O que é PUNCTUM
Contemplar em um pequeno espaço, pequenos trabalhos que nos fogem aos olhos por falta de pouco espaço.
Punctum se pretende uma publicação voltada para a fotografia que gera uma inflamação ao ser apresentada a um sujeito, que abre nele uma ferida em relação ao objeto de observação. O principal objetivo é lançar ao “espectador” a oportunidade de mudar pensamento e ação, atear fogo no olhar e na alma.
Punctum quer mostrar uma fotografia que possa ser a gota d’água.
São ensaios fotográficos curtos, pequenos artigos, frases e idéias que possam contribuir para uma maior reflexão sobre a função da fotografia perante a sociedade e como esta a modifica a cada nova imagem. O trabalho de cada autor que conhecemos passa por inúmeros filtros que modificam substancialmente o olhar inicial lançado ao objeto fotografado. Após edição, curadoria e produção, chegam ao “espectador” pedaços organizados de uma grande seleção.
Procuramos valorizar os pequenos, mas contundentes, trabalhos, idéias que tenham gerado poucas fotos e que, justamente pelo tamanho e formato, não tiveram a oportunidade de ser publicados ou expostos. O tempo e o espaço dedicados para a contemplação dos trabalhos pretendem ser curtos, mas cada ensaio escolhido é um acontecimento que não termina em si, que pretende desagüar sua força naqueles que o recebem com um olhar de ruptura e intensidade. Um mundo além do mundo, que se estende ao tempo eternamente presente.
A organização de Punctum é feita por três fotógrafos de Brasília, que possuem olhares completamente diversos: Arthur Monteiro, Armando Salmito e Isabela Lyrio. A mesma jarra. Três jarras novas e diferentes.
Um comentário:
Ivaldo,
Passei pelo site achei muito interessante o trabalho.
Gostei do seu blog também.
Um Abraço!!
Postar um comentário