Edições de números já lançados anteriormente.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

CRÔNICA DA CIDADE - SEVERINO FRANCISCO - CORREIO BRAZILIENSE 20/10/2008. sobre livro do poeta Paulo kauim




HAI KAI DE KAUIM

- CRÔNICA DA CIDADE -

- SEVERINO FRANCISCO - CORREIO BRAZILIENSE.

Desde o início da construção de Brasília, sempre foram os artistas que lançaram o olhar mais atento, agudo e amoroso para a cidade modernista. Eles nunca se preocuparam se ela tinha ou não esquinas e outras trivialidades, pois perceberam claramente que estavam diante de uma proposta inovadora. Brasília inspirou diretamente um dos principais manifestos do trio paulista de poetas formado por Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, intitulado " Plano Piloto da Poesia Concreta ".
Quando leu os manifestos o pernanbucano/taguatinguense Paulo Kauim sentiu-se em um beco sem saída, em uma encruzilhada, no desafio de produzir uma poesia que incorporasse as técnicas de vanguarda e não renegasse a experiência do nordestino impregnado de cultura popular. Como conciliar Pound e pedra, Mallarmé e maracatu, Cummings e Cartola?
Kauim passou 30 anos quebrando a cabeça, mas conseguiu abrir uma fresta para sair da encruzilhada e escavar uma voz própria na poesia, com algo de concretismo e cordel, rap e repente, ideograma e grafite, Niemeyer e João Cabral de Melo Neto, Brasília e Recife, utopia e memória, hai-kai chinês e samba, teatro Nô e alegoria de carnaval: " O Brasil é Jô e Gil / Nô e new / É Assis e Noel / É caqui com cajá / judô com dendê / É Araci com araça ".
O resultado dessas experimentações está registrado em Demorô ( Ed. Thesaurus ). Uma espécie de livro-objeto, que se apropria livrimente das inovações concretistas. É uma poesia que evoca a do curitibano Paulo Leminski, no verso rápido e no humor, mas que é muito marcado pela arquitetura, os marcos modernistas, o gosto experimental e a espacialidade de Brasília.
É uma poesia concreta recriada por um olhar tropicalista, animado pelo gosto anárquico de devoração antropofágia e mistura de multiplas linguagens no mesmo caldeirão. O grafite, a falha e o erro borrado o design asséptico da paisagem: " O Brasil é errado desse jeito / Porque começou / com a faculdade de direito ".
O eixo geográfico por onde se move a poesia de Kauim é quase sempre formado por Pernambuco / Brasil / África.Repente, samba e rap: " A ira / A usura branca / Não sabiam / Que dos podres porões / Das escravas-velas / sairia o samba / o vento / no lenço / no pescoço / no arco / na lapa ".
De maneira análoga ao que ocorreu com o Plano Piloto de Lúcio Costa, o " Plano Piloto da Poesia Concreta " também era muito racional e foi implodido pelas contradições da cultura brasileira, não se cumprindo como havia sido planejado. Um lance de dados jamais abolirá o acaso que se tornou um dos lemas preferidos dos poetas concretos. E, de fato, o acaso jogou os seu dados.
No diálogo, muitas vezes tenso, com os planos pilotos, estão emergindo poetas interessantes. Apesar de cair algumas vezes em maneirismos de vanguarda, Kauim está ensaiando uma resposta singular ao desafio colocado pela Poesia Concreta, jogando o lance de dados da poesia com muita liberdade, sem excluir nada de sua história ou da história da cultura brasileira: " A felicidade brasileira / Toda / Cabe em um pandeiro ".




- CRÔNICA DA CIDADE - SEVERINO FRANCISCO - CORREIO BRAZILIENSE 20/10/2008.

Nenhum comentário:

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog