Edições de números já lançados anteriormente.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Curso livre de Introdução à Fotografia - Formação do Olhar Fotográfico, com Olivier Boêls.

Acesse o site www.escolacasa.com

J FRANÇA o fotógrafo do PROTESTO NA RAMPA faleceu semana passada




Brasília 1984 - Câmeras no chão. Todos os fotógrafos e cinegrafistasque cobriam o Palácio do Planalto fizeram este gesto de rebeldiadiante do presidente da república, quando ele descia a rampa doPalácio numa terça-feira de 1984. Um único fotógrafo com a câmera norosto, José de Maria França, do outro lado da rampa fez a foto. Elefoi o escolhido por seus colegas manifestantes para registrar estacena para a história.Final do governo Figueiredo: começo do fim do regime militar. Faltavamenos de um ano para a eleição do sucessor do general João BaptistaFigueiredo Numa audiência de Figueiredo com o “presidenciável” PauloMaluf, o presidente estava visivelmente mal humorado. Ao ver que alguns fotógrafos já se encontravam dentro do gabinete presidencial,Maluf disse a Figueiredo, “Sorria Presidente”! E o presidenterespondeu: “estou na minha casa e fico como eu quero”. Ao retornaremao comitê de imprensa, os fotógrafos que presenciaram aquela cenapassaram a informação aos repórteres de texto e aquele diálogo, nomínimo engraçado, foi para a primeira página dos principais jornais dopaís. Ao ler as manchetes na manhã seguinte o presidente irritadodisse que não houve tal diálogo e que os fotógrafos eram mentirosos.Em represália, Figueiredo proibiu o acesso de qualquer fotógrafo oucinegrafista ao seu gabinete.Por esse motivo foi realizado ato de protesto: no momento em queFigueiredo descia a rampa, todos os fotógrafos e cinegrafistascolocaram as suas câmeras no chão diante do presidente e nãofotografaram o acontecimento. O fotógrafo do Jornal do Brasil J.França, foi escolhido pelos colegas para fazer a foto do protesto edistribuir para todos os jornais. O protesto virou noticia nacional.

Brasília 2010 - Triste notícia. Na segunda feira dia 23/8 , semanapassada, J.França. faleceu aos 54 anos aqui em Brasília devido acomplicações com uma apendicite supurada, infecção generalizada eainda mais um AVC durante cirurgia. Ele trabalhou no Jornal deBrasília, Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Globo, emBrasília

França tinha 54 anos, deixou esposa (Rosinha) e tres filhos. Françatambém deixou um importante trabalho no fotojornalismo brasileiro alémde muita saudade dos colegas e amigos.
André Dusek

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Se a fotografia é digital, por que a revista não?

O Blog da LAPIS Comunicação e Cultura tem espaço aberto para a publicação de projetos autorais relacionados à arte, arquitetura, cultura, design, ensino, fotografia, ilustração, literatura ou sustentabilidade. Se você tem interesse em divulgar seu projeto aqui, envie-o para projetos@grupolapis.com.br com a palavra “BLOG” em frente ao título do e-mail. O blog também tem como objetivo divulgar eventos relacionados às áreas já citadas, para isso basta você enviar a divulgação com alguns dias de antecedência. A LAPIS Comunicação e Cultura informa que tanto os projetos quanto os eventos enviados passarão por uma seleção.
Acesse o site oficial da Revista: http://www.revistafotografia.com.br/foto-grafia-3/

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Celebração do dia Internacional da Fotografia em Fotos - Mês da Fotografia -SESC Ceilândia, e primeira Semana f/508 de Fotografia.

Hoje, Beto Barata e Fotojornalistas do Correio Braziliense no SESC Ceilândia

Hoje,sexta-feira, dia 20 de agosto de 2010, às 16h e 20h, no Sesc/Ceilândia, em Brasília, acontece o segundo dia de Encontros com os Autores e Projeções Comentadas.Às 16 horas com o fotógrafo Beto Brarata e o projeto "Brasília Submersa", que apresenta as histórias de objetos e ruínas que repousam no leito do Lago Paranoá.Às 20 horas com projeção de 64 imagens feitas pelos fotógrafos do jornal Correio Braziliense, selecionadas pelo editor do Correio Luis Tajes. Segundo Tajes “As fotos contam o dia a dia da cidade, há de coisas belíssimas, como o pôr do sol, até trânsito, imagens de sequestro e esportes. É a rotina de um fotojornalista”.Os Encontros com Autores estão inseridos na programação do Mês da Fotografia — que leva ao SESC Ceilândia exposições de fotográficas, oficinas e workshops.

Serviço, às 16 e às 20h, no Sesc/Ceilândia. QNN 27, lote B, Ceilândia Norte, Brasília-DF Fotos:Ivaldo Cavalcante
Fotos: Ivaldo Cavalcante

Informaçôes completa sobre a Semana de fotografia do Espaço f/508 e Mês da Fotografia -SESC Ceilândia, nos sites:

http://www.fotoclubef508.com/blog/?tag=espaco-f508-de-fotografiahttp://photoagenciablog.blogspot.com/

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Abertura da Semana f/508 de Fotografia - dia 19, Dia Mundial da Fotografia, às 19h00.

Prezados amigos,

Gostaríamos de convidá-los para a abertura da Primeira Semana f/508 de Fotografia - I Love Film. O evento terá inicio amanhã, dia 19, Dia Mundial da Fotografia, às 19h00.

Entre os fotógrafos que estarão expondo seus trabalhos em nossas paredes, encontram-se Janaína Miranda, Fernando Ribeiro, Antonio A. Nepomuceno, Thiago Barros, Rafael Dourado, Antúria Viotto, Bruna Neiva, Alessandra Araújo, entre outros.
Estética do acaso, Fotografia pinhole, Em busca do paraíso perdido (serigrafias de Angelo José da Silva) e Processos históricos orientada pelo professor Luis Gustavo Prado, fazem parte do conteúdo da Primeira Semana f/508 de Fotografia.

Agradecemos o apoio da Casa da Luz Vermelha e Molduras Aleixo, sem os quais não seria possível colocar em nossas paredes tão rico acervo.

Esperamos vocês!

Um forte abraço.

Humberto Lemos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sarau - Dia 17, 19h30 - Artistas abraçam Marconi - No Bar do Careca (CNF 02, Lote 1, Loja 45, Taguatinga Norte)


ARTISTAS ABRAÇAM MARCONI


Participe do sarau em prol da candidatura do nosso ativista cultural Marconi Scarinci a Deputado Distrital.


17 de agosto

Terça-feira

A partir das 19h30

No Bar do Careca (CNF 02, Lote 1, Loja 45, Taguatinga Norte)

Declamação de poesia, shows de música, apresentações de bonequeiros, entre outras atrações.


Palco aberto para os artistas locais!

Vamos celebrar a cultura do DF!


Entrada franca

Classificação livre


CONTATOS DO MARCONI


Comitê: CND 03, Lote 02, Sala 101, Praça do Bicalho, Taguatinga Norte/DF

Telefone: (61) 9637-3799


Blogger: marconi13800.blogspot.com

Twitter: twitter.com/marconi13800

Orkut: Marconi 13800

Facebook: Marconi Scarinci

Wordpress: marconi13800.wordpress.com/



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Alejandro Cossío de México gana el Premio Nuevo Periodismo CEMEX+FNPI en la categoría fotografía de 2010.

Alejandro Cossío de México gana el Premio Nuevo Periodismo CEMEX+FNPI en la categoría fotografía
La Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) y CEMEX anunciaron hoy que el ganador del Premio Nuevo Periodismo CEMEX+FNPI, en la categoría fotografía, es el mexicano Alejandro Cossío con el trabajo “México en el punto de quiebre”, publicado en el Semanario ZETA y las agencias AP y EFE
El jurado integrado por Claudio Pérez de Chile, Gervasio Sánchez de España y Maya Goded de México manifestó que “la violencia es parte de la cotidianidad en México y la prensa tiende a mostrar lo más evidente. Este foto periodista, acostumbrado a tratar la violencia diariamente, nos presenta una visión más inquietante que nos invita a reflexionar sobre la temática desde un punto de vista distinto. La narrativa evoca al cine negro y tiene una gran contundencia”. Cossío dijo sentirse muy contento y agradecido de recibir el Premio y contó:" es la primera vez que envío mi trabajo para esta competencia, y vaya sorpresa, ¡he resultado ganador! Al mismo tiempo también me vienen sentimientos encontrados, ya que mi trabajo trata el tema de la violencia en mi país, México, y eso no es para tener contento a nadie, es algo que cada día se viene poniendo peor, y parece no tener un fin. Esto me ha motivado mucho para seguir haciendo las cosas como hasta hoy”.

MINHA ESTRÉIA COMO DOCUMENTARISTA..."CADÊ O SINDICATO QUE ESTAVA AQUI?" de Luis Turiba e Maxtunay França.

QUERIDAS AMIGAS E AMIGOS,
Tenho uma boa nova pra contar a vocês: vou estrear uma nova faceta dessa minha caminhada de poeta "comunicólogo". Meu primeiro documentário como produtor e diretor - CADÊ O SINDICATO QUE ESTAVA AQUI? - será apresentado em público pela primeira vez na próxima terça-feira, dia 17, no SESC do Setor Comercial Sul. Confesso que estou até um pouco nervoso, pois vamos tocar em pontos nervosos de uma linda história de lutas e resistências, amores e ódios, entendimentos e radicalizações. Um trabalho de parceria com o diretor audiovisual Maxtunay França, um craque nas finalizações; e com o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Brasília, Romário Schettino. Compareçam lá e vejam. Depois critiquem, pois esse é o primeiro de muitos outros documentários e filmes que pretendo realizar a partir de agora.


INFORMAÇÕES:

Será no próximo dia 17 de agosto, terça-feira, às 19h30, no auditório Maestro Sílvio Barbato, no SESC do Setor Comercial Sul (Edificio Presidente Dutra, ao lado do Ed. Oscar Niemeyer) o lançamento do projeto "Memórias do Sindicato dos Jornalistas do DF", com uma exposição de fotos de André Dusek e a primeira exibição do DVD "Cadê o Sindicato que estava aqui?", de Luis Turiba e Maxtunay França.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SARAU DA TRIBO DAS ARTES 10/08/2010 (TERÇA) NO KAREKA`S BAR

Olá amigos(as),

a Tribo das Artes vai receber os Artistas do Movimento A(S)CENDER do Gama-DF. Será
um SARAU para ficar na história, com início as 20:30 horas, no KAREKA`S BAR, Praça da CNF
Taguatinga Norte. Faremos um SARAU com os mais variados tipos de artes representativas da nossa cultura popular.Estamos esperando você com seus amigos e família.

Veja a programação.
Favor repassar essa mensagem.


Saudações culturais,


Ruiter Lima

Jorge André Diehl (Brasil) fica em terceiro lugar no Prêmio Internacional, Concurso Iberoamericano de Fotografía en Blanco y Negro.

Sin títuloAna M. Castañeda Cano (Perú)
En Sicuani, Cusco, Unas pequeñas niñas juegan cargándose entre sí.
Tras la tormentaEmerson Díaz Hernández (Guatemala)
Niños de una escuela rural de Sumpango, Guatemala, juegan a quitar el agua del patio tras la tormenta. Durante el invierno es habitual que los colegios se inunden, pero los niños siguen acudiendo a clase contra viento y marea.
Batucada Jorge André Diehl (Brasil)
Meninos batem tambores durante os preparativos para a festa de Bumba-meu-Boi em Brasília, Brasil.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Carlos Santana - Samba Pa Ti (Original)

Espaço Cultural Mosaico (714 / 715 N) - (11/8 - quarta-feira 20h)

Radical Sem Dó & Clandestinas - Parque dos Horrores

Deixe a burocracia de seu projeto com uma boa produtora e vá fazer arte!

PRODUÇÃO CULTURAL



Você sabia que grande parte da verba oferecida por meio de editais culturais volta para a instituição por falta de projetos bem elaborados e que atendam aos editais? Na maioria dos casos, os artistas é que fazem sua própria produção e nem sempre têm formação qualificada para tal. O resultado disso? Belos projetos engavetados, artistas sem tempo de fazer arte e a verba voltando para o Governo ou para as instituições apoiadoras de arte.

Qual a saída?

Ligar para a Red Produções artísticas.

Acesse: www.marinamara.com.br/producao-cultural

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Photoshop somos todos nós - Volume 4 de Altair Hoppe.


Galera,
Estou finalizando o meu novo livro, o Adobe Photoshop para fotógrafos, designers e operadores digitais, Volume 4, que será lançado em todo o Brasil no dia 20 de agosto.
Sempre entendi que o Photoshop é a soma do conhecimento de todos nós. A troca de ideias em palestras, feiras, congressos, workshops ou por e-mails, mensagens no blog e Orkut, sempre me ajudaram muito a produzir bons livros, dicas e tutoriais.
Neste novo volume queria que você se sentisse parte do livro. Por isso, vamos abrir e fechar o livro com um grande mosaico de fotos de usuários de Photoshop de todo o Brasil.
O processo é bem simples. Envie uma foto sua, de preferência close ou plano médio, no formato vertical, com 5 cm de largura em 300DPI. Depois, insira seu nome completo, e escreva: autorizo a publicação da foto no livro Adobe Photoshop - Volume 4, de Altair Hoppe. Tudo pronto, envie para o e-mail: photoshop@iphotoeditora.com.br até o dia 13 de Agosto.
É minha forma de dizer obrigado à você por tanto carinho e prestígio nesses anos todos. Eu sou o autor do livro, mas o conhecimento contido nele é de todos nós!
Um grande abraço,
Altair Hoppe

Mês da Fotografia no SESC Ceilândia

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog