segunda-feira, 31 de março de 2008
Encontros com Autor com Gervásio Baptista no Balaio Café, na SCLN 201, bloco B. Asa-Norte.
O Candango Fotoclube, em parceria com o Balaio Café, promove no próximo dia 4 de abril, a partir das 19h30min, a primeira edição de 2008 da série “Encontros com o autor”, projeto criado para promover o debate da fotografia com os principais profissionais de Brasília.
O convidado é Gervásio Baptista, 84, um dos mais respeitados fotógrafos brasileiros que tem a credencial de imprensa número 001 do Palácio do Planalto. Baiano de Salvador, Gervásio estreou no jornalismo aos 11 anos de idade, como assistente de fotografia no jornal O Estado da Bahia. Nos anos 50 transfere-se para o Rio de Janeiro onde irá atuar na revista O Cruzeiro, a convite de Assis Chateaubriand. Em 54, passa a trabalhar para a Manchete ficando até o fechamento da revista em 2000. Pela Manchete, Gervásio registrou a construção de Brasília e outros fatos importantes da cena brasileira e mundial: o enterro de Getúlio Vargas, as revoluções Cubana e dos Cravos, em Portugal, e a Guerra do Vietnã.
Foi fotógrafo oficial dos concursos Miss Brasil e Miss Universo, situação que permitiu viajar o mundo registrando a beleza da mulher brasileira. Gervásio também atuou como fotógrafo da Presidência da República, realizando, com exclusividade, a última imagem de Tancredo Neves, acompanhado da equipe médica do Hospital de Base de Brasília.
Recentemente, o autor ganhou retrospectiva da sua obra no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, onde ainda atua como fotógrafo, com a exposição “Gervásio Baptista: 50 anos de fotografia”. A mostra contempla 45 imagens de grandes momentos da República brasileira registradas pelas lentes de Gervásio. A exposição continua aberta à visitação até o dia 18 de abril.
Sucesso de público em Brasília, o “Encontros com o autor” foi criado em 2007 pelo Candango Fotoclube (www.candangofotoclube.com). No ano passado foram realizadas oito edições abordando diferentes tendências da fotografia: etnofotografia, fotografia autoral, fotografia de natureza, fotojornalismo, fotografia publicitária, fotografia de espetáculos e fotografia documental. As palestras contaram com grandes nomes da fotografia como Luís Humberto, Olivier Boëls, Kazuo Okubo, dentre outros.
O Balaio Café fica na SCLN 201, bloco B, lojas 19/31. Mais informações pelo telefone 3327-0732 ou www.balaiocafe.com.br.
Qualquer dúvida, favor contatar Jorge Diehl (61 9994.0538 – jorgediehl@uol.com.br)
sexta-feira, 28 de março de 2008
ROSÂNGELA RENNÓ PARTICIPA DE “ARTES MUNDI”
Museu Nacional Cardiff
15 de Março - 8 Junho 2008
Veja trabalhos por parte de alguns dos mais destacados artistas visuais contemporâneas emergentes de todo o mundo em Artes Mundi 3. Os artistas, provenientes de países tão longe um campo como o Afeganistão, Brasil e Austrália estão desenvolvendo emocionante reputações. De obrigando vídeo e fotografia a enorme têxteis e pinturas, os artistas "obras explorar diferentes perspectivas sobre a vida ea arte. O terceiro prêmio Artes Mundi, com valor de £ 40.000, será atribuído a um dos artista, em 24 de Abril.
Rosângela Rennó do trabalho é predominantemente baseada fotografia, embora ela raramente tem fotografias de suas disciplinas. Em vez disso, ela reformula e transforma apropriou imagens fotográficas. No passado, ela apresentou retratos anônimos compilados a partir de fotografias existentes - fotógrafos dos estúdios e até fotografias de prisioneiros "tatuagens. Whist acha romance e, muitas vezes, politicamente cobrado formas de apresentação das imagens, o seu trabalho é também profundamente humano, como o telespectador encontra-se imaginar a vida das outras pessoas, especialmente aqueles que são marginalizados ou não. Para Rennó ", o" histórias dos perdedores' são mais interessante do que a "história dos vencedores". "(© ArtForum
Mais informação no site: http://www.museumwales.ac.uk/en/1251/
quarta-feira, 26 de março de 2008
terça-feira, 25 de março de 2008
Fotoclube Candango convida: "A LENDA" Gervàsio Baptista em Encontros com o autor.
Imperdivel!!!! Ter novamente a oportunidade de ver nosso amigo fotojornalista e LENDA VIVA DO FOTOJORNALISMO BRASILEIRO , nosso GEGE, nossa Águia-MOR em palestra no Balaio Cafè - 201 Norte
Dia 04 de abril, às 19h30!!! Nos fotojornalista de brasília merece este grande evento, organizado pelo Candango-Fotoclube de Brasìlia. Vida longa esta rapaziada que pensa fotojornalismo PURO na VÈIA!!!
segunda-feira, 24 de março de 2008
A cultura de um Brasil oculto pelos olhos e pelos teclados de TT Catalão.
O site revista-livro-jornal-fanzine virtual do TT, se chama "BRAXIL do TT A cultura de Um Brasil oculto". O TT catalão e os olho da fotografia, os olhos dos poetas, os olho dos cineasta, os olho dos negros, os olhos dos excluídos, os olhos das favelas, os olhos das cidades, os olhos das metrópoles os olhos do MUNDO.
Coloquei algumas pérolas(imagens) que seus dedos clicou em suas andanças e por suas estradas feitas com o bater poético do coração.
Pra continuar a viagem e ir direto na fonte o site do tt e http://revistaraiz.uol.com.br/blog/braxil.php
quarta-feira, 19 de março de 2008
Luis Humberto entrevistado por Rinaldo Morelli, Isabela Lirio, Arthur Monteiro e Armando Salmito.
Tarde de Luzes
Entrevista com Luis Humberto
Arquiteto por formação, co-fundador e professor da Universidade de Brasília, fotojornalista, autor de quatro livros, pai e avô.
Luis Humberto escreve poesia com silêncio e luz.
Iniciou na fotografia registrando sua família e a delicadeza do dia a dia, seguiu para os maiores veículos jornalísticos do país como fotógrafo e editor e lutou pela imagem na ditadura militar. Colocou Brasília e o fotojornalismo político na pauta, pensando forma e informação
Querem saber sobre Manipulação na fotografia digital,Fotografia como arte,Obras de arte,Sobre fotografia como profissão,Sobre o mercado de trabalho do fotojornalismo,Baixa qualidade do fotojornalismo!!!De uma clicada no site http://www.punctum-foto.com/ e confira a entrevista com os grandes "espiritos" do PUNCTUM.
Fotos do lançamento do livro "Fotografia de Casamento" de Marcos Andreoni
A Editora Photos e o autor Marcos Andreoni agradecem a presença de todos no lançamento do livro "Fotografia de Casamento" que ocorreu no dia 14/03/2008 na FNAC Pinheiros- São Paulo. E para quem não pode ir, agradecemos os votos de sucesso e amizade!!
Um grande abraço
Daniele Ebeling
Assessoria de Imprensa
terça-feira, 18 de março de 2008
Jose Dirceu, entrevista o educador, sociólogo, ensaísta Candido Mendes, no seu Blogs.
Candido Mendes
Lula: fenômeno de um inconsciente coletivo.
O intelectual Candido Mendes, educador, sociólogo, ensaísta, defensor dos direitos humanos e dos princípios da Igreja Católica, aponta nesta entrevista aspectos fundamentais para o que seria uma reforma universitária consistente no Brasil. Destaca, ainda, o legado da Teologia da Libertação na construção da democracia e a importância do controle do Judiciário. Membro da Academia Brasileira de Letras e reitor da Universidade Candido Mendes, o também cientista político explica, ainda, por que, na sua avaliação, há tantos entraves a uma reforma política no país. Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz; e presidente do Conselho Superior de Ciências Sociais, da Unesco, Candido Mendes, aos 80 anos, conhece o Brasil tão a fundo, que não se surpreende com aquilo que ele mesmo denomina, com relação ao presidente Lula, de “subversiva popularidade presidencial”.
E sempre bom de-vez-emquanto fazer uma desintoxicação de informaçoês sobre o brasil de hoje, dando uma olhadinha no site do COMANDANTE Dirceu!!! vai ai o site:http://www.zedirceu.com.br/
Alberto Dines, presidente da Casa Stefan Zweig.
"Bem-vindos ao pacifismo, embora cientes de que o mundo está em estado de guerra permanente. Ao humanismo e à tolerância, neste mundo cada vez mais dominado pela intolerância.
Bem-vindos à Casa Stefan Zweig para conhecer o homem, o escritor, sua vida, sua obra e sua legião de amigos – de ontem e de hoje – e compartilhar seus ideais e esperanças." Este lindo pedaço de texto logico que não e meu!!! é de um dos mais brilhantes textos que o jornalismo do brasil tem, Sem falar que é também um dos maiores pensadores vivos. Alberto Dines, que preside a Casa Stefan Zweig. logo em baixo puxei tambem do site o objetivo da entidade:
A CASA STEFAN ZWEIG é uma entidade cultural de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Petrópolis.
Seu principal objetivo é homenagear a memória de Stefan Zweig na casa que serviu de última morada para o escritor e sua mulher, através do acervo físico com objetos pessoais e relativos às suas obras e à sua época, com coleção de livros, fotos, documentos, vídeos, filmes, biblioteca.
O museu CASA STEFAN ZWEIG será também um Memorial do Exílio, destinado a divulgar as obras de outros artistas, intelectuais e cientistas que se refugiaram no Brasil durante no período 1933-1945 e que contribuíram para a cultura, as artes e a ciência do país.
Além de realizar atividades culturais como exposições, mostras, concursos, programações e produções teatrais, cinematográficas e de mídia; a CASA STEFAN ZWEIG pretende estabelecer parcerias com entidades afins, oferecendo acesso on line a pesquisadores e ao público em geral, e criar estímulos para pesquisa acadêmica sobre a obra de Zweig e a literatura do exílio em geral através de bolsas de estudos e concursos.
Visite o site:http://www.casastefanzweig.org
segunda-feira, 17 de março de 2008
Exposição Emoções, Sensações e Liberdade.
quinta-feira, 13 de março de 2008
O Cineclube Sem Tela em pré-estréia do musical “Maré, nossa história de amor”, filme de Lúcia Murat.
Cena do musical "Maré, nossa história de amor". Foto: Bruno Padra
O Cineclube Sem Tela promove no dia 24 de março, às 18h30, a pré-estréia do musical “Maré, nossa história de amor”, filme de Lúcia Murat. A sessão gratuita será na quadra da Escola de Samba Gato de Bonsucesso, com muita pipoca para a platéia. A presença da diretora e de parte do elenco está confirmada e haverá debate com o público após a exibição.
O filme mostra a história de amor de Analídia (Cristina Lago) e Jonathan (Vinícius D'Black), dois jovens moradores da Maré, alunos do grupo de dança idealizado por Fernanda (Marisa Orth). Mas, nesta releitura do clássico Romeu e Julieta, a briga entre duas facções do tráfico pode se tornar um obstáculo para o amor e a arte.
No elenco, estão também Babu Santana, Anjo Lopes e Jefchander Lucas. Participação especial do grupo de rap Nação Maré e dos atores Flávio Bauraqui, Elisa Lucinda e Malu Galli.
Cineclube Sem Tela
Pré-estréia de “Maré, nossa história de amor”
Data: 24 de março, às 18h30
Local: Quadra da Escola de Samba Gato de Bonsucesso
Rua São Jorge s/n (esquina com a rua principal) – Nova Holanda – Maré
Mais informações:
Talitha Ferraz, coordenadora do Cineclube Sem Tela
(21) 3104 4057 ou 3888-3220
O Cineclube Sem Tela promove no dia 24 de março, às 18h30, a pré-estréia do musical “Maré, nossa história de amor”, filme de Lúcia Murat. A sessão gratuita será na quadra da Escola de Samba Gato de Bonsucesso, com muita pipoca para a platéia. A presença da diretora e de parte do elenco está confirmada e haverá debate com o público após a exibição.
O filme mostra a história de amor de Analídia (Cristina Lago) e Jonathan (Vinícius D'Black), dois jovens moradores da Maré, alunos do grupo de dança idealizado por Fernanda (Marisa Orth). Mas, nesta releitura do clássico Romeu e Julieta, a briga entre duas facções do tráfico pode se tornar um obstáculo para o amor e a arte.
No elenco, estão também Babu Santana, Anjo Lopes e Jefchander Lucas. Participação especial do grupo de rap Nação Maré e dos atores Flávio Bauraqui, Elisa Lucinda e Malu Galli.
Cineclube Sem Tela
Pré-estréia de “Maré, nossa história de amor”
Data: 24 de março, às 18h30
Local: Quadra da Escola de Samba Gato de Bonsucesso
Rua São Jorge s/n (esquina com a rua principal) – Nova Holanda – Maré
Mais informações:
Talitha Ferraz, coordenadora do Cineclube Sem Tela
(21) 3104 4057 ou 3888-3220
Imagens do Povo recebe o prêmio Faz Diferença.
Durante a premiação, recebida pelos fotógrafos A.F. Rodrigues e Bira Carvalho. Foto: Ratão Diniz / Imagens do Povo
A Escola de Fotógrafos Populares do projeto Imagens do Povo, do Observatório de Favelas, ganhou o Prêmio Faz Diferença de O Globo 2007, na categoria Revista do jornal. Os leitores escolheram pelo site da publicação quem deveria levar o prêmio nas diferentes categorias. Cada uma correspondia a uma seção editorial do diário.
A premiação aconteceu ontem, 11 de março, no Copacabana Palace. Bira Carvalho e Adriano Rodrigues receberam o prêmio das mãos do editor de fotografia de O Globo Alexandre Sassaki e da editora da Revista semanal do jornal Isabel De Luca.
Além dos agradecimentos aos parceiros, que possibilitaram a formação desses fotógrafos, em especial o UNICEF, eles agradeceram aos moradores das favelas. “Os moradores que deveriam estar aqui nesse palco. Eles são os grandes merecedores desse prêmio, porque confiam na gente e permitem que a gente faça esse trabalho”, afirmou Bira.
Bira ainda se demonstrou esperanço: “foram concedidos dois prêmios para fotógrafos voltados para o registro de temas humanistas”, disse. Ratão Diniz (autor da foto dessa página), achou que a premiação foi importante para dar mais “visibilidade à Escola de fotógrafos, além de um momento de confraternização com fotógrafos de renome”. Além do coordenador do projeto Imagens do Povo João Roberto Ripper, os alunos conversaram com Evandro Teixeira (que já ministrou aulas na Escola) e Sebastião Salgado (que demonstrou interesse em visitar a Escola).
“Este prêmio nem de longe é o nosso objetivo, mas é uma forma de mostrar que as possibilidades são iguais quando existem condições iguais”, é a opinião de Davi Marcos, também formado pela primeira turma da Escola de Fotógrafos. Ele ainda disse que foi importante a inserção deles em um local onde normalmente as pessoas oriundas de espaços populares desempenham um papel de coadjuvantes. “Desta vez tivemos não só o nosso trabalho apreciado e reconhecido, mas também homenageado”, afirmou.
Duas mostras do projeto Imagens do Povo (Esporte na Favela e Olhar Cúmplice) estão expostas no Palácio do Planalto até o final de março. Em 2007 o Imagens do Povo realizou exposições solos no CCBB, na Caixa Cultural e na Canning House em Londres.
A Escola de Fotógrafos Populares do projeto Imagens do Povo, do Observatório de Favelas, ganhou o Prêmio Faz Diferença de O Globo 2007, na categoria Revista do jornal. Os leitores escolheram pelo site da publicação quem deveria levar o prêmio nas diferentes categorias. Cada uma correspondia a uma seção editorial do diário.
A premiação aconteceu ontem, 11 de março, no Copacabana Palace. Bira Carvalho e Adriano Rodrigues receberam o prêmio das mãos do editor de fotografia de O Globo Alexandre Sassaki e da editora da Revista semanal do jornal Isabel De Luca.
Além dos agradecimentos aos parceiros, que possibilitaram a formação desses fotógrafos, em especial o UNICEF, eles agradeceram aos moradores das favelas. “Os moradores que deveriam estar aqui nesse palco. Eles são os grandes merecedores desse prêmio, porque confiam na gente e permitem que a gente faça esse trabalho”, afirmou Bira.
Bira ainda se demonstrou esperanço: “foram concedidos dois prêmios para fotógrafos voltados para o registro de temas humanistas”, disse. Ratão Diniz (autor da foto dessa página), achou que a premiação foi importante para dar mais “visibilidade à Escola de fotógrafos, além de um momento de confraternização com fotógrafos de renome”. Além do coordenador do projeto Imagens do Povo João Roberto Ripper, os alunos conversaram com Evandro Teixeira (que já ministrou aulas na Escola) e Sebastião Salgado (que demonstrou interesse em visitar a Escola).
“Este prêmio nem de longe é o nosso objetivo, mas é uma forma de mostrar que as possibilidades são iguais quando existem condições iguais”, é a opinião de Davi Marcos, também formado pela primeira turma da Escola de Fotógrafos. Ele ainda disse que foi importante a inserção deles em um local onde normalmente as pessoas oriundas de espaços populares desempenham um papel de coadjuvantes. “Desta vez tivemos não só o nosso trabalho apreciado e reconhecido, mas também homenageado”, afirmou.
Duas mostras do projeto Imagens do Povo (Esporte na Favela e Olhar Cúmplice) estão expostas no Palácio do Planalto até o final de março. Em 2007 o Imagens do Povo realizou exposições solos no CCBB, na Caixa Cultural e na Canning House em Londres.
quarta-feira, 12 de março de 2008
Exposição no STF mostra fotografias dos 50 anos de carreira de Gervásio Baptista
Foto de: Ivaldo Cavalcante
IMPERDIVAL!!!! Falar do MESTRE Gervásio e a mesma coisa de ouvir falar no Bresson ou Robert Capa, Quando tenho oportunidade de conversar o simplesmente de ter a sorte de encontra-lo em pautas, aumenta minha admiração por estar com um superfotografo com olhar de MESTRE-ÁGUIA, Gervasio tem a sabedoria das Águias!!! Imagina, um Gervásio Batista, americano? Digo isso com absoluta certeza, que Gervasio já teria seu nome de: Fundação Gervasio Batista!!...em breve o "blogs" dara continuidade esta conversa, Porque falar de Gervasio e falar da fotografia Brasileira em toda sua grandiosidade.
"Brasília - A exposição Gervásio Baptista 50 Anos de Fotografia será inaugurada hoje (12), às 18h, no Supremo Tribunal Federal (STF), com o trabalho do fotógrafo baiano que iniciou sua carreira com 9 anos de idade. Aos 12 anos, ele foi descoberto por um cliente do laboratório fotográfico em que trabalhava e indicado para uma vaga no jornal O Estado da Bahia, onde entrou em contato com o fotojornalismo. De lá foi para os Diários Associados, trabalhou nas revistas O Cruzeiro e Manchete, onde passou a maior parte da sua carreira.
Há nove anos, Gervásio Baptista é um dos fotógrafos oficiais do STF e divide seu dia com as atividades na Agência Brasil. Além das fotos de sessões plenárias e visitas oficias, tem em seu portfólio fotos que poderiam ilustrar um almanaque da história recente da República.
Gervásio foi amigo de vários presidentes, como João Goulart, Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Ele afirma que sempre foi de trabalhar muito. Da revista Manchete, foi para o Palácio do Planalto e logo para a Agência Brasil. "Por aí afora minha vida é essa, sempre calcada na fotografias. Nessa exposição do STF serão apresentada as fotos que eu fiz há 50 anos, essa é uma reminiscência da minha carreira, mostrando as coisas que eu mais retratei."
Várias fotos ficaram bastante conhecidas e foram publicadas muitas vezes, como a do presidente Juscelino Kubitschek acenando com a cartola em frente ao Congresso Nacional no dia da inauguração de Brasília. "Essa é uma das fotos que eu considero mais interessantes na minha carreira", afirma."
Fonte Priscila Galvão
Da Agência Brasil
Serviço:
Gervásio Baptista: 50 Anos de Fotografia
13 de março a 18 de abril
segunda a sexta-feira, de 13h às 18h
sábados, domingos e feriados de 10h às 17h30
Salão dos Bustos
Supremo Tribunal Federal – Praça dos Três Poderes
Kali Yuga, Trabalho do fotojornalista Olivier Boëls, no site www.jornalolhodeaguia.com.br.
terça-feira, 11 de março de 2008
Paula Nunes lança seu primeiro CD dia 26 de abril de 2008 - Livraria Cultura - Shopping Casa Park - 17:00h
Formada em Educação Musical pelo Departamento de Música da Universidade de Brasília, Paula Nunes é uma cantora brasiliense de grande talento, sensibilidade, expressão e extensão vocal. Outra característica particular da cantora é a facilidade em realizar improvisos vocais (scats), aliados a uma grande carga de emoção com a qual interpreta as canções. Dentre as cantoras da nova geração de Brasília, destaca-se pela musicalidade, presença de palco e carisma.Estudiosa incansável da sua maior paixão, a Música Popular Brasileira, Paula Nunes investe atualmente em sua carreira solo. Nesse ano de 2008, Paula Nunes lança seu primeiro CD, produzido por Hamilton Pinheiro, no qual contempla compositores, arranjadores e músicos da cidade.
Coquetel de Lançamento: 26 de abril de 2008 - Livraria Cultura - Shopping Casa Park - 17:00h Entrada Franca
Banda Riders on the Storm, formada por integrantes do Doors, fazem show em Brasília
Banda Riders on the Storm, formada por integrantes do Doors,
toca no Brasil em Abril!!!
O tecladista Ray Manzarek e o guitarrista Robby Krieger, integrantes da banda The Doors, voltam ao Brasil para apresentação do grupo Riders on The Storm dia 11 de abril, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília!!!
Acompanhados por Bret Scollin (voz), Ty Dennis (bateria) e Phil Chen (baixo), os músicos tocam o repertório clássico da banda liderada por Jim Morrison , morto em 1971, como "Break on Through (To the Other Side)", "Light My Fire", "People Are Strange" e "Riders on the Storm", entre outros temas.
O Doors encerrou as atividades em 1973, em virtude da pouca repercussão dos álbuns "Other Voices" (1971) e "Full Circle" (1972), sem o antigo líder. Após aparição eventual em 1993 com Eddie Vedder (Pearl Jam) durante cerimônia do Hall da Fama do Rock, Manzarek, Krieger e o baterista reuniram-se em 2001 para um especial da série de TV norte-americana "VH1 Storytellers". No ano seguinte, tecladista e guitarrista criaram uma nova versão do grupo chamada The Doors of the 21st Century, com Ian Astbury, do Cult, nos vocais, que se apresentou no Brasil em 2004.
Sob a alegação de não ter sido convidado para excursionar com os antigos companheiros, John Densmore e a família de Morrison ganharam uma ação judicial, interditando o nome corrente do grupo e permitindo apenas a menção a "membros do grupo The Doors". Astbury deixou de excursionar com a banda em 2006 e foi substituído por Scollin, ex-The Fuel.
RIDERS ON THE STORM EM BRASÌLIA
Quando: 11/04, às 22h
Onde: Ginásio NILSON NELSON
Informações: 3223 3873 / 3225 0559
segunda-feira, 10 de março de 2008
PORTO ALEGRE DÁ POESIA
PORTO ALEGRE
DÁ POESIA
24 a 29 de Março de 2008
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
24/03 - SEGUNDA
19:00 – 20:30
Porto Alegre na Poesia - Maria do Carmo Campos
20:30 – 22:00
Troque um Livro de Auto-ajuda por um Livro de Poesia
Leitura da poesia de Marco Celso Viola por Mario Pirata
25/03 - TERÇA
19:00 – 20:30
Cidade do Meu Olhar - Liana Timm e Élvio Vargas
20:30 – 22:00
Leitura de poemas de Maria Dinorah e Sarau dos poetas participantes
26/03 - QUARTA
9:00 – 20:30
A Poesia dos Anos 70 - Eduardo Degrazia e Dilan Camargo
20:30 – 22:00
Poesia não é pra qualquer um
Leitura da poesia de Isaac Starosta por Mario Pirata
Contatos com:
Marco Celso H. Viola - 33391393/ 91756568 hcelso@hotmail.com
Jaime Medeiros Jr. - 99579719
Sidnei Schneider - 92357255
Mario Pirata - 98144841
Sandra Marques: 93556479
POLEMICA no Contrato de Cessão de Uso da Imagem Inscrita no Prêmio de Fotografia "BRASÍLIA CÉU ABERTO"
Atenção rapaziada das imagens, recebi este texto da Carol Peres, filha do fotojornalista e Correspondente Internacional da AP(AP Associated Press)Logo mais abaixo coloquei a Cláusula 7ª do Contrato de Cessão de Uso da Imagem Inscrita no Prêmio de Fotografia "BRASÍLIA CÉU ABERTO"
"Cláusula 7ª.
A OITTO Agência de Projetos LTDA tem o direito do uso da imagem inscrita pelo PROPONENTE no Prêmio
de fotografia Brasília Céu Aberto nos moldes explicitados neste CONTRATO, possuindo o direito de ceder a terceiros."
Como diz Rinaldo Morelli " é um regulamento predatorio"
Seque o Email da Carol :
Amigos fotógrafos e amantes da fotografia,
vocês devem estar sabendo da polêmica sobre o concurso de fotografia "Brasilia, Céu Aberto". A discussão começou quando alguns fotógrafos profissionais começaram a questionar o tempo de cessão de direitos autorais das imagens inscritas no concurso - 5 anos para os organizadores e patrocinadores utilizarem as imagens como bem entenderem. Um pouco estranho não acham? É explicito a intenção de formação de banco de imagem a custas de concurso - uma forma rápida e barata de aquisição de acervo.
Mas uma outra discussão surgiu no meio disso tudo. O que faz de um fotógrafo ser profissional ou amador? A agência Oito, coloca os fotógrafos amadores numa desmerecida classificação.
"Segundo a organização do evento, o poder sobre os direitos autorais não conflita com os interesses dos fotógrafos, nem desrespeita os artistas profissionais, já que ele é destinado a amadores, com o objetivo revelar novos talentos ao mercado, resultando paralelamente, em uma visão mais intimista de Brasília." (Trecho da matéria publicada no Foto Site)
Quer dizer que fotógrafo amador não tem direito sobre suas autorias? O direito autoral é para todos.
“As fotos inscritas no prêmio serão utilizadas para divulgar Brasília no circuito nacional e internacional, trazendo cultura, investimentos, eventos e negócios, divulgando trabalhos. O prêmio não substitui a contratação de fotografias profissionais, tendo em vista que a maior parte das fotos recebidas é desprovida de técnicas, voltadas para uma relação mais próxima, em um novo olhar sobre a cidade." (Trecho da matéria publicada no Foto Site - Entrevista com Melissa Viana, da Agência Oito)
Fotógrafo amador não tem técnica? Como eles podem pré-julgar os conhecimentos técnicos de fotógrafos amadores ou profissionais?
O problema maior não é a realização do concurso, mas a forma descabida e banalizada que a Agência e seus patrocinadores arrumaram para formar uma banco de imagens sobre a cidade sem pagar por ele. Afinal de contas, o que são cinco anos para os organizadores que vão deter os direitos das imagens? Lucro! E para os fotógrafos: cinco anos para continuar trabalhando, afinal fotógrafo também come, veste, paga imposto, tem filhos, etc...
Fica aí o meu alerta e o meu protesto para que nós não deixemos a profissão fotógrafo se banalizar.
Carol Peres
Jornalista / Produtora
(61) 8414-5419
Eraldo Peres
(61) 3963-5119 - (61) 9333-1691
www.lentecultural.blogspot.com
msn - eraldoperes@hotmail.com
"Cláusula 7ª.
A OITTO Agência de Projetos LTDA tem o direito do uso da imagem inscrita pelo PROPONENTE no Prêmio
de fotografia Brasília Céu Aberto nos moldes explicitados neste CONTRATO, possuindo o direito de ceder a terceiros."
Como diz Rinaldo Morelli " é um regulamento predatorio"
Seque o Email da Carol :
Amigos fotógrafos e amantes da fotografia,
vocês devem estar sabendo da polêmica sobre o concurso de fotografia "Brasilia, Céu Aberto". A discussão começou quando alguns fotógrafos profissionais começaram a questionar o tempo de cessão de direitos autorais das imagens inscritas no concurso - 5 anos para os organizadores e patrocinadores utilizarem as imagens como bem entenderem. Um pouco estranho não acham? É explicito a intenção de formação de banco de imagem a custas de concurso - uma forma rápida e barata de aquisição de acervo.
Mas uma outra discussão surgiu no meio disso tudo. O que faz de um fotógrafo ser profissional ou amador? A agência Oito, coloca os fotógrafos amadores numa desmerecida classificação.
"Segundo a organização do evento, o poder sobre os direitos autorais não conflita com os interesses dos fotógrafos, nem desrespeita os artistas profissionais, já que ele é destinado a amadores, com o objetivo revelar novos talentos ao mercado, resultando paralelamente, em uma visão mais intimista de Brasília." (Trecho da matéria publicada no Foto Site)
Quer dizer que fotógrafo amador não tem direito sobre suas autorias? O direito autoral é para todos.
“As fotos inscritas no prêmio serão utilizadas para divulgar Brasília no circuito nacional e internacional, trazendo cultura, investimentos, eventos e negócios, divulgando trabalhos. O prêmio não substitui a contratação de fotografias profissionais, tendo em vista que a maior parte das fotos recebidas é desprovida de técnicas, voltadas para uma relação mais próxima, em um novo olhar sobre a cidade." (Trecho da matéria publicada no Foto Site - Entrevista com Melissa Viana, da Agência Oito)
Fotógrafo amador não tem técnica? Como eles podem pré-julgar os conhecimentos técnicos de fotógrafos amadores ou profissionais?
O problema maior não é a realização do concurso, mas a forma descabida e banalizada que a Agência e seus patrocinadores arrumaram para formar uma banco de imagens sobre a cidade sem pagar por ele. Afinal de contas, o que são cinco anos para os organizadores que vão deter os direitos das imagens? Lucro! E para os fotógrafos: cinco anos para continuar trabalhando, afinal fotógrafo também come, veste, paga imposto, tem filhos, etc...
Fica aí o meu alerta e o meu protesto para que nós não deixemos a profissão fotógrafo se banalizar.
Carol Peres
Jornalista / Produtora
(61) 8414-5419
Eraldo Peres
(61) 3963-5119 - (61) 9333-1691
www.lentecultural.blogspot.com
msn - eraldoperes@hotmail.com
sexta-feira, 7 de março de 2008
OZI - Workshop de Criaçâo de Personagens
JOÃO BITTAR INICIA CURSO DE FOTOJORNALISMO COM AULA GRATUITA DIA 11 DE MARÇO!
Nesta terça feira, dia 11 de março, às 20hs, participe da AULA GRATUITA que dá inicio ao curso de Fotojornalismo com João Bittar, fotógrafo-editor com vasto currículo profissional em vários veículos da grande imprensa brasileira. Trabalhou na Veja, Placar, Folha de São Paulo, onde implantou o sistema de digitalização fotográfica, foi editor das Revistas Época e QUEM, fundador e editor da antiga agência Angular, uma das melhores agências de fotojornalismo na década de 80.
Com tanta experiência na bagagem, João ensina aos alunos como produzir pautas próprias que resultem em imagens que possam ser vendidas para o mercado, tanto jornais e revistas. “Durante o curso, eu me sentia instigado a buscar imagens que realmente valessem à pena, que vendessem e não simplesmente a fazer belas fotos que encalhassem na minha gaveta”, declara o ex-aluno Daniel Teixeira que, durante o curso, publicou fotos no livro sobre a visita do Papa Bento XVI ao Brasil e também no jornal Semana Popular.
Mais Informação no site : www.imafotogaleria.com.br - ima@imafotogaleria.com.br
quinta-feira, 6 de março de 2008
Yuba - Exposição de Lucille Kanzawa - Caixa Cultural / Galeria Piccola II
A fotógrafa Lucille Kanzawa Há quatro anos vem trabalhando junto a comunidade de imigrantes e descendentes japoneses.A curadoria e de Diógenes Moura (curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo), a mostra apresenta 28 fotografias sobre a comunidade Yuba, que em 1956 se fixou em Mirandópolis, no interior de São Paulo.
Horário: De 6 de março a 6 de abril
De terça a domingo, das 9h às 21h
Endereço: Caixa Cultural - SBS Qd 4, Lote 3/4, anexo ao edifício Matriz, galeria Piccola II
Preço: Entrada franca
terça-feira, 4 de março de 2008
Poesia no Quiosque do Ivan - Conic.
sábado, 1 de março de 2008
laranja seleta para todos... do Poeta Nicolas Behr.
Assinar:
Postagens (Atom)
Visitas
a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">
Free Counter
Free Counter
Quem sou eu
- Ivaldo Cavalcante
- Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?
Arquivo do blog
-
▼
2008
(516)
-
▼
março
(27)
- Encontros com Autor com Gervásio Baptista no Balai...
- ROSÂNGELA RENNÓ PARTICIPA DE “ARTES MUNDI”
- Agenda Workshops Nordeste com CLICIO BARROSO.
- Fotoclube Candango convida: "A LENDA" Gervàsio Bap...
- A cultura de um Brasil oculto pelos olhos e pelos ...
- Luis Humberto entrevistado por Rinaldo Morelli, Is...
- Fotos do lançamento do livro "Fotografia de Casame...
- Arte al Dia Internacional .
- Jose Dirceu, entrevista o educador, sociólogo, ens...
- Alberto Dines, presidente da Casa Stefan Zweig.
- Exposição Emoções, Sensações e Liberdade.
- O Cineclube Sem Tela em pré-estréia do musical “Ma...
- Imagens do Povo recebe o prêmio Faz Diferença.
- Projeto Fotolata -Pin Hole na Cidade Satelite do G...
- Exposição no STF mostra fotografias dos 50 anos de...
- Kali Yuga, Trabalho do fotojornalista Olivier Boël...
- Exposição Oscar Niemeyer - Arquiteto Brasileiro Ci...
- Paula Nunes lança seu primeiro CD dia 26 de abril ...
- Banda Riders on the Storm, formada por integrantes...
- PORTO ALEGRE DÁ POESIA
- POLEMICA no Contrato de Cessão de Uso da Imagem In...
- OZI - Workshop de Criaçâo de Personagens
- JOÃO BITTAR INICIA CURSO DE FOTOJORNALISMO COM AUL...
- Yuba - Exposição de Lucille Kanzawa - Caixa Cultur...
- Poesia no Quiosque do Ivan - Conic.
- Cursos Diurnos - na Trilharte - Fotografia & Avent...
- laranja seleta para todos... do Poeta Nicolas Behr.
-
▼
março
(27)