Edições de números já lançados anteriormente.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CURSO DE FOTOJORNALISMO NA ÍMÃ COM O FOTÓGRAFO E EDITOR JOÃO BITTAR

CURSO DE FOTOJORNALISMO NA ÍMÃ COM O FOTÓGRAFO E EDITOR JOÃO BITTAR

AVISO: João Bittar estava em viagem de trabalho na cidade de Matchu Picchu_Peru, portanto seu curso começa nesta terça feira dia 1 de setembro as 20:00hs.

HOJE: 31 de agosto, as 19:30 aula aberta com Walter Firmo, compareça.

João Bittar vai ensinar sobre fotojornalismo, o cotidiano nas redações, a fotografia digital e o mercado de trabalho. Venha conhecer a história e o trabalho deste importante fotógrafo. O curso começa na próxima terça-feira, dia 01 de setembro, das 20h00 as 22h30

“A proposta deste curso é oferecer um panorama amplo do fotojornalismo através da história e seus personagens. Vamos discutir o mercado de trabalho com profissionais consagrados que são convidados a participar das nossas aulas e debates. A intenção é preparar o aluno para produzir e oferecer material fotojornalístico para as redações, sites e afins..O objetivo é criar uma agência de fotojornalismo ativa que exercite na prática as técnicas de linguagem, reportagem, edição e distribuição das imagens. Fechamos os trabalhos com uma exposição no espaço da galeria “, explica, João Bittar.

Agende-se! Aula Aberta: Fotojornalismo João Bittar nesta terça feira dia 18 de agostoInício: Terça, a partir de 1 de setembro 2009Duração: 4 meses + saídas fotográficas mensais

Horário: das 20h00 as 22h30Valor: 4 cheques pré-datados de R$300,00 ou 5 de R$240,00.Vagas: 20

Inscrições e informações: (11) 3816-1290 / 7810-5793 / 2594-3687Local: Íma Foto Galeria – End: Rua Fradique Coutinho, 1239 – Vila MadalenaEstacionamento em frente com convênio

Lançamento do livro Lajão, de Lourenço Cardoso.

Lançamento do livro Lajão, de Lourenço Cardoso. Lajão é o resultado de um ano de registro fotográfico sobre o cotidiano de homens que extraem quartzito nas minas da cidade de Pirenópolis, estado de Goiás. Realizado entre os anos de 2008 e 2009, o livro teve patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal (FAC). Esse conjunto de imagens é uma proposta de incluir na margem fotográfica aqueles, que às margens, sempre se encontraram. Expondo uma visão crítica sobre essa cidade, comumente observada pela face do turismo e da arquitetura colonial. Lourenço Cardoso nasceu em 1980, na cidade de São Paulo. Mais tarde, mudou-se para Brasília, onde graduou-se em Antropologia pela Universidade de Brasília - UnB. Neste período, produziu uma série de trabalhos fotográficos, apresentados em exposições individuais e coletivas. Em 2009, concluiu seu mestrado em fotografia pela faculdade de comunicação da UnB. Atualmente trabalha como professor, lecionando fotojornalismo, antropologia visual e fotografia publicitária, nesta mesma universidade.

Lançamento :
Local: Pireneus Café Rua Pireneus, 41 - Pirenópolis - GO Data: 05 e 06 de setembro Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Brasília SBS Qd 4, lotes 3/4 - Brasília-DF
Data: 17 de setembro Horário: 19h

http://www.flickr.com/photos/lourenco_cardoso

Workshop com Scout Tufankjian

Site oficial: http://www.spphotofest.com.br/?pag=s3p4pt

sábado, 29 de agosto de 2009

SARNEY E O DIABO.

SARNEY E O DIABO

Em uma de suas viagens no jatinho do laranja dono de uma faculdade maranhense, Sarney com aquele pijama de seda, fazia a leitura diáriade seu Maquiavel em um aposento privativo do avião. No mesmo vôo,vinha sua assessoria e os puxa, quando em dado instante, eis quem aparece, ele mesmo, o capiroto. Nesse instante, para não perder aviagem, o coisa ruim disse que o jato ia cair e todos iriam morrer ecomeçou a fazer o avião balançar muito. Apavorados, os assessores foram até a cabine onde se encontrava o tranqüilo chefe e contaram oque estava acontecendo. Zangado, o Senador saiu do cômodo e foi tercom o capa preta e perguntou-lhe:

Sarney: você sabe quem sou eu?

O diabo: sim, o eterno senador Sarney

Sarney: você sabe quem mandou prender o Zé Reinaldo usando seuprestigio junto a justiça e até a PF para satisfazer os caprichos deuma filha mimada?

O diabo: Com certeza, foi Vossa Excelência.

Sarney: você sabe quem manda no Amapá e até no desafeto Capiberibe?

O diabo: é o Senhor.

Sarney: Você sabe quem presidiu o Brasil da forma mais acéfala e nãoouviu nem um piu da oposição?

O diabo: Disso eu me lembro bem.

Sarney: você sabe quem não deixou o atual Governador do Estado do Maranhão trabalhar e irá tirá-lo do cargo no tapetão?

O diabo: O senhor é fogo, não há dúvida que é o senhor.

Sarney: você sabe quem manda no Lula e em meia duzia de petistas que se"acham"?

O diabo: O Senhor é claro.

Sarney: você sabe quem mandou durante quarenta anos no Maranhão,transformando- o no Estado mais pobre do Brasil e tem o menor IDH do País. Construiu também um mausoléu num lugar que era do Estado só prasatisfazer seu ego?

O diabo: É demais, foi Vossa Excelência.

Sarney: sabe quem dá as cartas na Eletronorte, BNDES, Ministério das Comunicações, Correios, Petrobrás e tem grandes influências em quase todos os Ministérios e na Câmara dos Deputados.?

O diabo: não tenho dúvidas que é Vossa Excelência.

Sarney: você sabe quem é sócio de um Banco em Miami, foi sócio do exBanco Santos, é sócio de uma Indústria de automóveis na Índia, sóciode um grande hospital, de um shoping e de dois prédios na avenida mais movimentada de São Luís, além de possuir vários quadros famosos e livros raros em uma ilha?

O diabo: isso nem eu sei dizer de quem é, mas na dúvida... acho que éde um vitalício senador...

Sarney: sabe quem Ricardo Murad chama de painho e toma a benção todo dia por telefone antes de sair de casa.

O diabo: francamente, só pode ser o senhor.

Sarney: você sabia que agora sou Presidente do Senado só para abafar uma investigação da PF e tirar o Tarso Genro, tudo isso pra mostrar pro Lula quem manda?

O diabo: tu és igual a eu. Deus também pensa que manda.

Sarney: sabe quem possui o maior império de comunicação do Brasil para manipular pessoas em um Estado que tem um dos maiores índices de analfabetismo do país?

O diabo: tu és pior que eu. Cruz credo, és tu.

Sarney: sabes quem é meu genro?

O diabo: vou enfartar...

Sarney: Se liga, criança! Se eu morrer, com certeza, vou pro inferno.

O diabo: Caraca! Pois fique aí, coisa ruim!

Nesse instante o capiroto sumiu e o avião voltou a não mais balançar etudo ficou como antes. Moral da história. Até o diabo tem medo do que Sarney pode fazer no inferno. Que coisa!

Piada contada na Praça João Lisboa (MA) pelos fogosos frequentadoresdo largo em frente aos correios,mais conhecido como "senadinho da boca maldita".


Parece Piada, mas sabendo que é 100% verdade dá para perder a esperança de que o planeta tome jeito... acredito piamente que nem o UMbral o quer por lá......
Emeil enviado por: João Bosco Monteiro Lobato Monteiro Lobato

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Fotojornalista Jamil Bittar partiu ontem p/ o plano invisivel . Dedicado e de olhar atento, Jamil fez carreira acompanhando presidentes.

O Presidente Lula e o fotógrafo Jamil Bittar, 2009. O fotojornalista Jamil Bittar faleceu nesta madrugada vítima de câncer. Dedicado e de olhar atento, Jamil Bittar fez carreira acompanhando presidentes, parlamentares e a rotina do poder em Brasília. Trabalhou para os jornais O Globo, Jornal do Brasil, Jornal de Brasília, Correio Braziliense e Agência Reuters, seu último emprego. Reconhecido pelos amigos como colega generoso, era tratar carinhosamente como o “velho Jamil” e não se furtava de repreender os mais novos quando a conduta parecia ultrapassar os limites da boa educação. Foram mais de 30 anos dedicados a fotografia. Deixa mulher e três filhos.
Fonte: Fotoglobo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Luiz Alves "Um Olhar Humanista"

Fui procurado por uma voluntária do Asilo Lar dos Velhinhos de Sobradinho, perguntando se era possível fazer umas fotos voluntáriamente para o Lar para eles já que não possuim condições de pagar um serviço fotográfico. Prontamente aceitei, pois vejo nesses momentos a oportunidade de crescermos humanamente e espiritualmente. Geralmente essas situações transformam´se em um soco no estômago, pois a velhice é uma demonstração ao vivo para onde caminharemos e nos faz imaginar como chegaremos. O Lar dos Velhinhos de Sobradinho é uma entidade que assiste a idosos totalmente dependentes, a mesma recebe do Governo 50% do custo da folha de pagamento o restante como os outros 50% da folha de pagamento, conta de luz , água, manutenção geral, alimentação e demais despesas são custeadas por eles que buscam no voluntariado e bazeres beneficientes a forma de levantar os valores. Lembrando que caso alguém tenha em sua casa móveis, ou demais utensílios em bom estado mas que não estão tendo utilidade em suas casas podem ser doados para a entidade. Outra coisa que precisa ser doada tb é a solidariedade pois a maior carência dos que estão lá é da afetividade já que muitos não tem mais o convivio com a família.Quanto as fotos tentei interferir o menos possível na cena já que é impossível pois quando eles nos veem fazem graça outros brigam. Mas tem aqui algumas fotos para que vcs comentem e me deem suas opiniões. Luiz Alves

(61) 8131-1289


Texto e Fotos: Luiz Alves

Altair Hoppe no Nordeste

Para inscrições ligue 0800 600 5622Realização: iPhoto Editora


"SER JOVEM NA FRANÇA" Curadoria de Milton Guran.

Prezadas amigas e prezados amigos,
embora já esteja um pouco em cima da hora, agradeço a força na divulgação.
Abs,
Milton Guran

WALTER FIRMO AULA GRATUITA DIA 31 DE AGOSTO. (IMA FOTO GALERIA)

WALTER FIRMO: AULA GRATUITA DIA 31 DE AGOSTO
AULAS ABERTAS COM WALTER FIRMO DÃO INÍCIO AOS CURSOS “UNIVERSO DA COR” E “FÁBRICA DE IDEIAS”. PARTICIPE!
No dia 31 de agosto, segunda-feira, convidamos você a participar das AULAS ABERTAS dos cursos de Walter Firmo que são ministrados aqui na Ímã Foto Galeria durante o período de 4 meses. Das 19h00, às 21h00, Walter fala sobre a programação do curso “Universo da Cor”, esclarece dúvidas e conta um pouco da sua historia profissional em um bate-papo bem descontraído. A partir das 21h30, é a vez dele falar sobre o grupo de estudos “Fábrica de Ideias”, dirigido a profissionais que já estão na área e querem aperfeiçoar o seu conhecimento ou encontrar uma direção para o seu trabalho. Escolha o seu curso e garanta já a sua vaga. As inscrições já estão abertas!
Para participar das aulas gratuitas, basta ligar para (11) 3816-1290/ 7810-5793 (nextel) / 2594-3687 ou mandar email para ima@imafotogaleria.com.br.
Exercite a sua criatividade e entendimento da cor sob a orientação de um dos maiores fotógrafos coloristas do país!
Curso “Universo da Cor”AULA ABERTA: 31 de agosto, segunda-feira, as 19h00.Início: Segunda-feira, a partir de 14 de setembro de 2009Duração: 4 meses + saídas fotográficas mensais Horário: das 19h00 as 21h00.Valor: 4 cheques pré-datados de R$350 ou 5 cheques de R$280.Vagas: 20
Grupo de estudos "Fábrica de Ideias"AULA ABERTA: 31 de agosto, segunda-feira, as 21h30.Início: Segunda-feira, a partir de 14 de 23 de setembro de 2009.Duração: 4 meses Horário: das 21h30 as 23h30Valor: 4 cheques pré-datados de R$250 ou 5 cheques pré-datado de R$200.Vagas: 20
Inscrições e informações: (11) 3816-1290/ 7810-5793 (nextel) / 2594-3687 ou mandar email para ima@imafotogaleria.com.brLocal: Íma Foto Galeria – End: Rua Fradique Coutinho, 1239 – Vila Madalena Estacionamento em frente com convênio
Links relacionados a Walter Firmo : Aqui você conhece um pouco mais em matérias e notícias relacionadas e no site www.imafotogaleria.com.br

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Melissa apresenta: O banho... • 05 Set 2009 (Sábado) • Parque da Cidade • Estacionamento 10 • Bsb (DF) •

Melissa
O banho... Lambuzado, cheiroso e escorregadio. Suave, quente e relaxante. Pode ser também animado, esfumaçado e revigorante. Ou então safado, bagunçado e refrescante. E Melissa provoca... Nessa edição de sábado, 05 de setembro, convida a todos, sem distinção, para um mergulho coletivo em sua banheira, seja com a idéia de brincar, de se limpar ou de simplesmente dançar. O intuito, antes polemizar (for god sake!) é sobretudo compartilhar: que cheguem toques, sorrisos, alegrias, energias, agonias, inspirações, transpirações, fraseados, rebolados etc e tals. E chuva também, por que não?
O palco é o mesmo da saborosa e comentada primeira aparição de Melissa em Brasília (Parque da Cidade, mais precisamente Estacionamento 10, antigo Pesque-Pague). Nesta edição, sai Nego Moçambique como atração principal, e entra o Live PA do núcleo carioca Apavoramento SoundSystem, o Ba$$ Commando. Discotecam ainda na área interna os DJs Ceah e Jisko Kid, Collares e Oblongui, com o VJ Luna cuidando das imagens. Na lateral, Isabela Ferrugem, Renata Barcelos e Fran dão novamente fino toque à aparência geral, cortando, maquiando, penteando e inovando no visual (freee!).

Lá fora a vibração promete manter-se acalorada, desta vez embalada por grooves e ritmos redondos, crocantes, perdidos e as vezes quebrados. A responsabilidade fica a cargo dos DJs Pezão e Barata [Criolina], Megaton Dub e Freeky, Daniel Black, Ezy e do VJ Boca. Completam o time os sorridentes e sempre boa gente Fernando Cunha [Blush e Bunker Produções] e Ana Smile (na recepção), Lirou [Indiecentmusic] e Camila Martins (capturando caras e bocas).

Saia da mesmice e ouse participar e se divertir nesta experiência diferente e prá lá de estimulante. Só não esqueça de secar-se bem ao retornar para casa...

S e r v i ç o :

Melissa Data:Sábado. 05 Setembro 2009. 23h Local:Parque da Cidade. Estacionamento 10. Antigo Pesque-Pague. Brasília (DF) Atrações:[Tomando Banho] Ba$$ Commando (Apavoramento SS Live PA RJ). Ceah e Jisko Kid . Collares. Oblongui[Enxugando o Gelo] Pezão e Barata . Megaton Dub e Freeky . Daniel Black . Ezy[Imaginando] Desconstrução[Sorrindo] Fernando Cunha . Ana Smile[Embelezando] Isabela Ferrugem. Renata Barcelos e Fran[Te Secando] Lirou . Camila Martins Ingressos:R$15 (Limitados) Pontos de venda:Balaio Café (201N) :.: Bendito Suco (413N) :.: Cult Video (204S. 210S. 215S. 107N) :.: Rayuela (413S) :.: Striks (309N) :.: Verdurão (Conic) Apoio:Balaio Café :.: Bendito Suco :.: Cult Video :.: Cultura FM 100,9 MhZ :.: Domingo Arquitetura :.: NüBEAT :.: O Resgate :.: Rayuela :.: Revista Samba :.: Striks :.: Suicide Girls :.: Verdurão Infos:ceahhh@gmail.com :.: (61)8515.3824

Exposição poemofotográfica "O Nú das Palavras", na Embaixada de Portugal dia 27.08.2009, às 19h30, Brasília-DF

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CAXIUNA - O BLOG DE JUVENAL PEREIRA

Vila Rica " Conheci uma senzala em Ouro Preto e soube que a vida útil de um escravo não passava de 7 anos. Porcos viviam melhores. O ouro era a moeda de troca. No auge, a cidade tinha mais habitantes que Londres. Neste inverno o festival homenageia o Clube da Esquina e encontro amigos no frio úmido da época do ano. Novos projetos, novos caminhos surgem como perspectivas de vida. A cidade respira inconfidências e Marilia de Dirceu (outra personagem incorpora sua personalidade) caminhando pelas ladeiras e becos da cidade se comunica com a linguagem da época oitocentista.Do alto do Morro de São Sebastião vejo o nascer e o por do sol na mesma posição geográfica dos primeiros habitantes da região. "

Pra acessar o blog do fotojornalista Juvenal Pereira é so dar um clik: http://www.caxiuna.blogspot.com/

Barack Obama Presidente dos EEUU, de Coringa gera polêmica no Flickr.

Além de ser um espaço para armazenar imagens do dia-a-dia de seus usuários, o Flickr é também um repositório artístico para fotógrafos e ilustradores. Essa veia mais lúdica é o foco de uma nova polêmica no site de propriedade do Yahoo!. É o seguinte: o usuário do Flickr Firas Alkhateeb, de Chicago (EUA) publicou uma imagem da capa da revista Time com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, provavelmente photoshopado de Joker, o Coringa do filme Cavaleiro das Trevas, do Batman – interpretado por Heath Ledger, para deixar bem contextualizado. Problemas! A imagem teve que ser removida do site. Por quê? Infração de direitos autorais, tanto da revista Time quanto da DC Comics (a cara do Coringa tem dono, pelo jeito).
Segundo o jornal Los Angeles Times, dos Estados Unidos, o artista recebeu e-mails do Flickr citando problemas com direitos autorais. Logo depois, a imagem foi retirada do perfil de Alkhateeb e de outros que a reproduzissem.
Ao Los Angeles Times, Alkhateeb disse que se trata, principalmente, de uma questão de liberdade de expressão, e que a imagem não deveria ter sido retirada do ar.
O internauta, agora, recebe ajuda da Electronic Frontier Foundation (EFF) para estudar a possibilidade de um recurso judicial contra o Flickr. Se Time e DC entrarem na briga, a coisa vai esquentar. Em um fórum, Flickr disse que recebeu vários apelos para retirar a imagem do ar, e um e-mail de uma empresa sobre o copyright.
Tudo isso me fez lembrar alguns dos debates do fisl10, quando se falou bastante das liberdades de cópia na internet, de ser livre para modificar e criar coisas novas. Não sei quem se incomoda mais nessa história – Times, DC Comics ou Obama.
Seja quem for, têm força, separados ou em conjunto.
Boa sorte Alkhateeb.

