Edições de números já lançados anteriormente.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mano Brown: “eu não tenho discurso”

Foto:Divulgação O último encontro do segundo módulo do curso “O Poder da Cultura” discutiu o mercado e sua relação com as políticas de cultura. Nenhum dos ilustres convidados do curso, dentre eles Ronaldo Bianchi, secretário-adjunto de cultura do Estado de SP, Marco Acoo, ex-secretário de Fomento do MinC, o filósofo Marcelo Consentino e os advogados José Maurício Fittipaldi e Fabio Maciel, presidente do Instituto Pensarte, provocaram tanto alvoroço quanto a exibição seguida de debate do Roda Viva com o compositor e vocalista dos Racionais MCs, Mano Brown.

Resolvi escrever aqui sobre o programa depois de fazer uma pequena busca sobre a repercussão do programa na mídia e perceber o quanto a sua fala ainda é (propositadamente) incompreendida ou, até mesmo, menosprezadas pela grande mídia.

Em um debate memorável, Mano Brown abordou a relação centro-periferia, política, música, pirataria, família e criminalidade. Ficamos todos admirados com a coerência e a verdade por trás de cada fala do artista, mas sobretudo com o despreparo dos jornalistas para lidar com realidades diversas daquelas vividas e apresentadas pelas classes mais abastadas. Exceção que fazemos à participação da psicanalista Maria Rita Kehl, que ajudou a traduzir a complexidade da fala de Mano Brown para aquela parcela da elite plugada na TV Pública.

Alguns assuntos discutidos no programa merecem destaque. A certa altura Brown disparou: “eu não tenho discurso”. Realmente ele não constrói suas falas para controlar seus efeitos. Não está preocupado em sustentá-las em conceitos, ideologias, movimentos, instituições. Elas são frutos de sua vivência e guardam espantosa e coerência e verdade com seu mode de viver e encarar seus desafios de artista e líder social.

O rapper também nega, aliás, o rótulo de político, líder de movimento ou qualquer coisa que o institucionalize. Raramente participa de programas na grande mídia (exceção feita ao Roda Viva), não se integra aos sistemas tradicionais de mercado e convence a todos de sua real conexão com a sua comunidade e a realidade onde está inserido.

Práxis é a palavra que utilizei para definir a relação entre o pensamento do rapper e sua vida cotidiana. Algo incomum nos dias de hoje, Mano Brown age como pensa ou pensa como age.

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog