Amanhã, dia 20, teremos um duplo-lançamento, o qual é motivo de muito orgulho para nós: o Espaço f/508 de fotografia e o livro Imagens do Sagrado - Entre Paris Match e O Cruzeiro, do editor da Revista Studium e professor da Unicamp, Fernando de Tacca. Celebraremos ainda a chegada da Lomo à Brasília, cujos produtos estarão à venda em nosso espaço!
Nesta nova fase, o f/508 abrigará uma pequena loja conceitual de fotografia e uma fototeca, além dos cursos já ministrados. Estarão à venda produtos limitados e diferenciados, como camisetas exclusivas, livros, cópias fine art, revistas importadas, entre outras coisas.
A primeira Lomography Gallery Store da América Latina foi inaugurada recentemente no Rio e o f/508 será seu ponto de venda em Brasília. Como todas as Lomo Stores espalhadas pelo mundo, estamos comprometidos em promover um espaço para a fotografia analógica.
O projeto de expansão do f/508 é fruto de muito trabalho, dedicação e ética diante da fotografia, dos profissionais que dela produzem o seu sustento, dos amadores, de seus alunos e demais apreciadores dessa arte.
Em 2010, um novo quadro de professores fará parte do corpo docente do f/508, proporcionando novos cursos, tais como: Estética da fotografia de família, fotojornalismo, fotografia no cinema, fotografia documental e processos alternativos.
O lançamento do livro Imagens do Sagrado - Entre Paris Match e O Cruzeiro, autentica a atuação do f/508 como um espaço de reflexão fotográfica. Salientamos que todas essas novidades só foram possíveis graças ao apoio e confiança depositados por nosso público. O f/508 agradece e lhe convida para estar presente em um momento tão especial quanto esse.
Sobre o livro Imagens do Sagrado - Entre Paris Match e O Cruzeiro
O livro trata do embate midiático de imagens de candomblé realizadas na cidade de Salvador, Ba, e publicadas nas revistas O Cruzeiro e Paris Match no ano de 1951, envolvendo personagens importantes do jornalismo, da antropologia e do cinema, e também intelectuais de outras áreas (José Medeiros, Henri-George Clouzot, Roger Bastide, Alberto Cavalvanti, Pierre Verger, Odorico Tavares, entre outros). O fato implicou em forte polêmica no meio religioso e entre a intelectualidade brasileira, e teve conseqüências para a mãe-de-santo Riso da Plataforma. A partir de fontes documentais, pesquisa de campo das memórias vivas, levantamento de material iconográfico, e bibliografia original e inédita, essa pesquisa analisa o fato midiático do enfrentamento entre as duas revistas na documentação fotográfica do ritual de iniciação no candomblé sob os vários pontos de vistas de seus atores.
ServiçoFotoclube f/508A partir das 19h30Local: CLN 413 Bl D Grupo 113, 114 e 115