Edições de números já lançados anteriormente.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

"AUTO DO PESADELO DE DOM BOSCO" DO MAESTRO JORGE ANTUNES. Dia 1º de maio, às 11h, em frente ao Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO.


O Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO (Brasília) apresenta a ópera de rua “AUTO DO PESADELO DE DOM BOSCO”, do maestro Jorge Antunes, no dia 1º de maio, às 11h. O espetáculo é uma homenagem ao dia do trabalhador.
A ópera é uma sátira aos últimos acontecimentos políticos que abalaram Brasília. Na história criada por Jorge Antunes, os corruptos são julgados pelo povo, com participação intensa do público, que vaia, ri e protesta no decorrer das cenas. O elenco é composto por 60 integrantes, entre atores, cantores, dançarinos e os músicos que compõem a “Orquestra Panetônica”. O libreto completo da ópera foi ilustrado pelo pernambucano Jô Oliveira, professor do Instituto de Artes da UnB, e impresso em formato de cordel.
SOBRE O ESPETÁCULO:A Ópera de Rua "AUTO DO PESADELO DE DOM BOSCO" faz o público rir, protestar, vaiar e acompanhara paródia criada pelo compositor e maestro Jorge Antunes. Trata-se de um protesto político-cultural bem-humorado, inspirado na tragicômica situação atual da política de Brasília. O público embarca na graça do textopara vaiar os personagens inspirados nos políticos da Câmara Legislativa que protagonizam a crise vivida noGDF. O maestro, motivado pelos vídeos em que deputados recebem propina, ou fatos como a compra de"bezerros de ouro" e doação de panetone, concebeu a ópera em forma de cordel e na qual os corruptos sãojulgados pelo povo.A obra constitui-se em uma atividade cultural na rua, de militância cultural em trabalho de democratizaçãoda cultura, de estetização da prática da cidadania, e de contestação, crítica e protesto contra a corrupção local nospoderes constituídos.O libreto completo está em: http://www.americasnet.com.br/antunes/opera-de-ruaA música, mistura de linguagens medievais e nordestinas, guia o julgamento entoado por um coro popularapós a defesa dos acusados. O público aproveita para vaiar os pronunciamentos dos personagens, cantados emforma de ária, e aplaudir as condenações cantadas pelo coro. Ao todo são 60 pessoas no elenco: cantores,atores, músicos e dançarinos. São solistas: Timm Martins, Karina Martins, Marcos Zelaya, Marcos Sfredo, ReulerFerreira, Yonaré Barros, Bruno Resende, Hugo Lemos, Emmanuel Moreira e Cassiano Barbosa.A orquestra, já conhecida como “Orquestra Panetônica”, é integrada pelos músicos: Rênio Quintas, SidneiMaia, Fernando Henrique, Marcus Lisbôa Antunes, Renata Tavares Linhares, Diogo Queiroz, Álvaro Henrique,Luiz Duarte, Bob Py, Felix Alonso, Carlitos e Éveri Sirac.Ainda faz parte do grupo Ópera de Rua o “Coro do Povo”, com 30 coralistas, e o grupo de danças medievais"Le Roi Danse". O libreto completo da ópera foi impresso em formato de cordel com ilustrações de Jô Oliveira.Composição e regência: Maestro Jorge Antunes.
Ana Carolina BorgesProdução: Production Espaço Cultural Contemporâneo - ECCOTel.: +55 61 3327 2027 Ramal 22

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog