Edições de números já lançados anteriormente.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pedro David (Brasil), vencedor do Prémio União Latina-Martín Chambi de fotografia 2010

12/13/2010
Maison de l'Amérique latine (Paris, France)

O júri do Prémio União Latina-Martín Chambi de fotografia, composto por Ferrante Ferranti, Lisa Ginzburg, Anne Husson e Louis Mesplé, atribuiu o prémio a Pedro David (Brasil) pela série « Homem Pedra ».

Viagem onírica no coração do « Sertão » brasileiro, pintura de um espaço onde a natureza ainda imprime o seu ritmo no homem, a série « Homem Pedra » tem tudo de uma busca em imagens: o olhar fotográfico de Pedro David penetra na matéria bruta para abrir os horizontes do mistério, como o faria um caçador de ouro. O artista gosta de definir esse território como “um caldeirão em fogo brando”, ou também “um dispositivo cósmico” que deixa entrever as possibilidades ficcionais do médium fotográfico. Através desta experiência estética, quase alucinatória, Pedro David convida-nos a uma reflexão, conduzindo-nos aos versos do seu compatriota Manoel de Barros, que cita em epígrafe da sua obra: “Sendo que a importância de uma coisa ou de um ser não é tirada pelo tamanho ou volume do ser mas pela permanência do ser no lugar. Pela primazia. Por esse viés do primordial é possível dizer então que a pedra é mais importante que o homem”.

Além disso, o júri decidiu atribuir uma menção especial a Cristina de Middel (Espanha) pela série « Gulliver’s Grave », corajosa reportagem fotográfica sobre o drama dos Rohingyas (comunidade birmanesa refugiada no Bangladesh) que fazem escala num dos focos mais poluídos da península indiana: os estaleiros onde são demolidos os navios em Chittagong, verdadeiros cemitérios de barcos onde se acumulam inúmeros esqueletos de aço.

O Premio União Latina-Martín Chambi de fotografia consiste na atribuição de um montante de 2000 euros e na organização de uma exposição na Galeria do cinema Le Nouveau Latina.

Fonte:Cultura e Comunicação.

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?