Edições de números já lançados anteriormente.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

J FRANÇA o fotógrafo do PROTESTO NA RAMPA faleceu semana passada




Brasília 1984 - Câmeras no chão. Todos os fotógrafos e cinegrafistasque cobriam o Palácio do Planalto fizeram este gesto de rebeldiadiante do presidente da república, quando ele descia a rampa doPalácio numa terça-feira de 1984. Um único fotógrafo com a câmera norosto, José de Maria França, do outro lado da rampa fez a foto. Elefoi o escolhido por seus colegas manifestantes para registrar estacena para a história.Final do governo Figueiredo: começo do fim do regime militar. Faltavamenos de um ano para a eleição do sucessor do general João BaptistaFigueiredo Numa audiência de Figueiredo com o “presidenciável” PauloMaluf, o presidente estava visivelmente mal humorado. Ao ver que alguns fotógrafos já se encontravam dentro do gabinete presidencial,Maluf disse a Figueiredo, “Sorria Presidente”! E o presidenterespondeu: “estou na minha casa e fico como eu quero”. Ao retornaremao comitê de imprensa, os fotógrafos que presenciaram aquela cenapassaram a informação aos repórteres de texto e aquele diálogo, nomínimo engraçado, foi para a primeira página dos principais jornais dopaís. Ao ler as manchetes na manhã seguinte o presidente irritadodisse que não houve tal diálogo e que os fotógrafos eram mentirosos.Em represália, Figueiredo proibiu o acesso de qualquer fotógrafo oucinegrafista ao seu gabinete.Por esse motivo foi realizado ato de protesto: no momento em queFigueiredo descia a rampa, todos os fotógrafos e cinegrafistascolocaram as suas câmeras no chão diante do presidente e nãofotografaram o acontecimento. O fotógrafo do Jornal do Brasil J.França, foi escolhido pelos colegas para fazer a foto do protesto edistribuir para todos os jornais. O protesto virou noticia nacional.

Brasília 2010 - Triste notícia. Na segunda feira dia 23/8 , semanapassada, J.França. faleceu aos 54 anos aqui em Brasília devido acomplicações com uma apendicite supurada, infecção generalizada eainda mais um AVC durante cirurgia. Ele trabalhou no Jornal deBrasília, Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Globo, emBrasília

França tinha 54 anos, deixou esposa (Rosinha) e tres filhos. Françatambém deixou um importante trabalho no fotojornalismo brasileiro alémde muita saudade dos colegas e amigos.
André Dusek

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog