Edições de números já lançados anteriormente.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mostra de Filme e Exposição de Kim-Ir-Sen - sobre Olhos D’ Água.















Trabalho do fotógrafo Kim-Ir-Sen sobre Olhos D’ Água será mostrado na Feira do Troca.

As fotografias em preto e branco foram feitas na década de 70 e serão expostas em dois ambientes: ao ar livre, no formato de banner, na praça onde acontece a feira, e em ampliações 35X45 cm no espaço Olhos D’ Arte. Também no período de 03 a 06 de junho será exibido o vídeo Santo Antônio do Olho D’Água.
Um pequeno povoado, encravado no Planalto Central, onde a energia elétrica ainda não havia chegado, o carro-de-boi era o principal meio de transporte das mercadorias e as mulheres trabalhavam no tear com o conhecimento adquirido de suas mães e avós. Nesse lugar, denominado Santo Antonio do Olho D`água e distante apenas 80 Km de Brasília, os habitantes conviviam em harmonia com a natureza e preservavam seus antigos valores culturais. Essa gente de hábitos simples, generosa e de olhar sincero encantou o jovem Kim-Ir-Sen. Várias fotografias expostas foram feitas em 1972 e significam um marco na vida deste fotógrafo e cineasta. Foi com esse primeiro trabalho em Olhos D’Água, aos 22 anos de idade, que ele se apaixonou pela fotografia e nunca mais a deixou.

Kim-Ir-Sen se tornou fotógrafo profissional, trabalhou na Folha de São Paulo e, de volta a Brasília, ajudou a criar a Ágil, agência que se tornou referência no fotojornalismo na década de 80. Em 1988 se transferiu para São Paulo, onde atuou como repórter-fotográfico em várias publicações, entre elas a revista Guia Rural, da Editora Abril. Em Goiânia, onde reside há 14 anos, Kim continua fotografando. Também leciona em faculdades de Comunicação e gerencia o seu Banco de Imagens, que em breve poderá ser totalmente acessado via Internet.

O filme



Quando retornou a Goiânia, em 1996, Kim decidiu colocar em prática os seus projetos cinematográficos. Um deles encontrava-se na gaveta há muitos e muitos anos. Eram as imagens em preto e branco, captadas no povoado de Olhos D`Água por ele e mais três amigos naquele ano de 1972, naquele começo de tudo. A idéia era editar um documentário no formato 16mm, mas isso não foi possível devido ao desgaste sofrido pelos negativos em 27 anos. Decidiu-se então elaborar um vídeo reunindo imagens em movimento e fotografias. Um dos recursos utilizados foi retornar a Olhos D’Água, apresentar as imagens colhidas no passado e registrar, em áudio, a emoção de alguns habitantes, entre eles descendentes daqueles antigos moradores do lugar. As imagens em movimento também foram mescladas com fotografias feitas por Kim de 1972 a 1979.

O filme “Santo Antonio do Olho D’Água foi mostrado pela primeira vez durante o I Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em junho de 1999, na histórica cidade de Goiás e que ainda preserva os valores da vida simples do interior. Olhos D’ Água, felizmente, também não perdeu totalmente a sua pureza. Tanto que continua atraindo outros jovens nos finais de semana e também não são poucas as pessoas que trocaram a agitação da cidade grande pelo sossego do lugar e hoje ali vivem, inclusive incentivando a produção do artesanato local e a preservação do cerrado.


Kim-Ir-Sen Pires Leal, 59 anos, goiano de Anápolis, é fotógrafo, cineasta, professsor universitário e pós-graduado em antropologia visual. Fotos de sua autoria fazem parte do acervo audiovisual do país e um de seus filmes, “Passageiros da Segunda Classe”, já recebeu nove importantes premiações, entre elas a do Festival Internacional “É tudo verdade” (2002) e a de melhor filme no 34º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2001). O documentário “Roque Pereira” foi um dos vencedores do VI FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Trabalhou como fotógrafo da Folha de São Paulo e da Editora Abril. Em 2007, recebeu do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Goiás a Medalha do Mérito Cultural.


Poema




Três Fazendas

Santa Rosa São Domingos São Tomé Uma grande fé em Santo Antônio Um cerradão arrampado e um Olho d’Água Foi nos quarenta Escorado no dia do SantoNasceu, cresceu como toda cidadeConheceu seu apogeu, festas famosas,Romeiros,Milagres... Ai..Um prefeito talvez Talvez uma estrada, Para uma nova capital(Que não lá passava)Destino.. não!Deixou do que resta Um resto de cidade Gente humilde.Coisas jogadas,

Uma serraria

Movida a águaAlguns carros de bois E monjolos lentos A venda de “Seu” InacinhoUm cemitério semimortoUm sapateiro JoãoUm Pedro FueiroUm marceneiro OlimpioUm ferreiro festeiroToda lentidão do mundoUma igreja aos cuidadosDe um homem padre“Seu” ClementeUma escola velha e abandonadaE ainda vivem para contar histórias, Os fundadores “Seu” Geminiano, da São Domingos.João e Juvenal Parente da Santa Rosa.São Tomé morreuSó não morreuA simplicidade daquele povo Tão sincero. Tão brasileiro.

Kim-Ir-Sen 1973

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Oficina de daguerreotipia | "Biscoito fino" da fotografia - vagas limitadíssimas!

Oficina de daguerreotipia
Matrículas até 18 de junho
©Francisco Moreira da Costa

Turma 01: 20, 21 e 22 de agosto - vagas esgotadas.
Turma 02: 27, 28 e 29 de agosto

Professor: Francisco Moreira da Costa
Carga Horária: 18 horas aulas.
Número de participantes: 8 por oficina

Programa
Parte teórica: (Palestra com projeção).Daguerre e a história da fotografia.Daguerreotipia: da Alquimia à Internet.Descrição do processo.Aperfeiçoamento do processo.Fim da era da daguerreotipia no século XIX.Projeção comentada de alguns daguerreótipos do século XIX

Parte prática:.
Apresentação dos equipamentos utilizados.Preparação das placas: polimento e prateamento.Químicos utilizados e os cuidados no seu manuseio.Sensibilização das placas e cálculo da exposição.Fotografar.Revelação.Fixação.Montagem

Primeiro Dia (sexta à noite):Palestra de 2 horas com a parte teórica e projeção.

Segundo Dia (sábado o dia todo):PolimentoBanho de prataPreparação para a foto (tema, produção, etc.)

Terceiro Dia (domingo o dia todo):SensibilizaçãoFotografarRevelarMontagem

Investimento: R$ 600,00 ou 3x R$ 200,00Formas de pagamento: dinheiro, cheque ou VISA

ContatosTels.: 61. 3347 3985 / 8414 8926e
-mail: fotoclubef508@gmail.com
Endereço Espaço f/508 de Fotografia
SCLN 413 Bl D sala 113 – Asa Norte Brasília/DF
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 14h às 20h.

www.fotoclubef508.com

Lançamento "A Construção de Brasília: Modernidade e Periferia" - Galeria Olho de Águia. dia 20 de Maio -Quinta -Feira.

lançamento da segunda edição do livro: “A construção de Brasília:modernidade e periferia”na CNF 01 Ed. Praia Mar Loja 12 - Galeria Olho de Águia

O lançamento será acompanhado de uma roda de prosa sobre a construção da capital federal. A obra do autor Luiz Sério Duarte é o resultado de sua tese de doutorado. Ele adaptou teorias da cidade moderna à construção de Brasília. O historiador captou os diferentes tempos da modernidade, descritas por Weber, Benjamim e Simmel, e sua recriação no contexto brasileiro. Ao tratar da construção de Brasília, como expressão da modernidade urbanística e arquitetônica do Brasil, o autor redefine e reconstitui os tipos alegóricos criados pelos pensadores do século XIX. E é durante a construção da nova capital que surgem, segundo o autor, os novos tipos: o sonhador, o civilizador, o interessado, o fascinado e o instrumentalizado. Na verdade, Luiz Sérgio não cria esses tipos do nada, ele os constrói com base no rico material que colheu em suas pesquisas.O autorLuiz Sérgio Duarte possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Brasília (1985) , especialização em Sociologia Urbana e da Cultura pela Freie Universität Berlin (1995) , mestrado em História pela Universidade de Brasília (1990) , doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1996) , pós-doutorado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) e pós-doutorado pela Kulturwissenschaftliches Institut (Alemanha). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, membro de corpo editorial da Revista Brasileira do Caribe e pesquisador visitante da Kulturwissenschaftliches Institut. Tem experiência na área de História , com ênfase em História Social. Ficha TécnicaLivro: A construção de Brasília: modernidade e periferiaAutor: Luiz Sérgio DuartePáginas: 140Editora da Universidade Federal de Goiás - Goiânia/GO

Rose Nugoli
(061) 84577810 33525054 33225202

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Carta Brasília para o REDE de PRODUTORES em breve...

