terça-feira, 15 de abril de 2008
MANIFESTO DO CINEMA DIGITAL
MANIFESTO DO CINEMA DIGITAL
PRIMEIRA PARTE:
Não à bitola! Chega de censura! O que importa é o conteúdo!
Um filme, sendo vídeo ou película, deve ter seu espaço em cinemas e festivais, principalmente os nacionais, não importando em que suporte foi feito. O cinema é uma arte que nasceu com avanços tecnológicos, com o moderno. Negar a tecnologia e o moderno é negar o próprio cinema. E o cinema é uma arte que surgiu como meio de comunicação de massa também. É uma arte com intuito de atingir um público. E o importante para este público é o resultado estético, o conteúdo, a mensagem da obra, não interessando se foi rodado em película ou alta definição, portanto que tenha qualidade visual, sonora e artística. Usam um certo “saudosismo” à película para justificar sua produção como única possível, que é demasiadamente cara, para retê-la nas mãos de poucos que a controlam. A realidade brasileira não permite aos realizadores gastar o que não tem, simplesmente para ter um filme “finalizado” em película. A nossa expressão é de:
LIBERDADE NA PRODUÇÃO!
E este grito não é de radicalismo. Defendemos apenas que o que foi feito em digital pode ser exibido em digital. Transfers e digitalizações da película devem ser opções dos produtores e realizadores em busca de mais salas. Não pode ser uma regra pré-estabelecida com argumentos de padrão de qualidade. Um filme rodado em digital perde ao virar película, assim como um filme em película perde na digitalização, além de ter outro problema: o custeio destes processos, que muitas vezes, inclusive, não ocorrem no país. Propomos, então, que estas conversões só sejam necessárias para filmes com grande entrada nos cinemas, já que hoje existe espaço suficiente em salas digitais para filmes digitais e salas tradicionais para os filmes de película, que representam, ainda, o maior volume de produções no mercado.
Não podemos cair nas falácias sobre o digital perante a película. As câmeras de hoje alcançam o mesmo preto das câmeras de 35mm. É possível ter textura de imagem, movimento e grãos de sua antecessora analógica. Ou não! O critério é do cineasta. É sua liberdade com o poder das novas mídias. O material humano vale mais do que o dinheiro que carrega no bolso. Grandes técnicos e artistas vão depender apenas de seus talentos e dedicação no trabalho com a certeza que irão assistir ao produto tal como idealizaram sem precisar penhorar suas vidas para isso. E quem tiver condições, e ou patrocinadores, que realizem em película, portanto que isto não custe a inviabilização de inúmeras produções, que seriam possíveis com o digital. Já existem cem salas digitais no país. O digital não é uma especulação, um projeto qualquer, é a REALIDADE!!!! O cinema não vai mais depender do poder capital, mas sim do poder artístico. E não estamos sozinhos aqui, isolados no mundo. Vários cineastas renomados já trabalham e se aproveitam das vantagens do suporte digital. Michael Mann, Robert Zemeckis, Robert Rodriguez, entre outros. Francis Ford Coppolla defende a produção digital como a produção do futuro, onde o filme está nas mãos do diretor, de seus realizadores, e não na mão dos grandes estúdios. E com os novos recursos que a produção digital traz, o cinema pode se renovar, viajar em novas possibilidades, alcançar uma liberdade jamais antes vista. O cinema, sendo película ou digital, não deixa de ser cinema! O que importa é a produção acessível e de qualidade sobre total controle de seus criadores e que possa chegar ao público pelas salas de cinema sem temer a perspectiva de prejuízo.
Thiago Moysés
Byron O’Neill
Érico Cazarré
Santiago Dellape
Jimi Figueiredo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Visitas
a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">
Free Counter
Free Counter
Quem sou eu
- Ivaldo Cavalcante
- Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?
Arquivo do blog
-
▼
2008
(516)
-
▼
abril
(49)
- O Projeto FOTO EM PAUTA idealizado pelo fotojornal...
- Inscriçôes abertas para o 4º Concurso Tim Lopes de...
- fotójornalista João Roberto Ripper forma a 2ª Turm...
- Kim-Ir-Sen, recebera a comenda “Medalha de Mérito ...
- Lançamento do livro "Grosseria Refinada" de Evandr...
- Workshop de Retrato com Jorge Bispo - 2ª edição em...
- Entrega do prêmio de fotografia “Brasília Céu Aberto”
- "68 destinos - passeata dos 100 mil" livro de Evan...
- A exposição Controvérsias fica em cartaz no Musée ...
- Mutantes lançam música inédita no iG; faça o downl...
- CONVITE- LIVRO CORRETORES DE JK -FOTOS DE ROBERTO ...
- Workshop com Marcelo Feijó - inscrições já estão a...
- Dj´s, Bode Velho,Roneba e Super Mario Bros no Land...
- III PINHOLE NO PLANALTO, Dias 25,26,27 de Abril de...
- Show de Paula Nunes, dia 29 de abril na Sala Marti...
- Livro de fotografia "Brasilia 25 anos de Fotojorna...
- Uma piadinha pra relaxar, do "Coala e a lagartixa"
- Exibição do DVD Festival de Brasília: 40 anos em 1...
- Prêmios Culturais 2008 - SESC/DF -Poesia,Contos,Pi...
- Fotografia, Cachaça & Política , e o nome do blogs...
- O FUNDADOR do HIP HOP, AFRIKA BAMBAATAA - Da Bomba...
- MANIFESTO DO CINEMA DIGITAL
- Festimage – Festival Internacional da Imagem - Ins...
- Irregularidade na Casa de Passagem Meninas, em Tag...
- Curso Análise de Filme IV, na ECCO dia 26 de abril...
- Resultados do Concurso de fotografia "Brasilia Ceú...
- LUIS HUMBERTO - A LUZ E A FÚRIA Por Nahima Maciel....
- CHOLOS A LA NEZA O tra identidad de la migracion d...
- Fotografias de Julio Pantoja no Centro Cultural Eu...
- Lançamento do livro MIRAR HACIA ARRIBA De Lizeth A...
- 8^ MOSTRA TAGUATINGA - FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO
- Fernanda Lima posa nua para revista Rolling Stone.
- Dengue - Informações Importantes!!!!
- Photo Magazine de Abril/Maio, já nas bancas, com e...
- Paquistanês Andrees Latif conquista prêmio Pulitze...
- livro "Paisagem submersa", dos fotógrafos mineiros...
- FORO IBEROAMERICANO DE FOTOGRAFIA, CONVIDA PARA O ...
- Vamos salvar o site do câncer de mama? Nossa parti...
- Show com as bandas Nonato Dente de Ouro,Quebraquei...
- O fotojornalista Lula Marques, A agencia Reuters, ...
- Shine a Light, filme de Martin Scorsese sobre a ba...
- Convite/Lançamento de A LUZ E A FÚRIA - De Nahima ...
- Plug-ins para Photoshop, Tratamento de Imagens.
- Naomi Campbell posa de calcinha branca no ensaio d...
- ABC Trust realiza Jungle Cineclub Film Series, com...
- (Autoria desconhecida) ...Um minuto de reflexão.
- Terça-Feira 15/04/2008 19:30 Lançamento de Livro –...
- Deputada Erika kokay denuncia a falta de tubos de ...
- Juventude quer passe livre, passe livre integral, ...
-
▼
abril
(49)
Um comentário:
Acho mais do que coerente a reinvindicação dos cineastas. Abrir espaço para o cinema digital é dar vez a jovens criadores do cinema brasileiro.
O próximo passo é encaminhar ao coordenador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fernando Adolfo, uma atitude frente à demanda!
Postar um comentário