Jorge Diehl fica em 2º lugar no 2º Concurso Consigo a Melhor Imagem

Foto classificada em 2º lugar no 2º Concurso Consigo a Melhor Imagem, categoria Livre.Foram mais de 9 mil inscritos para a edição de 2009.A imagem foi realizada em Pirenópolis-GO durante as Cavalhadas de 2009. Abs. Jorge Diehlwww.flickr.com/photos/jorgediehl/www.olhares.com/jorgediehl/www.candangofotoclube.com/www.nextfoto.com.br/www.fotoarkivo.com.br/

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

2º Prêmio FOTO ARTE As inscrições estão abertas até dia 10 de setembro.

As inscrições estão abertas até dia 10 de setembro e jo tema escolhido para esta edição é Natureza, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Informaçôes no site: http://www.fotoartebrasilia.com.br/site2009/

Cláudio Versiani, editor do site PicturaPixel no FOTO EM PAUTA.Dia 19 de Agosto dia da fotografia.EM BELO HORIZONTE.

Cláudio Versiani é o convidado do projeto FOTO EM PAUTA, que acontece na próxima quarta-feira, dia 19 de agosto, a partir das 19 horas, no Multiespaço Oi Futuro. Criado pelo professor de fotografia da PUC Minas, Eugênio Sávio, o projeto “Foto em Pauta” traz a Belo Horizonte renomados fotógrafos que mostram sua obra através de projeção e conversam com o público. Entrada franca.Fotógrafo desde 1978, graduado em jornalismo pela Puc Minas, Cláudio Versiani trabalhou em São Paulo, Brasília, Nova Iorque e atualmente reside em Barcelona. Foi editor de Fotografia do Correio Braziliense e repórter fotográfico de Veja, IstoÉ e O Globo. Atua como fotógrafo freelancer, co-edita a revista eletrônica sobre fotografia PicturaPixel e assina uma coluna no site Congresso em foco.No Foto em Pauta, Versiani vai apresentar imagens de seu trabalho profissional e seus ensaios pessoais, além de falar sobre a fotografia contemporânea, especialmente em cima de sua experiência editando um blog sobre fotografia dentro da PicturaPixel, uma revista multimídia que é uma das mais visitadas do Brasil, no segmento da fotografia, criada por ele em 2007, período em que morava em Nova Iorque. FOTO EM PAUTA
Desde sua primeira edição em 2004, já participaram do projeto em BH os fotógrafos Claudio Edinger, Pisco del Gaiso, Cristiano Mascaro, Marcio Scavone, Ricardo Corrêa, Roger Moore, Araquém Alcântara, Anderson Schneider, Luiz Braga, Eder Chiodetto, André Cypriano, Rochelle Costi, Bob Wolfenson, Gustavo Moura, Rosângela Rennó, Juan Esteves, Tiago Santana, Joaquim Paiva, Gal Oppido, Flávio Albino, Iatã Cannabrava, Juca Varella, Marcelo Buainain, Edu Simões, Evandro Teixeira, Gustavo Lacerda e Orlando Brito.

O FOTO EM PAUTA é realizado com os benefícios da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte. Patrocínio da Oi. Apoio cultural da Plan B Comunicação Online, Centro Fotográfico e Oi Futuro

HORÁRIO:
19 HORAS
LOCAL: MULTIESPAÇO / OI FUTURO
ENDEREÇO: AV. AFONSO PENA 4001 TÉRREO
ENTRADA GRATUITA COM LUGARES LIMITADOS!
Transmissão ao vivo pela internet

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A fotografia não é apenas um acessório do jornalismo escrito, por Sônia Baiocchi.

Colegas,

Mandei para o Ouvidor uma resposta em relação a esse texto dele. Vejam: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/08/14/materia.2009-08-14.5453985648/view
bjs.

Senhor Ouvidor,Em relação ao seu artigo do dia 14.08.09, eu acho que o fotojornalismo tem a função de contextualizar a notícia, assim como tb informar. Mas ela não é apenas um acessório do jornalismo escrito. Tb acho ilusório pensar que o leitor é burro e ao colocar uma auréola sobre a cabeça de um ministro a informação é deturpada. "Desde o iníco a imagem foi ao mesmo tempo meio de expressão, de comunicação e tb de adivinhação e iniciação, de encantamento e cura.." (Martin Barbero) - "A semântica da imagem é particularmente polissêmica e toda fotografia é um certificado de presença" (Roland Barthes) e por isso acho que a imagem fotográfica é uma mensagem aberta. As interpretações dos leitores vem do "background" de cada um e da imagem mental construída pelos meios de comunicação, por cada um de nós jornalistas, ao longo dos anos, certo? A imagem, diferente do texto, é uma mensagem multicodificada. Ela não mostra somente as verdades fotografadas, mostra tb as verdades que cada leitor percebe ou conhece daquela determinada cena visual.E é atribuição da comunicação pública mostra a verdade do que acontece e estimular o debate público e deixar de ser apenas informacional e segundo nosso mestre Barthes "o fotojornalismo político atual é contingência pura, e detalhes que constituem o próprio material do saber etnológico". A imparcialidade não existe, nunca existiu e nunca existirá. Sorry.

Abraço da fotógrafa Sônia Baiocchi.

Segue algumas fotos que serve de exemplo de que vc pode ter opções de contar um acontecimento com imagens:
com diferentes ângulos, esteticamente bonito, elegante e com natureza fotojornalística em um órgão público.
Por exemplo, na foto dos parlamentares entrando no Congresso podemos dar diferentes conotações. Podemos até dizer que eles deram às costas para os manifestantes, não é?
Podemos dizer que o assunto já foi resolvido olhando para a flor na mão da senadora e o semblante calmo dos parlamentares.
O texto e a imagem é que vão dar o teor verdadeiro do acontecimento,
porém acho que não podemos privar o nosso público/leitor de ver e perceber as nuances
de uma historia/evento e isso as imagens,..

as fotos sabem fazer muito bem, né?bjs

Sônia Baiocchi

Texto e fotos :Sônia Baiocchi

A opinião fotográfica.

A opinião fotográfica
Paulo Machado
Ouvidor Adjunto da EBC

Brasília - Uma foto eterniza uma imagem mesmo que esta não corresponda à verdade absoluta, mas a uma verdade fabricada, aquela que se quer passar adiante. A imagem retratada, ao mesmo tempo em que apreende o real, reflete o ponto de vista de seu autor e por isso o caráter subjetivo da fotografia não pode ser desprezado. Todavia, quando se trata de uma agência pública de notícias, a função da fotografia é informar de maneira objetiva ao leitor que, da mesma forma que tem direito à informação precisa e honesta no texto que lê, não deve ser induzido a nenhum tipo de conclusão por meio das imagens que vê. Uma agência pública não faz jornalismo com a opinião de seus profissionais. A impessoalidade é um critério e um princípio do serviço público e, portanto, da comunicação pública.

O leitor Halley Polastrini escreveu: “Adoro o jeito imparcial com que são apresentadas as reportagens da Agência Brasil. Contudo, não é de hoje reparo que as fotos veiculadas neste site têm seu caráter subliminar, para não dizer caricato. Prova disso é o click certeiro no senador Álvaro Dias ao mesmo tempo em que ele passa por quadro com a gravura de um tucano. A impressão que dá é a do senador com um bico de tucano. Não sei se foi uma brincadeira ou uma extrema coincidência. Mas é como eu disse, não é a primeira vez que testemunho este tipo de 'linguagem'. Acho que a credibilidade a Agência dispensa o emprego desta técnica.”, referindo-se à foto(*) publicada dia 28 de julho. A Agência Brasil respondeu: “Agradecemos o comentário do leitor.

Um outro exemplo deste tipo de foto havia sido publicado(**) em 25 de fevereiro no qual mostrava o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes coroado por uma auréola luminosa.

Três dias antes, o ministro havia protagonizado um bate-boca com seu colega, ministro Joaquim Barbosa, que o criticou, responsabilizando-o por supostamente contribuir para uma imagem negativa do Poder Judiciário perante a população. Qual a relação entre o fato e a foto?

A foto faz um registro histórico do momento, um instante que não poderá ser reproduzido, levando-se em consideração a época, os costumes e as tradições que ficam eternizados no instante fotografado. Daí decorre seu valor como representação de uma realidade. Muitos dirão, a respeito das fotos a que nos referimos, que o fotógrafo apenas soube aproveitar a oportunidade que o momento proporcionou registrando a imagem com a perspicácia do olhar fotográfico que lhe é próprio da profissão. Tal opinião seria válida se a Agência Brasil fosse apenas um site fotográfico que privilegiasse a fotografia enquanto linguagem artística, independentemente do compromisso com a informação

Outro leitor, Beto Paschoalini, também reclamou desse tipo de foto. No dia cinco de agosto ele escreveu: “A Agência não é feita para fazer propaganda do Governo, certo? Nem a favor, nem contra. Considero ultrajante a foto escolhida e publicada para ilustrar a visita do assessor e conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, general James Jones, ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. A escolha tem o nítido propósito editorial de diminuir o ministro brasileiro diante do representante americano, o que definitivamente não deveria ser critério de uma agência brasileira. O nanismo, no caso infelizmente restrito às entrelinhas, está na postura do responsável pela edição.”, sobre a foto(***). A Agência Brasil respondeu; “A observação do leitor é pertinente e será tratado pelo corpo editoral da Agência.”

São pelo menos três casos, dos quais, dois deles, percebidos pelos leitores. Para o professor de fotografia Enio Leite(****): “ A fotografia, de fato, não representa apenas o resultado de um simples 'clique'. A subjetividade que lhe é própria pode mentir, provocar, chocar, gerar cumplicidade, evocar sensações sensuais ou de dor, movimento, odor, som, etc. Proporciona prazer estético, e, também, manipular a opinião pública em favor dos interesses do próprio autor”.
No fotojornalismo a função da fotografia é documentar com imagens as informações contidas no texto da notícia. O repórter fotográfico não se aprofunda em considerações estéticas, pois seu objetivo é comunicar e transmitir mensagens informativas de interesse do leitor. Esses profissionais devem antes de tudo pensar em seus leitores, seus destinatários. O assunto definido pela pauta é o objeto e a fotografia o transmite. O seu trabalho não se destina a gerar influências e a fotografia não pode ultrapassar o real fotografado com mensagens subliminares.
O impacto de uma situação inusitada, eventualmente, pode ser um elemento fundamental desde que a fotografia contemple o objetivo de informar. Nas fotos citadas, percebe-se que esse objetivo se tornou secundário ressaltando aos olhos dos leitores um contexto que vai além, transpassa o fato e o interpreta sob critérios subjetivos e até mesmo ideológicos.

Em uma agência de notícias como ABr, são os editores que decidem o que é publicado, que informação deve ser destacada, quais fotografias irão para a primeira página e quais restarão no banco de imagens ou serão descartadas. Se o repórter extrapolou o assunto pautado, a edição tem a função de coibir eventuais abusos e não publicar as fotos. Nos casos citados, a edição não cumpriu esse papel conforme salientou o leitor Beto Paschoalini.

Até a próxima semana.

Visitas

a href="http://easyhitcounters.com/stats.php?site=olhoaguia" target="_top">Counter
Free Counter

Quem sou eu

Minha foto
Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
Powered By Blogger

Enquete:Quem e o melhor fotojornalista brasileiro?

Arquivo do blog