Fotos de : Ivaldo Cavalcante
Senhores Filósofos-Lutadores-Revolucionários
da Fotografia Brasiliense

Em breve Seguira a compilação, feita por Mauricio Zanin, do que foi discutido em nossa histórica reunião. Peço que caso tenham algum complemento/correção para sugerir que o façam com rapidez, pois estaremos enviando para o REDE de PRODUTORES em breve
Os nomes abaixos não sei se receberão este email, pois não entendi a letra na anotação de seus emails. Quem os conhecer por gentileza encaminhe esta missiva.
Paulo Henrique Cruz Hannah Gomes Carlos Santi
Estou copiando para os professores Susana Dobal e Marcelo Feijó, e também Usha Velasco, que não puderam estar presentes mas querem acompanhar esta movimentação.
Sexta-Feira enviaremos esta nossa Carta Brasília.
Agradeço e parabenizo mais uma vez a presença de todos.

abcs Rinaldo Morelli

Rinaldo Morellicel: (61) 99797200

terça-feira, 11 de maio de 2010

"HISTÓRIAS DA NATUREZA" na Chapada dos Veadeiros.dias 21, 22, 23 e 24 de maio,Com Luciano Candisani .


A Casa da Fotografia Rosary Esteves, promove nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio, o Curso de Fotografia "HISTÓRIAS DA NATUREZA" na Chapada dos Veadeiros.


Ministrado pelo prof. Luciano Candisani


Não Perca!!!


Aguardamos sua presença!!!


Informações e inscrições: (62) 3278.3382

Goiânia-GO

Festa no sábado!!


Sei que incomodo vocês com os anúncios das minhas festas.

Mas essa é especial, pois é produzida por mim e pelo Vital. Não sou apenas um convidado.
Então espero a presença de todos lá!!

Quem não frequentou essas boates também vai se divertir muito. Garanto!!

Aquele abraço,

Rafael Bode Velho

"Está com saudades das festas Top 21, Zoona Z, Sphaera, Dreams, Squeeze, Bizarre, São Rock, Sindicato, Wlod, Balacobaco e Jungle Brothers? A festa Old School é a solução, com muito rock dos anos 70, 80 e 90!"

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ilustres cidadãos de Brasília abraçam projeto de popularização da Poesia


Ilustres cidadãos de Brasília abraçam projeto de popularização da Poesia Cristóvam Buarque, Giuliano (filho de Renato Russo), Mariana (neta de Cora Coralina),Philippe Seabra (Plebe Rude) e Pipo (Os Melhores do Mundo) serão poetas por um dia Quem imaginaria que ilustres cidadãos de Brasília ligados à música, ao teatro e até à política dividiriam um palco como poetas? Pois bem, esse inusitado encontro será realizado por uma causa nobre, a popularização da poesia. Após a grande repercussão do projeto Sarau Sanitário.com, que levou mil cartazes com poesias ilustradas para banheiros públicos de todo o Distrito Federal e para deficientes visuais, será lançado um livro homônimo de maneira inusitada. Segundo a poeta Marina Mara, idealizadora do projeto: “O Sarau Sanitário.com nasceu para chamar a atenção do grande público para a poesia que é tida por muitos como elitista ou ultrapassada. Foi daí que surgiu a ideia de convidar não-poetas para declamar, mostrando que esse gênero literário pode e deve ser apreciado por qualquer pessoa e em qualquer local, inclusive no banheiro.” O projeto, que tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, ainda conta com o sítio http://www.sarausanitario.com/ no qual é possível baixar os cartazes do projeto, ler o livro e ainda ouvir os poemas gravados em áudio para os deficientes visuais. Cada poema tem o fundo musical de artistas de Brasília, que estão dando total apoio ao projeto. No dia do evento serão exibidos curtas-metragens produzidos na periferia do DF com o apoio da Central Única das Favelas – CUFA. O poeta-rapper Gog, atualmente o maior representante da classe artística do DF, é um grande entusiasta do Sarau Sanitário.com e se apresentará no evento com declamação de suas poesias de cunho social. A ocasião também contará com uma exposição de telas de Clarice Gonçalves, uma jovem artista plástica de Taguatinga que vem despertando a atenção de outros países para sua arte, além do projeto Pipocando Poesia, da banda Fora de Si e do Lampiõez Interações Visuais, todos apoiadores do projeto. Como palco do evento será montado um banheiro em meio ao público que receberá os “não-poetas” Cristóvam Buarque, Mariana Salles (neta de Cora Coralina), o filho do Renato Russo (Giuliano Manfredini), Phillipe Seabra (Plebe Rude) e Ricardo Pipo (Os Melhores do Mundo). O lançamento contará com a apresentação de humor e poesia de Marina Mara, porém, a parte mais emocionante do evento será a declamação do poema A vida em Braille, por Noeme, uma bela artista deficiente visual. O livro, que já está disponível para leitura no http://www.sarausanitario.com/, será oferecido por R$ 25,00 e o montante arrecadado servirá para viabilizar o lançamento do projeto em outros estados do Brasil.


Abraços poéticos,


Marina Mara


Poeta e idealizadora do Sarau Sanitário.comhttp://www.sarausanitario.com/ / 61 8215-3002

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog