Nenhum comentário:
Postar um comentário