quarta-feira, 30 de abril de 2008
O Projeto FOTO EM PAUTA idealizado pelo fotojornalista Eugênio Sávio, traz EDU SIMÕES.
FOTO EM PAUTA DIA 7 DE MAIO COM EDU SIMÕES.
Na próxima quarta-feira, dia 7 de Maio, iniciaremos nossa temporada de encontros de 2008 em novo endereço: o Oi Futuro, na Avenida Afonso Pena, 4001.
Nosso primeiro convidado vem de São Paulo: Edu Simões, fotojornalista. Edu iniciou sua carreira em 1976. Três anos mais tarde, torna-se um dos membros fundadores da agência F4, na qual permanece até 1982, quando passa a integrar a equipe da revista IstoÉ até 1988, exercendo a função de editor assistente de fotografia. Entre 1988 e 1992, é editor de fotografia da revista Goodyear, passando a atuar como autônomo depois deste período, até que, em 1997, torna-se editor de fotografia das revistas Bravo e República. A partir de 1996, encontra nos Cadernos de Literatura Brasileira, do Instituto Moreira Salles, o veículo ideal para a afirmação de seu trabalho produzindo uma série de ensaios fotográficos de grande sensibilidade sobre a obra de grandes escritores como João Cabral de Melo Neto, Raduan Nassar, Jorge Amado, e Rachel de Queiroz. É contemplado com o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos em 1980, o Prêmio Aberje de Fotografia, em 1989, e o Prêmio Abril de Ensaio Fotográfico em 1995.
Fotos e informações sobre os nossos convidados estão disponíveis no nosso site:
www.fotoempauta.com.br
SERVIÇO:
FOTO EM PAUTA COM EDU SIMÕES
DATA: 7 DE MAIO, QUARTA-FEIRA, 19 HORAS
LOCAL: OI FUTURO
ENDEREÇO: AV. AFONSO PENA, 4001
ENTRADA GRATUITA COM LUGARES LIMITADOS!
Inscriçôes abertas para o 4º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística.
Inscriçôes abertas para o 4º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística
Tema: "As Políticas Públicas de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes"
4º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística
Tema: "As Políticas Públicas de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes"
O Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a mobilização social em torno de dois graves problemas que afetam milhares de crianças e adolescentes do país: o abuso e a exploração sexual. A premiação chega à sua quarta edição estimulando a imprensa a contribuir para ampliar e qualificar a cobertura sobre esse tipo de violência, dando ênfase à discussão das políticas públicas para a prevenção e o atendimento dos meninos e meninas vítimas desta grave violação de direitos.
Ao contrário da maior parte dos concursos jornalísticos, o Tim Lopes não premia matérias já prontas, mas sim apóia a realização de pautas originais e inovadoras sobre o tema. Para concorrer, os projetos de reportagem devem ter como foco questões relevantes para o esclarecimento de aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do abuso ou da exploração sexual comercial de meninos e meninas. De preferência, desenvolvendo uma ótica de promoção e defesa de direitos e avaliando a eficácia das políticas públicas em nível local e federal, bem como a dotação orçamentária para que tais políticas sejam realizadas.
Serão premiadas propostas nas categorias Mídia Impressa, Rádio, Televisão e Mídia Online e Alternativa. Jornalistas que trabalham em qualquer um desses tipos de meios também podem se inscrever na categoria Temática Especial, que este ano premiará o melhor projeto de reportagem sobre o tema "Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual". O profissional ou a equipe vencedora de cada área receberá bolsas de incentivo à investigação, além de um prêmio em dinheiro para o jornalista responsável.
O Concurso Tim Lopes, entretanto, não oferece apenas suporte financeiro. A ANDI e a Childhood Brasil - Instituto WCF proporcionam o apoio de consultores contratados para orientar os profissionais durante toda a produção e a redação das reportagens. Nesta quarta edição, será realizada também uma oficina para representantes de cada equipe vencedora, logo após o anúncio dos ganhadores. O objetivo é apresentar alguns conceitos, termos e fontes fundamentais a respeito do tema, bem como orientações que garantam a segurança dos profissionais e das crianças ao longo da realização das matérias.
Regulamento:http://www.andi.org.br/mini_sites/tim_lopes/quarta_edicao/?a=20950
Formulário de Inscrição:http://adm.informacao.andi.org.br/tim_lopes/tim_lopes.php
fonte:http://www.andi.org.br
fotójornalista João Roberto Ripper forma a 2ª Turma da Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas.
Escola de Fotógrafos
No dia 11 de abril a Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas formou 25 novos jovens fotógrafos, em sua segunda turma. A cerimônia, realizada na sede do Observatório de Favelas, na Maré, contou com uma exibição dos trabalhos dos alunos formados em um telão, além de uma exposição fotográfica com uma foto de cada formando, que ficou exposta durante a festa.
A Escola é reconhecida pela Universidade Federal Fluminense, que, através da Pró-Reitoria de Extensão, concede os diplomas. Criada em 2004 pelo fotógrafo João Roberto Ripper, na favela da Maré, a Escola de Fotógrafos Populares é um dos projetos da Agência de Fotografia Imagens do Povo. Em 2006, ela ampliou seus horizontes graças ao apoio do Unicef, que permitiu a aquisição de câmeras digitais, filmes e computadores equipados para o tratamento de imagem. O curso teve sua carga horária ampliada para 540 horas e hoje conta com o apoio da Unesco, por meio do programa Criança Esperança.
O objetivo que norteia este projeto vai além de iniciar jovens no ofício da fotografia e articular seu ingresso no mercado de trabalho. A Escola busca formar documentaristas fotográficos capazes de desenvolver um registro dos espaços populares, resgatando a história de suas comunidades e estimulando a afirmação de uma identidade “positiva” dos moradores desses espaços. O resultado deste trabalho pode ser visto nas exposições que os fotógrafos da Agência, alunos da primeira turma, realizaram durante o ano de 2007: Olhar Cúmplice, na Caixa Cultural; Esporte nas Favelas, no CCBB; e “Belonging”, na Canning House em Londres. Também em 2007 os fotógrafos receberam o Prêmio Faz Diferença, de O Globo
mais informações no site: www.observatoriodefavelas.org.br
terça-feira, 29 de abril de 2008
Kim-Ir-Sen, recebera a comenda “Medalha de Mérito Cultural”, do Conselho Estadual de Cultura.
Goiânia, 29 de abril de 2008
Caros amigos e parentes,
No dia 05 de maio, próxima segunda feira, irei receber a comenda “Medalha de Mérito Cultural”, do Conselho Estadual de Cultura. Será no Teatro Goiânia, às 20 horas. Ficarei feliz com a presença de todos vocês.
Um grande abraço,
Kim-Ir-Sen Pires Leal
domingo, 27 de abril de 2008
Lançamento do livro "Grosseria Refinada" de Evandro Esfolando no Teatro Garagem SESC 913 Sul com shows das bandas Galinha Preta e Quebraqueixo.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Workshop de Retrato com Jorge Bispo - 2ª edição em Brasília no estúdio Kazuo Okubo.
Workshop de retrato com a Experiência do super-fera de stúdio Jorge Bispo.
A concepção do retrato
O uso de referências de grandes retratistas (fotógrafos ou pintores) para a concepção da foto; como convencer os retratados sobre a sua idéia; limite de criação para não descaracterizar o personagem.
A aproximação
Como se relacionar no primeiro momento com o retratado.
Um trabalho com agilidade
Celebridades, por exemplo, reservam pouco tempo para retratos. Como fazer com agilidade e qualidade uma boa foto sem deixar que o tempo curto prejudique o resultado final.
A luz ideal
Como trabalhar a luz. As possibilidades e os tipos de luz. Qual a melhor escolha para a concepção de cada retrato.
Projeção de retratos de Jorge Bispo.
Programação
Sábado Manhã: projeção de retratos de Jorge Bispo, apresentação do tema RETRATO e do equipamento fotográfico e de iluminação.
Tarde: sessão de fotos com modelos em estúdio e em externa.
Domingo Manhã: sessão de fotos com modelos em estúdio e em externa.
Tarde: projeção das fotos realizadas pelos alunos, discussão dos resultados, sugestões para cada um desenvolver a sua linguagem.
Requisitos do aluno
Noção intermediária ou avançada de fotografia e câmera 35mm ou 120mm, analógica ou digital. Sem limite de idade.
Investimento R$ 360,00 Primeira pracela até dia 9 de maio, segunda parcela no início do curso. Inscrições Pelo email workshop@jorgebispo.com ou pelo telefone 61 9115 7872.
Data e local Sábado 17 e domingo 18 de maio de 2008, no estúdio Kazuo Okubo.
ASBAC - SCES trecho 02conjunto 31
Horários Sábado: das 9h às 17h, com pausa para almoço.
Domingo: das 10h às 18h, com pausa para almoço.
Entrega do prêmio de fotografia “Brasília Céu Aberto”
"Aconteceu no dia 21 de abril, durante festa de aniversário da capital federal a exposição das 80 fotos selecionadas no prêmio de fotografia “Brasília Céu Aberto”.
O público ficou encantado com a exposição do prêmio que teve patrocínio da Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S.A), Banco de Brasília (BRB), e da Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatur).
Os vinte e quatro premiados subiram ao palco principal da festa, às 14h, para receber o total de R$ 100 mil reais em prêmio. O presidente do BRB, Francisco Flávio Sales; a presidente do Sindicato dos Fotógrafos e Cinegrafistas do Distrito Federal (Sinfoc - DF), Ana Alice de Souza; e Andréa Cabrera, representando a OITO Agência de Projetos tiveram a honra de distribuir os cheques.
Quem não pôde ir à Esplanada dos Ministérios, terá a chance de visitar a exposição no shopping CasaPark, onde as fotos permanecerão expostas até o dia 29 de abril, podendo haver prorrogação. A mostra está no segundo piso, próximo à Livraria Cultura."
Um pouquinho de massagem no "ego" não faz mal a nimquem, ficou faltando a foto da rapaziada que tirou o terceiro lugar logo mais estará no blogs. Os cliks sâo de Jorge Diehl.
"68 destinos - passeata dos 100 mil" livro de Evandro Teixeira, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre.
Evandro Teixeira lança em Porto Alegre seu livro "68 destinos - passeata dos 100 mil"
e projeta suas fotos na Sala P.F.Gastall, na Usina do Gasômetro.
Um ícone da fotografia brasileira, Evandro Teixeira completa 50 anos de profissão este ano. Em 1958, ingressou no jornal carioca Diário da Noite, dando início à sua bem sucedida carreira no fotojornalismo. Sua obra é amplamente respeitada, e chegou a merecer um conhecido poema assinado por Carlos Drummond de Andrade, bem como o documentário de longa-metragem Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade (2004), que acompanha sua trajetória desde a infância e adolescência na humilde cidade de Irajuba, no interior da Bahia, até a consagração como maior nome do fotojornalismo brasileiro.
Entre os vários livros que publicou, estão títulos como Fotojornalismo, Canudos - 100 Anos e O Livro das Águas, no qual documentou o impacto do programa de irrigação na vida dos sertanejos do Rio Grande do Norte.
A exposição Controvérsias fica em cartaz no Musée de l’Elysée, em Lausanne, até o dia 1º de junho.
Uma galeria em Lausanne, na Suíça, reuniu 80 das fotografias mais polêmicas de todos os tempos na mostra Controvérsias – Uma História Ética e Jurídica da Fotografia.
A mostra traz imagens de meados do século 19 até os dias atuais e foram selecionadas pelo caráter polêmico, seja pelo conteúdo ou pelas questões legais levantadas pelas fotografias.
Uma das imagens mais antigas da exposição, por exemplo, é o retrato do escritor inglês Oscar Wilde feito em 1882 por Napoleon Sarony. A imagem foi reproduzida em um anúncio publicitário de 1884 sem a autorização de Sarony, que processou a empresa Burrow-Giles. O caso, analisado pela Suprema Corte dos EUA, foi pioneiro na legislação sobre direitos autorais no país. Ainda com a temática religiosa, a mostra Controvérsia traz a fotografia Piss Christ, de Andrés Serrano, que mostra um crucifixo imerso em um copo com a urina do artista.
O co-curador da mostra Daniel Girardin explica que intenção da exposição é mostrar como a sociedade se relaciona com as imagens em um dado momento histórico.
"A mostra é uma tentativa de demonstrar como estas representações foram percebidas, as interpretações que foram dadas e, finalmente, compreender como estas questões estão associadas com a imagem fotográfica", disse. fonte:http://www.bbc.co.uk/
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Mutantes lançam música inédita no iG; faça o download gratuito à meia-noite
Os Mutantes encerram hoje um jejum de 34 anos com o lançamento de "Mutantes Depois", primeira música inédita do grupo desde o álbum Tudo Foi Feito Pelo Sol. A faixa estará disponível para download no iG, de graça, a partir da meia-noite desta sexta-feira (25).
A banda, um dos nomes mais importantes do rock brasileiro e cultuada internacionalmente, faz na noite de hoje um show para convidados no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo liderado por Sérgio Dias vai tocar a música nova e mais alguns clássicos, numa apresentação de pouco mais de meia hora.
De acordo com Sérgio, a música "é sobre vocês, o nosso público, os reais mutantes de cuja energia somos feitos como uma pessoa só". A faixa tem participação especial do cantor americano Devendra Banhart, atual namorado da atriz Natalie Portman e fã assumido da banda.
Quem não conseguir o convite, poderá ouvir "Mutantes Depois" a partir desta sexta-feira aqui no iG Música, além de baixar o MP3 gratuitamente. Outra oportunidade de ver a banda ao vivo é a Virada Cultural, que acontece neste final de semana (26 e 27) em São Paulo.
fonte:Redação iG Música
CONVITE- LIVRO CORRETORES DE JK -FOTOS DE ROBERTO CASTELO - DIA 29 DE ABRIL - NO HOTEL NACIONAL - APARTIR DA 19 HORAS.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Workshop com Marcelo Feijó - inscrições já estão abertas!
Esse workshop foi desenvolvido a partir de uma experiência com o ensino de fotografia na Imagem-Ação ao longo de anos. Sempre entendemos que as técnicas de desenvolvimento artístico e expressivo se compõem de três grandes universos – o aspecto objetivo (a técnica), o aspecto subjetivo (a visão pessoal) e a interação entre os dois –, ora a técnica possibilitando o desenvolvimento da linguagem, ora a linguagem buscando e transformando o uso dessa técnica.
Cláudio Feijó é pedagogo, psicólogo e fotógrafo; diretor e professor da Escola de Fotografia Imagem-Ação desde 1972; tem vasta experiência na área de ensino (como professor, diretor, orientador educacional e colaborador); foi consultor técnico da Polaroid do Brasil de 1989 à 1999; tem trabalhos fotográficos na Polaroid World Collection , na Coleção Masp-Pirelli, na Fototeca Cubana, além de em diversas coleções particulares; ainda na área de fotografia, foi premiado pelo Banco Real/ Fundação Roberto Marinho e com a Bolsa Marc Ferrez/Funarte; tem coordenado a Oficina Descondicionamento do Olhar desde 1986, por todo o país, nas mais diversas áreas de atuação( corporativa, educacional e de criação); Cursos de Aperfeiçoamento - Psicologia Social nas Organizações - no Instituto Sedes Sapientiae e de Abordagem Gestáltica em Trabalhos Grupais - no Instituto Gestalt de São Paulo.
As inscrições já estão abertas!
Para inscrições e mais informações mande uma mensagem para info@fotoforma.com.br
ou ligue 11-5575-2917, das 14 às 17:30 horas e fale com Adriana.
Data: dias 17 e 18 de maio, sábado e domingo
Horário: das 9h as 18h nos dois dias.
Preço: R$300,00 ( divididos em 3 vezes)
Local: Fotoforma( Vila Mariana, São Paulo)
terça-feira, 22 de abril de 2008
Livro de fotografia "Brasilia 25 anos de Fotojornalismo" Autor Ivaldo Cavalcante - na Livraria Cultura.
Este livro faz parte de 70% de minha ESTRADA feitas de fotografia.junto com outro livro "Taguatinga Duas Decádas de Cultura" enfim, nos meus calculos ainda faltam mais ou menos 30% pra percorrer nesta estrada que escolhi pra trilhar. pra quem gosta de ver imagens e um livro bem recheado. Uma das coisas que gosto muito de fotografar e Politicos e Putas esta mistura e um tempero a mais nas images.
Tem texto de Jose Zunka,TT Catalão,Fausto Salim,Jimmy Page e Jimena Page e uma das orelhas do livro quem assina ea jornalista Denise Camarano.
Pra adquirir o livro e so clikar em busca avançada, e digitar o nome do autor. o site e http://www.livrariacultura.com.br
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Uma piadinha pra relaxar, do "Coala e a lagartixa"
Um coala estava sentado numa seringueira, curtindo um baseado....... Uma lagartixa passava
e, olhando para cima, disse: 'E aêêê Coala...tudo beleza? O que você está fazendo?' O coala
disse: 'Queimando um . Suba aqui' A lagartixa subiu na seringueira e sentou-se ao lado do
coala, curtindo alguns baseados. Após algum tempo, a lagartixa disse: Pô cara,minha boca tá
seca,vou tomar água no rio.... A lagartixa meio desorientada, se inclinou muito e caiu no rio.
Um jacaré a viu cair e nadou até ela, ajudando-a a subir na margem. Depois ele perguntou:
Qual é a sua, lagartixa? O que aconteceu? Quer morrer? A lagartixa explicou que ela estava
curtindo um baseado com o coala numa seringueira, ficou zuadinha e caiu no rio enquanto
tomava água. O jacaré, querendo verificar esta estória, entrou na floresta e, encontrou o
coala sentado num galho, chapadão. O jacaré olhou para cima e disse: 'Ei! Você aí em cima!'
O coala olhou para baixo e disse: 'PUTAQUIPARIU, lagartixa, tu bebeu água pra caralho, véi!!"
e, olhando para cima, disse: 'E aêêê Coala...tudo beleza? O que você está fazendo?' O coala
disse: 'Queimando um . Suba aqui' A lagartixa subiu na seringueira e sentou-se ao lado do
coala, curtindo alguns baseados. Após algum tempo, a lagartixa disse: Pô cara,minha boca tá
seca,vou tomar água no rio.... A lagartixa meio desorientada, se inclinou muito e caiu no rio.
Um jacaré a viu cair e nadou até ela, ajudando-a a subir na margem. Depois ele perguntou:
Qual é a sua, lagartixa? O que aconteceu? Quer morrer? A lagartixa explicou que ela estava
curtindo um baseado com o coala numa seringueira, ficou zuadinha e caiu no rio enquanto
tomava água. O jacaré, querendo verificar esta estória, entrou na floresta e, encontrou o
coala sentado num galho, chapadão. O jacaré olhou para cima e disse: 'Ei! Você aí em cima!'
O coala olhou para baixo e disse: 'PUTAQUIPARIU, lagartixa, tu bebeu água pra caralho, véi!!"
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Exibição do DVD Festival de Brasília: 40 anos em 10 curtas.
Mostra de curtas brasilienses – Realização: ABCV (Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo)
A produção cinematográfica brasiliense é uma das mais ativas do país, colocando no circuito cerca de 18 filmes por ano, entre curtas e longas. Mesmo sem contar com um edital de incentivo, estes filmes vêm sendo premiados em dezenas de festivais nacionais e internacionais.
Pensando nisto, a ABCV - Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo - que este ano comemora 30 anos de existência, montou uma pequena mostra de curtas brasilienses em 35mm. São cinco filmes representativos da produção local que serão exibidos nesta primeira edição do MOVIOLA.
A idéia é tornar o evento mensal e fomentar a difusão do curta-metragem no Distrito Federal, ao lado de outras iniciativas como a Mostra Taguatinga e o Cine Gate´s.
Mostra dos Curtas:
Rap, O Canto da Ceilândia (Adirley Queiroz)
DOCUMENTÁRIO, 15 min , 2005
Superfície (Jimi Figueiredo)
ANIMAÇÃO FOTOGRÁFICA, 6 min, 2004
Enciclopédia do inusitado e do irracional (Cibele Amaral)
FICÇÃO , 17 min, 2007
Tepê (José Eduardo Belmonte)
FICÇÃO , 18min, 1999
Oficina Perdiz (Marcelo Diaz)
DOCUMENTÁRIO, 19 min , 2006
E mais Sérgio Moriconi,Marta Crioula e Daniel B.
Dia: 18 de abril (sexta)
Hora: 20h00
Local: Cine Brasília e tudo isto e gratis!!!!
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Prêmios Culturais 2008 - SESC/DF -Poesia,Contos,Pintura em Tela,Música e Fotografia.
SESC/DF promove lançamento dos Prêmios Culturais, edição 2008
O Serviço Social do Comércio do Distrito Federal – SESC/DF promove, no dia 12 de março, às 9h, no Hall de Exposições do Espaço Cultural Ary Barroso - SESC Estação 504 Sul, a cerimônia que marca o lançamento e a abertura das inscrições para os Prêmios Culturais que a Instituição vai realizar em 2008.
Realizados anualmente, os prêmios constituem-se em excelentes oportunidades para que escritores, músicos, pintores e fotógrafos do Distrito Federal possam publicar, gravar e dar visibilidade aos seus talentos. Os trabalhos vencedores irão integrar coletâneas, publicações e exposições que o SESC/DF irá produzir no decorrer de 2008. Além disso, os artistas melhores classificados vão receber premiações em dinheiro que totalizam R$ 39.500,00 (trinta e nove mil e quinhentos reais).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em todas as Unidades do SESC/DF. Confira abaixo os prêmios que serão realizados e o período de inscrição dos mesmos. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos de idade, residentes no território nacional, com exceção do Prêmio SESC de Pintura em Tela, que é aberto apenas a participantes residentes no Distrito Federal.
Os regulamentos - contendo todas as orientações sobre os prêmios - e a ficha de inscrição podem ser retirados nas Unidades do SESC/DF ou no site www.sescdf.com.br. Mais informações no telefone 0800 617617.
PRÊMIOS
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
Prêmio SESC de Poesia Carlos Drummond de Andrade
12/03/2008 a 31/05/2008
Prêmio SESC de Contos Machado de Assis
12/03/2008 a 31/05/2008
Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato
12/03/2008 a 31/05/2008
Prêmio SESC de Fotografia Marc Ferrez
12/03/2008 a 13/06/2008
Prêmio SESC de Pintura em Tela Cândido Portinari
12/03/2008 a 13/06/2008
Prêmio SESC de Música Tom Jobim
12/03/2008 a 13/06/2008
Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do SESC/DF
Camila Castro / Leonardo Saraiva / Fabiana Barbosa
Tel.: 3218-9168 / 3218-9165
terça-feira, 15 de abril de 2008
Fotografia, Cachaça & Política , e o nome do blogs do Jesus Carlos do Imagemlatina na veia!!!
O FUNDADOR do HIP HOP, AFRIKA BAMBAATAA - Da Bomba na U.N.B.
Um dos fundadores do Hip Hop e do Funk, Bambaataa fez sua 1ª parada no RJ, dia 11 de abril, seguindo viagem passando por BH, Brasília, Campinas, Curitiba, Vitória e Florianópolis.
Esse sabado dia 19.abril é a vez de Brasilia no Centro Comunitario da UnB
Palco Principal + 2 Ambientes
** Palco Principal **
AFRIKA BAMBAATAA
B-Boys da Zulu Nation
DJ Dog Daia & Dj Ocimar
DJ Markinhos - S.D.Club
DJs JAMAIKA vs DJ NINO MIX
** Pista MOVE **
DJ A
DJ Chokolaty
Batidão Sonoro
** Pista CRIOLINA **
DJ Barata
DJ Pezão
DJ Chico Aquino
Dj Daniel Black
Africa Bambaataa (USA) - Sábado 19/04 - Tenda da UnB
O fundador do hip hop. Vários ambientes.
Informações e ingressos: 32428348/8423-8096/8425-4043
MANIFESTO DO CINEMA DIGITAL
MANIFESTO DO CINEMA DIGITAL
PRIMEIRA PARTE:
Não à bitola! Chega de censura! O que importa é o conteúdo!
Um filme, sendo vídeo ou película, deve ter seu espaço em cinemas e festivais, principalmente os nacionais, não importando em que suporte foi feito. O cinema é uma arte que nasceu com avanços tecnológicos, com o moderno. Negar a tecnologia e o moderno é negar o próprio cinema. E o cinema é uma arte que surgiu como meio de comunicação de massa também. É uma arte com intuito de atingir um público. E o importante para este público é o resultado estético, o conteúdo, a mensagem da obra, não interessando se foi rodado em película ou alta definição, portanto que tenha qualidade visual, sonora e artística. Usam um certo “saudosismo” à película para justificar sua produção como única possível, que é demasiadamente cara, para retê-la nas mãos de poucos que a controlam. A realidade brasileira não permite aos realizadores gastar o que não tem, simplesmente para ter um filme “finalizado” em película. A nossa expressão é de:
LIBERDADE NA PRODUÇÃO!
E este grito não é de radicalismo. Defendemos apenas que o que foi feito em digital pode ser exibido em digital. Transfers e digitalizações da película devem ser opções dos produtores e realizadores em busca de mais salas. Não pode ser uma regra pré-estabelecida com argumentos de padrão de qualidade. Um filme rodado em digital perde ao virar película, assim como um filme em película perde na digitalização, além de ter outro problema: o custeio destes processos, que muitas vezes, inclusive, não ocorrem no país. Propomos, então, que estas conversões só sejam necessárias para filmes com grande entrada nos cinemas, já que hoje existe espaço suficiente em salas digitais para filmes digitais e salas tradicionais para os filmes de película, que representam, ainda, o maior volume de produções no mercado.
Não podemos cair nas falácias sobre o digital perante a película. As câmeras de hoje alcançam o mesmo preto das câmeras de 35mm. É possível ter textura de imagem, movimento e grãos de sua antecessora analógica. Ou não! O critério é do cineasta. É sua liberdade com o poder das novas mídias. O material humano vale mais do que o dinheiro que carrega no bolso. Grandes técnicos e artistas vão depender apenas de seus talentos e dedicação no trabalho com a certeza que irão assistir ao produto tal como idealizaram sem precisar penhorar suas vidas para isso. E quem tiver condições, e ou patrocinadores, que realizem em película, portanto que isto não custe a inviabilização de inúmeras produções, que seriam possíveis com o digital. Já existem cem salas digitais no país. O digital não é uma especulação, um projeto qualquer, é a REALIDADE!!!! O cinema não vai mais depender do poder capital, mas sim do poder artístico. E não estamos sozinhos aqui, isolados no mundo. Vários cineastas renomados já trabalham e se aproveitam das vantagens do suporte digital. Michael Mann, Robert Zemeckis, Robert Rodriguez, entre outros. Francis Ford Coppolla defende a produção digital como a produção do futuro, onde o filme está nas mãos do diretor, de seus realizadores, e não na mão dos grandes estúdios. E com os novos recursos que a produção digital traz, o cinema pode se renovar, viajar em novas possibilidades, alcançar uma liberdade jamais antes vista. O cinema, sendo película ou digital, não deixa de ser cinema! O que importa é a produção acessível e de qualidade sobre total controle de seus criadores e que possa chegar ao público pelas salas de cinema sem temer a perspectiva de prejuízo.
Thiago Moysés
Byron O’Neill
Érico Cazarré
Santiago Dellape
Jimi Figueiredo
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Festimage – Festival Internacional da Imagem - Inscriçôes abertas.
edição de 2008 do Festimage – Festival Internacional da Imagem – vai iniciar-se no próximo dia 14 de Abril, data a partir da qual os concorrentes poderão enviar os seus trabalhos para concurso, que estará aberto até ao dia 20 de Maio.
Este ano o certame contempla dois concursos – o Prémio Oficial e o Prémio do Público. O primeiro, que distribuirá 9.750,00 euros pelos primeiros cinco premiados, será votado por um júri internacional. O segundo, que dará 1.000,00 euros ao vencedor, é apenas escolhido por intermédio da votação do público, feita através do site da organização (www.festimage.org).
Aos cinco trabalhos mais pontuados pelo júri corresponderão os seguintes prémios:
1º prémio – 5.000,00 €;
2º prémio – 2.500,00 €;
3º prémio – 1.000,00 €;
4º prémio – 750,00 €;
5º prémio – 500,00 €;
A leitura desta informação não dispensa a consulta do Regulamento oficial do concurso, disponível no site www.festimage.org.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Irregularidade na Casa de Passagem Meninas, em Taguatinga.
Problemas na Casa de Passagem Meninas, em Taguatinga
Inadequação, falta de atendimento médico e de atividades. Esses foram os principais problemas encontrados pela deputada Erika Kokay, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa, na Casa de Passagem Meninas, em Taguatinga. A deputada vistoriou a unidade acompanhada de representantes do Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente.
A primeira irregularidade encontrada foi do espaço físico. Dois prédios, separados por um pequeno pátio, alojam cinco adolescentes moradoras de rua e 14 mulheres, quase todas com transtorno mental. Por serem trabalhos completamente distintos e complexos, elas deveriam estar em unidades separadas. Os mesmos funcionários trabalham com as adolescentes e com as mulheres.
Outro problema é que as mulheres com transtorno mental não possuem qualquer tipo de acompanhamento psiquiátrico, já que a Casa não tem profissionais dessa especialidade no quadro de funcionários. “As mulheres não têm qualquer tipo de atendimento ou acompanhamento médico. É um absurdo”, afirmou Kokay.
Durante a vistoria, a deputada constatou que faltam também atividades para as jovens e as mulheres alojadas na Casa. O chuveiro está com a fiação exposta e não consegue esquentar a água. “Vamos exigir que esses problemas sejam resolvidos, por meio de um relatório que encaminharemos para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho”, adiantou Erika.
Os funcionários reclamam também da falta de equipamentos de proteção. Uma delas foi contaminada por uma infecção após dar um banho em uma adolescente moradora de rua com feridas espalhadas pelo corpo.
Mais informações no site:http://mail.mailig.ig.com.br/mail/?AuthEventSource=SSO
Curso Análise de Filme IV, na ECCO dia 26 de abril a 17 de maio.
O ECCO - Espaço Cultural Contemporâneo dá continuidade ao Programa "Pausa Para Pensar" no primeiro semestre de 2008, lançando vários cursos,
dentre eles ANÁLISE DE FILME IV - Suspense, com o professor Marcus Ligocki.
Aula inaugural dia 12, às 11h, sábado, na Galeria Teatro ECCO. Início do curso: 26 de abril de 2008.
As inscrições já podem ser feitas desde já com DESCONTOS E FACILIDADES ESPECIAIS, CONFIRA!
Informações: 3327-2027 Ramal 20 ou 24 / 99642103
com Rogério Barbacena educativo.1@eccobrasilia.com.br ou Antoniela secretaria@eccobrasilia.com.br.
Inscrições abertas e Vagas Limitadas !!!
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Resultados do Concurso de fotografia "Brasilia Ceú Aberto"
Brasília mostrou que é mesmo uma cidade que inspira os fotógrafos. Sejam amadores ou profissionais eles tem em comum a vontade de registrar essa capital, que merecidamente, ganhou o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.
Ao todo foram mais de 4 mil inscritos em 48 dias, que apontaram suas câmeras para os diferentes aspectos dessa cidade tão única em sua arquitetura como em seu estilo de vida.
Os vencedores foram escolhidos nos dias 06 e 07 de abril de 2008, na sede da OITO Agência de Projetos, pelo corpo de jurados formado pela presidente do Sindicato dos Fotógrafos do DF, Ana Alice de Souza e pelos fotógrafos Rui Faquini, Alexandre Magno, Sílvio Zamboni e Maria Bernadete Brasiliense.
A Oito Agência de Projetos, a Brasiliatur e o Sindicato dos Fotótrafos do DF têm o prazer de anunciar o nome dos vencedores do Prêmio de Fotografia “Brasília Céu Aberto” que terão seus registros apresentados em uma exposição que será dada como um presente ao brasiliense no dia 21 de abril, quando a capital federal completa 48 anos. Essa será apenas a primeira edição desse evento que pretende fazer parte do calendário anual da programação de aniversário da cidade.
vencedores por categoria:
ARQUITETURA:
1º Marcelo Baptista Brandt / foto título: “Abdução”;
2º Emanoel Carlos Celestino / foto título: “Anexo do Poder”;
3º Marcio Cabral / foto título: “Crepúsculo Presidencial”;
4º Alessandro Shirlei de Souza / foto título: sem título;
5º Felipe Borges Meneses / foto título: “Reflexos”;
6º Fúlvio Martins Santos / foto título: “Leveza”;
7º Nilze de Campos / foto título: “Reflexão II”;
8º Ricardo Marques / foto título: “Desenhos 1”;
9º Ricardo Marques / foto título: “Desenho 2”;
10º Sérgio Velho Júnior / foto título: “Natureza Urbana”.
COMPORTAMENTO:
1º Tiago da Arcela Seixas de Souza / foto título: “Homem na W3”;
2º William Rodriguez / foto título: “Sem perder a pose”;
3º Marcelo Joel Hoffmann / foto título: “A Dama da Chuva”;
4º Bruno Souto de Azambuja / foto título: “Engraxate”;
5º Carlos Everaldo dos Santos / foto título: “Capoeira”;
6º Francisco Rúbio Faria Guimarães / foto título: “Animadores da Justiça”;
7º Francisco Rúbio Faria Guimarães / foto título: “Acrobata Rodoviário”;
8º Jorge André Diehl / foto título: “Hora da Leitura II”;
9º Vítor Rocha Schietti Cruz / foto título: “Contos Urbanos”;
10º William Rodriguez / foto título: “Pés Fraternos”.
CULTURA:
1º Hélio Luiz Da Rocha Oliveira / foto título: “Tambor de Crioula”;
2º Alessandro Shirlei de Souza / foto título: “Sem título”;
3º Cláudio de Sousa Reis / foto título: “Seu Estrelo”;
4º Alessandro Shirlei de Souza / foto título: “Sem título”;
5º Dario André Sensi / foto título: “Frevioca”;
6º Eduardo César / foto título: “Que emoção”;
7º Enrique J. Matute Carozzi / foto título: “Silueta Tum-Tum”;
8º Jorge André Diehl / foto título: “Devoção”;
9º Marcus Freitas / foto título: “Palhaço Pirulito”;
10º Limoncino A. P. Oliveira / foto título: “Concurso de Quadrilhas”.
ESPORTE:
1º Denise Benevides / foto título: “Voando Alto”;
2º Felipe Borges Meneses / foto título: “Parapent no morro da QL 12/14”;
3º Leonardo Campos Torres / foto título: “Treino”;
4º Ana Volpe / foto título: “Esporte Radical na Ermida”;
5º Cláudio de Souza Reis / foto título: “O Planador e a Lua”;
6° Fernando Antônio Pires Elias / foto título: “Testemunha de Parapente”;
7º Gustavo Nardelli / foto título: “Fernanda Keller”;
8º Jorge André Diehl / foto título: “Rapel”;
9º Vitor Rocha Schietti Cruz / foto título: “O Lago em Movimento”;
10° William Rodrigues / foto título: “Deficiente Físico fazendo embaixadinha”.
LAZER:
1º Rafael Neddermeyer / foto título: “O Pescador”;
2º Max Batista Monteiro / foto título: “Verde e Liberdade”;
3º Marcelo Dischinger / foto título: “Capital da Luz”;
4º Alessandro Shirlei de Souza / foto título: “sem titulo”;
5º Carlos Everaldo dos Santos / foto título: “Remanso”;
6º Demian Gemballa Moura / foto título: “Comglomerado”;
7º Denise Benevides / foto título: “Entardecer no cerrado”;
8º Fernando Vascocelos Júnior / foto título: “Volpi no céu de Brasília”;
9º Jorge André Diehl / foto título: “Motinho”;
10º Jorge André Diehl / foto título: “Momento de leitura”.
NATUREZA:
1º Francisco Duarte Moreira Neto / foto título: “ Capim ao vento”;
2º Alan Cláudio Souto Pereira Neto / foto título: “O Louva Deus”;
3º Jorge André Diehl Neto / foto título: “Ipê Rosa I”;
4º André Lacerda / foto título: “Entardecer no Cerrado”;
5º Átila de Barros Naddeo / foto título: “Composição Zen”;
6º Eduardo Vaz de Castro / foto título: “Condomínio Irregular”;
7º Flávio Cruvinel Brandão / foto título: “Carcarás unidos”;
8º Francisco Duarte Moreira Neto / foto título: “Cerrado após queimada”;
9º Jorge André Diehl / foto título: “Chuveirinhos”;
10º Marília Normantom Beltrame / foto título: “Almofada candanga”.
POLÍTICA:
1º Joel Rodrigues da Silva / foto título: “Manifestantes colocam fogo na bandeira americana, após protestar contra o governo Lula na Esplanada do Ministério”;
2º Danielle Almeida Pereira / foto título: “Os três Poderes”;
3º Francisco Renato Carvalho Paiva / foto título: “A posse do Presidente”;
4º Alessandro Shirlei de Souza / foto título: “sem título”;
5º André Lacerda / foto título: “Todos por um”;
6º Johnson Gonçalves Rodrigues / foto título: “Casal presidencial”;
7º Johnson Gonçalves Rodrigues / foto título: “aha! Uhu! A Esplanada é nossa”;
8º Paulo Geovane Perciliano / foto título: “Prissão”;
9º Paulo Geovane Perciliano / foto título: “Sem Terra”;
10º Paulo Geovane Perciliano / foto título: “Opressão Às Mulheres Árabe”.
SOCIAL:
1º Bruno Leonardo Rodrigues Oliveira / foto título: “O Cego e o Santo”;
2º Ivaldo Cavalcante Alves / foto título: “Infância Sem Rumo”;
3º Rodrigo Araújo de Vasconcellos / foto título: “Contemplação”;
4º Marcos Moreira / foto título: “Dois mundos”;
5º Caio Lima Alencastro / foto título: “Olhares do Nosso País”;
6º Caio Lima Alencastro / foto título: “Seu Amaro”;
7º Daniel Necchi Nogueira / foto título: “Marcha dos Sem Terra”;
8º Débora Quatrim / foto título: “Movimento pela Vida”;
9º Luiz Ivo Pasquarelli / foto título: Sem título;
10º Tiago Rizzotto dos Santos / foto título: “Patrimônio de todos, patrimônio de Ninguém”.
fonte: site do http://www.premiobrasiliaceuaberto.com.br/index.php
LUIS HUMBERTO - A LUZ E A FÚRIA Por Nahima Maciel.Lançamento no dia 15 de abril, terça-feira, às 19h00, na FNAC, ParkShopping.
Um presente de aniversário para Brasília: no dia 15 de abril será lançado o terceiro volume da coleção Brasilienses. Escrito pela jornalista Nahima Maciel, Luis Humberto - A luz e a fúria traça o perfil do fotógrafo e arquiteto carioca que reside em Brasília desde os primeiros anos da cidade. Luis Humberto tornou-se um dos mais respeitados profissionais da fotografia brasileira. Ele fez de Brasília tema e cenário para suas imagens, revelando muitas faces da identidade cultural da capital.
Além do perfil e de uma entrevista detalhada, assinada por Nahima Maciel e Carlos Marcelo, o livro apresenta ensaio fotográfico em preto e branco de autoria de Anderson Schneider, realizado na Universidade de Brasília. Traz ainda textos exclusivos produzidos por profissionais ligados às artes visuais brasileiras. A crítica de fotografia Simonetta Persichetti e o fotógrafo e professor da UnB Marcelo Feijó assinam ensaios teóricos sobre a produção fotográfica de Luis Humberto. Na orelha do volume, o cineasta Jorge Bodanzky (Iracema, uma transa amazônica), ex-aluno da UnB, fala com lucidez e carinho sobre o professor que se tornou referência na defesa da utopia original brasiliense. O arquiteto José Carlos Coutinho assina a apresentação do livro.
A edição contempla o leitor com 30 fotos inéditas de Luis Humberto. Realizadas entre 1970 e 1975, as fotografias mostram uma visão singular e poética das quatro escalas previstas por Lucio Costa para a capital: monumental, gregária, bucólica e residencial. O livro também apresenta uma antologia das imagens mais representativas dos tempos de cobertura política nos anos 1970, quando Luis Humberto fez história no fotojornalismo brasileiro ao expor o lado patético da liturgia do poder. O livro revela ainda a faceta de poeta - desconhecida pelo público - do fotógrafo, com a publicação de poemas inéditos.
No perfil, Nahima Maciel destaca Luis Humberto como figura que perpassa a história em todos os sentidos - político, cultural e do pensamento -, e também como personalidade de caráter veemente e instigante, que ama Brasília e critica com rigor os abusos que ela sofre. "Luis Humberto é um arquivo vivo do que é essa cidade", afirma ela.
LUIS HUMBERTO - A LUZ E A FÚRIA
Por Nahima Maciel.
Ed. do Autor, 128 páginas, R$ 35,00.
Coleção Brasilienses # 3.
Patrocínio: ParkShopping.
Lançamento no dia 15 de abril, terça-feira, às 19h00, na FNAC, ParkShopping. Na ocasião, o fotógrafo comentará suas imagens, projetadas em telão. Uma oportunidade para que o público conheça parte da produção do artista sobre o poder, Brasília e o cerrado.
CONTATOS
Autora do perfil
Nahima Maciel - (61) 8127-9220 / nahima8@hotmail.com
fonte: www.sjpdf.org.br.
CHOLOS A LA NEZA O tra identidad de la migracion de Pablo Hernandez Sanchez y Federico Gama.
CHOLOS A LA NEZA
Otra identidad de la migracion
Pablo Hernandez Sanchez y
Federico Gama
Viernes 11 de abril 18:30 hs
Libreria Rosario Castellanos del FCE
Tamaulipas 202 esquina Benjamin Hill
Col. Condesa. Mexico, D.F.
Participan:
Jose Antonio Rodriguez. Critico y curador de fotografia
Marco Lara Klahr. Periodista
Fotografias de Julio Pantoja no Centro Cultural Eugenio Flavio Virla.ARGENTINA.
Lançamento do livro MIRAR HACIA ARRIBA De Lizeth Arauz .
MIRAR HACIA ARRIBA
De Lizeth Arauz
Viernes 18 de abril 20 hs
FOTOTECA DE VERACRUZ
Portal Miranda 9 Centro Histórico
Veracruz, Ver.
Mirar hacia arriba es una serie de imágenes que
interpreta la relación de un grupo de hombres y
mujeres enanos con el espacio. No es lo mismo mirar
hacia arriba que hacia abajo. Ser diferente determina
la relación con el entorno y la manera de concebirlo.
Representa la lucha constante por obtener un espacio,
un lugar.
CARTELERA FOTOGRAFICA
FORO IBEROAMERICANO DE FOTOGRAFIA
http://www.fotoperiodismo.org
quarta-feira, 9 de abril de 2008
8^ MOSTRA TAGUATINGA - FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO
De 27 de maio a 01 de junho de 2008 -
Inscrições abertas até 11 de abril de 2008
A Mostra Taguatinga tem como principio básico privilegiar o cinema de formação, dessa forma a ampliação na exibição dos diversos formatos de produção audiovisual é uma necessidade diante da atual realidade do suporte digital. Essa nova realidade carrega um modo diferente de se pensar e produzir filmes e o cinema brasileiro é que no futuro se beneficiará das discussóes que hoje parecem absurdas.
Informações no site http://www.mostrataguatinga.com.br/8Mostra/
Fernanda Lima posa nua para revista Rolling Stone.
Na foto de capa, ela surge nua, deixando à mostra a barriga de oito meses de gestação dos filhos gêmeos, frutos de seu relacionamento com o ator Rodrigo Hilbert. No recheio da revista Rolling Stone, além de outras fotos clicadas por Murillo Meirelles, Fernanda Lima solta o verbo em uma entrevista sem pudores. Sobre a gravidez, desabafa:
- Não queria ser uma grávida excluída, queria levar uma vida normal.
O recheio completo você ver na revista Rolling Stone,já nas bancas em todo territorio Nacional.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Photo Magazine de Abril/Maio, já nas bancas, com ensaio de Bárbara Wagner de Recife. Gustavo Miranda de Brasilia,Edgar Moura,André Teixeira,etc.
GLAMOUR SUBURBANO e o ensaio de Bárbara Wagner e os “descolados” freqüentadores de uma praia do Recife.
Este trabalho já apareceu nas páginas da Photo Magazine, duas edições atrás. Volta agora, com maior destaque, bancado pela admiração do editor da revista. Mas não foi só aqui que o ensaio de Bárbara Wagner fez barulho. Este mês, depois de ter virado livro, Brasília Teimosa viaja a Londres, a convite do Institute of Contemporary Arts (ICA), "um dos espaços mais legais da Inglaterra", na opinião da autora. Em outubro, será mostrado na Caixa Cultural, em Brasília (DF).
Nada mal para sua estréia como fotógrafa autoral. Bárbara tem 27 anos e nasceu em Brasília, mas cresceu em Maceió (AL). Com dezessete foi para o Recife (PE), estudar jornalismo na Universidade Federal do Pernambuco. Praticou fotografia no curso e esta se tornou mais adequada ao seu perfil quando, depois de sofrer na redação escrevendo matérias de um jeito que não a agradava, realmente descobriu a fotografia no Jornal do Commercio. "Entendi o prazer de contar histórias nessa outra forma de narrativa. A partir daí, comecei a ser uma jornalista mais eficiente, e mais feliz", garante.
O processo de aprendizado técnico levou-a à publicidade, na Agência Lumiar de Fotografia, entre 2003 e 2005. Atual-mente, Bárbara fotografa de tudo um pouco, não apenas para jornais e revistas, mas também para pequenas empresas e amigos: retratos, moda, gastronomia e casamentos. "Aos poucos, sinto a necessidade de me concentrar em uma coisa só, ou uma coisa de cada vez. Brasília Teimosa é meu primeiro trabalho de autor. Quero fazer o segundo sobre a classe média alta do Recife, nossos ‘novos ricos’. Acho que vai ser um complemento e contraponto interessante ao universo de Brasília".
[Leia a reportagem completa e veja mais fotos do ensaio na edição impressa - nas bancas]
Pra se cadastrar e receber o newsletter e so acessar: http://www.photomagazine.com.br/newsletter.asp
Paquistanês Andrees Latif conquista prêmio Pulitzer com foto de cinegrafista japonês à beira da morte.
O jornalista japonês Kenji Nagai morre atingido por tiro disparado por um soldado durante manifestações em Myanmar, no dia 27 de setembro de 2007. A imagem, registrada pelo fotógrafo Adress Latif, foi a vencedora do Prêmio Pulitzer na categoria Fotografia Jornalística. Os vencedores do prêmio – considerado um dos mais importantes do jornalismo mundial - foram anunciados nesta segunda-feira (7). (Foto: AP Photo/Adrees Latif, Reuters)
livro "Paisagem submersa", dos fotógrafos mineiros João Castilho, Pedro David e Pedro Motta.
Pedro David, João Castilho e Pedro Motta.
Uma revisão contemporânea da linguagem do fotodocumentário, com a busca de equilíbrio entre o relato objetivo e uma visão poética marcada por uma intensa subjetividade é um dos conceitos que norteiam o livro Paisagem submersa, dos fotógrafos mineiros João Castilho, Pedro David e Pedro Motta. O volume é a mais nova publicação da Cosac Naify na área de fotografia, que já conta com mais de 40 títulos em seu catálogo, buscando preencher uma lacuna do mercado editorial brasileiro em relação ao crescente interesse pela produção nacional e internacional, tanto no Brasil quanto no exterior
Paisagem submersa narra por meio de uma seqüência de imagens a inundação de parte de sete municípios no nordeste do estado de Minas Gerais, para a formação do lago da Usina Hidrelétrica de Irapé, no leito do rio Jequitinhonha, bem como o processo de demolição das casas e a transferência de cerca de 1.100 famílias que foram obrigadas a se mudar para outras regiões. Em algumas localidades foram criados novos povoados para receber parte desta população.
Movidos pelo interesse em desenvolver um trabalho autoral e coletivo, João Castilho, Pedro David e Pedro Motta começaram a viajar para a região da inundação e a fotografar em 2002. De início adotaram o conceito de "documentário imaginário", termo pelo qual Chuck Samuels, diretor artístico do Mois de La Photo de Montreal, se referiu ao trabalho do grupo.
Por essa linha foi possível abarcar uma abordagem que transbordou do fotodocumentário clássico para se enveredar por uma forma de representação mais lúdica, que simboliza por meio da mutação da paisagem e da vida dos atingidos não somente o fato histórico em si, mas uma espécie de fábula mitológica que versa sobre os desígnios do homem, sua crença nas divindades do céu e seu apego a terra, tendo a água como elemento transformador, além das tramas emocionais e afetivas que ligam o homem e sua identidade cultural a um território. Território esse que passou a ser interpretado pelos três fotógrafos como um campo físico, concreto, mas, sobretudo, como um espaço indeterminado, cultural, imaginário.
Dessa forma os fotógrafos se aliam com a corrente mais contemporânea dos fotodocumentaristas que deixaram de lado a representação do mundo que visa estritamente comprovar a ocorrência de uma dada realidade em nome da percepção de que o ato de fotografar leva, inevitavelmente, à criação e à invenção de um mundo paralelo.
Mesclando imagens em cor e em preto-e-branco, ora mais descritivas ora de cunho mais sensorial, Paisagem submersa se estrutura como uma narrativa surpreendente, com imagens que nos conduzem a um universo particular onde a poética se infiltra por meio do uso adequado e original da luz, da cor e do arrojo das composições.
Fonte:www.cosacnaify.com.br
Uma revisão contemporânea da linguagem do fotodocumentário, com a busca de equilíbrio entre o relato objetivo e uma visão poética marcada por uma intensa subjetividade é um dos conceitos que norteiam o livro Paisagem submersa, dos fotógrafos mineiros João Castilho, Pedro David e Pedro Motta. O volume é a mais nova publicação da Cosac Naify na área de fotografia, que já conta com mais de 40 títulos em seu catálogo, buscando preencher uma lacuna do mercado editorial brasileiro em relação ao crescente interesse pela produção nacional e internacional, tanto no Brasil quanto no exterior
Paisagem submersa narra por meio de uma seqüência de imagens a inundação de parte de sete municípios no nordeste do estado de Minas Gerais, para a formação do lago da Usina Hidrelétrica de Irapé, no leito do rio Jequitinhonha, bem como o processo de demolição das casas e a transferência de cerca de 1.100 famílias que foram obrigadas a se mudar para outras regiões. Em algumas localidades foram criados novos povoados para receber parte desta população.
Movidos pelo interesse em desenvolver um trabalho autoral e coletivo, João Castilho, Pedro David e Pedro Motta começaram a viajar para a região da inundação e a fotografar em 2002. De início adotaram o conceito de "documentário imaginário", termo pelo qual Chuck Samuels, diretor artístico do Mois de La Photo de Montreal, se referiu ao trabalho do grupo.
Por essa linha foi possível abarcar uma abordagem que transbordou do fotodocumentário clássico para se enveredar por uma forma de representação mais lúdica, que simboliza por meio da mutação da paisagem e da vida dos atingidos não somente o fato histórico em si, mas uma espécie de fábula mitológica que versa sobre os desígnios do homem, sua crença nas divindades do céu e seu apego a terra, tendo a água como elemento transformador, além das tramas emocionais e afetivas que ligam o homem e sua identidade cultural a um território. Território esse que passou a ser interpretado pelos três fotógrafos como um campo físico, concreto, mas, sobretudo, como um espaço indeterminado, cultural, imaginário.
Dessa forma os fotógrafos se aliam com a corrente mais contemporânea dos fotodocumentaristas que deixaram de lado a representação do mundo que visa estritamente comprovar a ocorrência de uma dada realidade em nome da percepção de que o ato de fotografar leva, inevitavelmente, à criação e à invenção de um mundo paralelo.
Mesclando imagens em cor e em preto-e-branco, ora mais descritivas ora de cunho mais sensorial, Paisagem submersa se estrutura como uma narrativa surpreendente, com imagens que nos conduzem a um universo particular onde a poética se infiltra por meio do uso adequado e original da luz, da cor e do arrojo das composições.
Fonte:www.cosacnaify.com.br
FORO IBEROAMERICANO DE FOTOGRAFIA, CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO "BRAVO EL BARRIO"
La Secretaria de Cultura de la Ciudad de Mexico,
a traves de la Coordinacion de Patrimonio Historico y Cultural,
el Archivo Historico del Distrito Federal
y el Museo Archivo de la Fotografia
En el marco del 24 Festival del Centro Historico
y como parte de la jornada "Orgulloso Tepito"
invitan a la presentacion del libro:
"TEPITO: BRAVO EL BARRIO"
De Francisco Mata Rosas
SABADO 12 DE ABRIL A LAS 17:00 HORAS
En el Museo Archivo de la Fotografia
Republica de Guatemala No 34, Centro Historico
Presentan
ARTURO MATUS (Director de la Galeria Jose Maria Velasco
ALFONSO HERNANDEZ (Coordinador del Centro de Estudios Tepiteños)
ARTURO GARCIA (Coordinador del Museo Archivo de la Fotografia)
Vamos salvar o site do câncer de mama? Nossa participação é de fundamental importância.
O Instituto do Câncer de Mama está com uma importante campanha.
Cabe a nós atendermos sua solicitação e ampará-lo, pois se depender do Governo (federal, estadual e/ou municipal) será seu fim!!!
Vamos salvar o site do câncer de mama?
Não custa nada.
O Site do câncer de mama está com problemas, pois não tem o número de acessos e clique necessários para alcançar a cota que lhes permite oferecer UMA mamografia gratuita diariamente a mulheres de baixa renda. Demora menos de um segundo, ir ao site e clicar na tecla cor-de-rosa que diz 'Campanha da Mamografia Digital Gratuita'.
Não custa nada e é por meio do número diário de pessoas que clicam que os patrocinadores oferecem a mamografia em troca de publicidade.
Repassem este e-mail a 10 amigos para que eles repassem a mais 10 amigos ainda hoje!
E assim estaremos ajudando a salvar este site tão importante.
Este gesto fará uma enorme diferença.
www.cancerdemama.com.br
http://cancerdemama.com.br
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Show com as bandas Nonato Dente de Ouro,Quebraqueixo e Gonorants. Na Kingdom Comics (Conic) à partir das 16:00h É de gratís!
Kingdom Comics lança parceria com a portuguesa Chili com Carne
E das cinzas do Brucutumia 2008 surge...
CCK
(Chili Com Kingdom)
... a invasão do quadrinho independente português na sua brasíleiríssima Kingdom Comics"
A Associação Chili com Carne, ou apenas CCC, é a maior aglutinadora e divulgadora de quadrinhos independentes de Portugal. A Kingdom Comics é a mais importante loja especializada em quadrinhos de Brasília. Agora as duas se unem com o objetivo de divulgar as publicações independentes portuguesas no Brasil e as brasileiras em Portugal. Para comemorar, uma festa, claro.
No dia 5 de abril, a partir das 16 horas, em frente à loja da Kingdom, no CONIC, será realizado o lançamento da parceria com a CCC, com pacotes promocionais, cerveja e o show de Gonorants, Nonato Dente de Ouro e as Cantoras de Ébano e Quebraqueixo. A parceria é fruto do Brucutumia 2008 - Encontros de Arte Urbana Luso/Brasileira, que teve a participação dos editores brasileiros responsáveis pelo almanaque Bongolê Bongoró (www.bongole.blogspot.com).
Os parceiros:
Kingdom Comics: Acaba de completar 10 anos como loja especializada em quadrinhos e agora também é editora. Seu primeiro lançamento foi a revista S&V, de Gabriel Góes, que foi o primeiro dos muitos projetos que deverão ser lançados em 2008. Endereço: http://kingdomcomics.wordpress.com/
Associação Chili com Carne: uma organização de jovens artistas sem fins lucrativos cujo funcionamento se baseia na cooperação livre e espontânea dos seus associados. Distribui uma série de editoras independentes portuguesas e publicações de outros países, entre elas a Bongolê Bongoró, publicada em Brasília. Endereço: http://chilicomcarne.com/
Estejam todos convidados!!
Lima
Kingdom Comics
Assinar:
Postagens (Atom)
Visitas
a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">
Free Counter
Free Counter
Quem sou eu
- Ivaldo Cavalcante
- Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?
Arquivo do blog
-
▼
2008
(516)
-
▼
abril
(49)
- O Projeto FOTO EM PAUTA idealizado pelo fotojornal...
- Inscriçôes abertas para o 4º Concurso Tim Lopes de...
- fotójornalista João Roberto Ripper forma a 2ª Turm...
- Kim-Ir-Sen, recebera a comenda “Medalha de Mérito ...
- Lançamento do livro "Grosseria Refinada" de Evandr...
- Workshop de Retrato com Jorge Bispo - 2ª edição em...
- Entrega do prêmio de fotografia “Brasília Céu Aberto”
- "68 destinos - passeata dos 100 mil" livro de Evan...
- A exposição Controvérsias fica em cartaz no Musée ...
- Mutantes lançam música inédita no iG; faça o downl...
- CONVITE- LIVRO CORRETORES DE JK -FOTOS DE ROBERTO ...
- Workshop com Marcelo Feijó - inscrições já estão a...
- Dj´s, Bode Velho,Roneba e Super Mario Bros no Land...
- III PINHOLE NO PLANALTO, Dias 25,26,27 de Abril de...
- Show de Paula Nunes, dia 29 de abril na Sala Marti...
- Livro de fotografia "Brasilia 25 anos de Fotojorna...
- Uma piadinha pra relaxar, do "Coala e a lagartixa"
- Exibição do DVD Festival de Brasília: 40 anos em 1...
- Prêmios Culturais 2008 - SESC/DF -Poesia,Contos,Pi...
- Fotografia, Cachaça & Política , e o nome do blogs...
- O FUNDADOR do HIP HOP, AFRIKA BAMBAATAA - Da Bomba...
- MANIFESTO DO CINEMA DIGITAL
- Festimage – Festival Internacional da Imagem - Ins...
- Irregularidade na Casa de Passagem Meninas, em Tag...
- Curso Análise de Filme IV, na ECCO dia 26 de abril...
- Resultados do Concurso de fotografia "Brasilia Ceú...
- LUIS HUMBERTO - A LUZ E A FÚRIA Por Nahima Maciel....
- CHOLOS A LA NEZA O tra identidad de la migracion d...
- Fotografias de Julio Pantoja no Centro Cultural Eu...
- Lançamento do livro MIRAR HACIA ARRIBA De Lizeth A...
- 8^ MOSTRA TAGUATINGA - FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO
- Fernanda Lima posa nua para revista Rolling Stone.
- Dengue - Informações Importantes!!!!
- Photo Magazine de Abril/Maio, já nas bancas, com e...
- Paquistanês Andrees Latif conquista prêmio Pulitze...
- livro "Paisagem submersa", dos fotógrafos mineiros...
- FORO IBEROAMERICANO DE FOTOGRAFIA, CONVIDA PARA O ...
- Vamos salvar o site do câncer de mama? Nossa parti...
- Show com as bandas Nonato Dente de Ouro,Quebraquei...
- O fotojornalista Lula Marques, A agencia Reuters, ...
- Shine a Light, filme de Martin Scorsese sobre a ba...
- Convite/Lançamento de A LUZ E A FÚRIA - De Nahima ...
- Plug-ins para Photoshop, Tratamento de Imagens.
- Naomi Campbell posa de calcinha branca no ensaio d...
- ABC Trust realiza Jungle Cineclub Film Series, com...
- (Autoria desconhecida) ...Um minuto de reflexão.
- Terça-Feira 15/04/2008 19:30 Lançamento de Livro –...
- Deputada Erika kokay denuncia a falta de tubos de ...
- Juventude quer passe livre, passe livre integral, ...
-
▼
abril
(49)