Edições de números já lançados anteriormente.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). Com ministro da Cultura, Juca Ferreira,

Rede de Produtores Culturais da Fotografia
Representantes do setor reuniram-se com o ministro da Cultura, nesta segunda-feira, dia 7, em Brasilia
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve reunido nesta segunda-feira, 7 de dezembro, em Brasília, com representantes da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). O encontro objetivou solicitar o apoio para estabelecer canais de comunicação, criar sistemas de interlocução entre a classe fotográfica e os setores públicos e privados.
Na ocasião, foi entregue a Carta de Paraty, que formaliza a criação da RPCFB. A elaboração do documento foi resultado do 1º Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia no Brasil, realizado em setembro deste ano naquela cidade histórica do litoral fluminense, durante o evento Paraty em Foco.
Sugestões de formas de incentivo ao setor como o lançamento de editais específicos e a realização de uma pesquisa sobre as iniciativas nacionais no campo da fotografia também foram apresentadas. “Quando estiver finalizado o projeto precisamos nos reunir com o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior] para consolidar uma parceria”, disse Juca Ferreira.
Para Iatã Cannabrava, coordenador do Paraty em Foco e um dos signatários da Carta, é necessário a elaboração de políticas públicas para o setor. Ele ainda destacou que está sendo planejada uma ação para registrar o Brasil. “Precisamos criar um plano para documentar os lugares mais escondidos do país.”
Quanto às iniciativas educacionais, o ministro da Cultura ressaltou que, em sua opinião, a fotografia tem que interagir com as escolas públicas de todo o Brasil: “crianças fotografam muito bem. Em algum momento da iniciação escolar, temos que incluir a fotografia para o desenvolvimento cultural dessas pessoas”.
Texto: Marcelo Lucena)(Fotos: Rafael de Oliveira)(Comunicação Social/MinC)

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog