Edições de números já lançados anteriormente.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

JORNADA FOTOGRÁFICA, na Cidade de Manaus...

JORNADA FOTOGRÁFICA
DOMINGO 31 DE AGOSTO
HORA: 8H
ENCONTRO: LARGO SÃO SEBASTIÃO

Este jornada visa captação de imagens para a seleção da futura exposição "MANAUS DOS MEUS OLHOS" que será lançada dia 24 de Outubro em comemoração ao aniversário da cidade de Manaus

Zé Rosa do projeto FOTOLATA, em parceria com a Faculdade IESB, Imperdivel!!!


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Blogspot do DIA "UM POSTAL PARA UM AMIGO"...


"Martin Luther King Jr. "Martin Luther King Jr. era Ph.D. em filosofia e estava prestes a publicar o primeiro livro. Mas era negro. Por isso, em 3 de setembro de 1958, foi preso, acusado de vadiagem, depois de discutir com dois policiais no Alabama. A cena foi flagrada por Charles Moore, fotógrafo iniciante, na data, com 27 anos de idade. A foto da detenção foi distribuída pela imprensa e publicada na revista Life. Na cadeia, em companhia da mulher, Coretta, King exigiu cumprir a setença de 14 dias. Temeroso da publicidade negativa, o chefe de polícia de Montgomery pagou a fiança de US$ 10. Cinco anos depois, Martin Luther King pronunciaria, em Washington, o discurso "I have a dream" diante de 200 mil pessoas. Charles Moore participou e fotografou o movimento pelos direitos civis. King foi assassinado em 4 de abril de 1968. Charles Moore iniciava a carreira como um renomado fotojornalista da luta anti-racial."

The Family of Man "The Family of Man (A família do homem), exposição organizada em 1955 por Edward Steichen. Quinhentas e três fotos de 273 fotógrafos de 68 países deveriam convergir - a fim de provar que a humanidade é "una" e que os seres humanos, a despeito de todas as falhas e vilanias, são criaturas atraentes. As pessoas nas fotos eram de todas as raças, idades, classes, tipos físicos. Steichen organizou a exposição de modo a permitir que cada espectador se identificasse com muitos dos povos retratados e, potencialmente, com o tema de todas as fotos: cidadãos da Fotografia Mundial, todos. A seleção de fotos de Steichen supõe uma condição humana, ou uma natureza humana, partilhada por todos. Ao proclamar a intenção de mostrar que os indivíduos, em toda parte, nascem, trabalham, riem e morrem do mesmo modo, The Family of Man nega o peso determinante da história - das diferenças, das injustiças e dos conflitos genuínos, historicamente enraizados." Susan SontagFoto: W. Eugene Smith.
"lambe-lambe" "O fotógrafo ambulante - vulgarmente conhecido como "lambe-lambe" - teve importância significativa na fotografia brasileira. Instalados em locais determinados nas praças e jardins da cidade, esses ambulantes desenvolviam seu ofício junto ao público a preços módicos, sem a sofisticação dos estúdios e dos equipamentos complicados. Na realidade, a câmara dos lambe-lambes já era também o próprio laboratório, pois na mesma caixa encontravam-se os recipientes contendo o revelador e o fixador. O modelo Bernardi de câmaras parece que prevaleceu entre esses fotógrafos. Foi introduzido pelo italiano Francisco Bernardi por volta de 1915. (...) A partir dos anos de 1950 o ambulante diminuiria gradativamente o formato de seus retratos em função da demanda da fotografia para documento 3 X 4. Nesta época começaria a sofrer também a contínua concorrência dos minúsculos estúdios dos "plaqueiros" instalados junto às repartições públicas. Hoje alguns raros ambulantes ainda exercem o seu ofício." © Boris KossoyFoto: © Genevieve Naylor (Rio de Janeiro,1940)

Tina Modotti (1896-1942) "Em 1920, na Califórnia, a atriz italiana Tina Modotti (1896-1942) posou para Edward Weston, mas logo ela lhe pediu que lhe ensinasse como ser fotógrafa. Alguns anos depois eles se mudaram para o México. Muitos dos amigos de Modotti eram membros do Partido Comunista; pouco depois ela se uniria à recém-formada filial mexicana da Ajuda Vermelha Internacional. Em 1929, após meses tentando interromper suas atividades políticas, Modotti foi expulsa do México, acusada de assassinato de um revolucionário cubano que se tornara também seu amante. A imprensa publicou fotos de Moddotti nua (tiradas por Weston) com o intuito de provar, por meio do mesmo instrumento que ela usara para denunciar a injustiça social, que a artista era "uma mulher de moral dissoluta". Como os Estados Unidos negaram autorização para a sua entrada no país, Modotti segue para Berlim. De Berlim para Moscou e depois para a Espanha. Em 1939, regressou para o México. Três anos depois morre em um taxi, em circunstâncias obscuras. O seu ataúde foi coberto por um pano pintado com a foice e o martelo, e ao pano foi preso um retrato que Weston havia tirado. "A artista que fora dona da própria vida e da própria arte teria, sem dúvida, apreciado a ironia de ter um simbolo político que já não era mais o seu e uma fotografia tirada por outra pessoa coroando a sua partida." Fonte © Alberto Manguel
Muito, Muito mesmo!!superbacana o site do Meg : http://umpostalparaumamigo.blogspot.com/

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Luciana Oliveira e Paulo Beissá no Barracão do Samba iram homenagear "Bezerra da Silva" e os "Afro-sambas".


Queridos amigos,

andei sumida da cidade, mas cá estou para trazer boas novas.

Para os que ainda não sabem, nesses últimos dois anos estive em turnê com a banda Natiruts viajando por esse país a fora, e nos intervalos aproveitei para gravar um disco que está prontinho e muito lindo, e contou com a maravilhosa produção do João Ferreira, a participação de grandes músicos brasileiros e terá lançamento em breve. Para quem quiser conferir estamos com quatro músicas disponíveis no myspace para serem ouvidas:www.myspace.com/lucianaoliveira

Além disso gostaria de convidá-los para o Barracão do Samba que tem a produção do meu queridíssimo Wilson Bebel e que nessa sexta, dia 29/08, vai homenagear "Bezerra da Silva" e os "Afro-sambas".

E por falar em afro e sambas, estarei lá matando as saudades dos palcos de brasília, cantando ao lado de Paulo Beissá, Wilson Bebel e outros maravilhosos músicos.

Quem quiser aparecer por lá será muito bem vindo!

Contatos e reservas:9245-5112/ 8149-1373/ 3306-2238

Ingressos: R$10,00 dez lascas

Graaaande abraço a todos e até breve!!

Luciana Oliveira

Ícone da fotografia de retrato estará no Estúdio Brasil


Luiz Garrido, fotógrafo que há vários anos retrata personalidades brasileiras e autor da série fotográfica Heróis, é presença confirmada no Estúdio Brasil


Quem é Luiz Garrido?


Em 1968, o carioca Luiz Garrido foi para Paris onde iniciou sua carreira como repórter fotográfico na sucursal da revista Manchete. Foi ainda durante o período parisiense que o fotógrafo começou a se interessar por retratos, tendo clicado várias personalidades internacionais como, Alfred Hitchcock, Gina Lollobrigida e Alain Delon. De volta ao Rio, em 1971, dedicou-se a fotografia de moda e publicidade tendo sido colaborador assíduo de revistas Vogue (Brasil e França), Interview, Cláudia Moda, Moda Brasil, Elle (Brasil, França e Itália), Playboy, Big (EUA) e G.Q. (Inglaterra). Em 1982, fundou a Agência e Estúdio Casa da Foto e passou a desenvolver projetos pessoais. Veja mais no site: http://www.casadafoto.com.br/

Estúdio Brasil Domination: Última semana de inscrições com descontos especiais. Não perca!
Alguns trabalhos realizados por Luiz Garrido. Se preferir, visite o site oficial do evento

Chico Simões: uma TEIA em construção!!!

O coordenador-geral da TEIA BRASÍLIA 2008 fala pela primeira vez sobre o encontro, abre discussões a respeito do programa Cultura Viva e comenta sobre a redução da meta de 20 mil para 2 mil pontos de cultura até 2010: “existem no Brasil uns duzentos mil pontos de cultura. Agora sobre a incapacidade do MinC em conhecer e fortalecer esses pontos, acho que o pessoal caiu foi na real. Imagine 20 mil processos numa sala apertada e três funcionários verificando cada detalhe da subjetividade legal que cada parecerista pode ter com relação a cada projeto.”



O "principal problema hoje é como sobreviver ao próprio crescimento. As leis vigentes não prevêem um Sistema Nacional de Cultura. Não atendem nossos mestres e griôs da tradição oral. Não dialogam com a realidade. "Chico Simões é mamulengueiro, educador comunitário, atua na coordenação do Ponto de Cultura Invenção Brasileira e da Rede Escola Viva, além de organizar festivais e encontros de culturas populares. Desde 1983 viaja pelo mundo convivendo e aprendendo com mestres de várias tradições culturais; mamulengo, bumba-meu-boi, ventríloquo, mágico, palhaço e camelô.


"Existem no Brasil uns duzentos mil pontos de cultura. Agora sobre a in-capacidade do MinC em conhecer e fortalecer esses pontos, acho que o pessoal caiu foi na real. Imagine 20 mil processos numa sala apertada e três funcionários verificando cada detalhe da subjetividade legal que cada parecerista pode ter com relação a cada projeto. "Depois de viajar três anos pelo nordeste brasileiro convivendo com o amigo Carlinhos do Babau, do Carroça de Mamulengos, seu grupo, o Mamulengo Presepada, começou a atuar em Brasília no ano de 1985. Mestre Solon, do Mamulengo Invenção Brasileira, presenteou o grupo com os primeiros bonecos e abençoou o caminho que se segue. E assim começou o que chama hoje de Ponto de Cultura Invenção Brasileira, um espaço de convivência e produção cultura que, entre outras coisas, virou o proponente do projeto TEIA 2008, que será realizado no mês de dezembro em Brasília.

Fotos de Ivaldo cavalcante
Sobre essa experiência Chico Simões concede a seguinte entrevista a Cultura e Mercado:


Leonardo Brant - Como será a TEIA 2008, quais as diferenças e os aprendizados trazidos das outras edições?

Chico Simôes - A TEIA BRASÍLIA 2008 esta sendo construída pelos pontos de cultura, por uma coordenação eleita pelo movimento nacional e por uma comissão executiva que integra representantes de pontos de cultura, com profissionais experientes em diversas áreas de produção de grandes eventos. Essa combinação e o fato de Brasília ter espaço e vocação para receber bem movimentos sociais já marcam algumas diferenças. Ou seja, os pontos de cultura estão organizando a TEIA. Estamos mais maduros, aprendemos muito com as edições passadas e compreendemos que fazemos parte de um processo acumulativo de experiências e dinâmicas chamado “cultura viva”. Vamos cometer novos erros e novos acertos, mas vamos procurar deixar marcado para sempre a passagem da TEIA por Brasília. Posso adiantar que no dia 15 de novembro vamos ocupar a esplanada dos ministérios e a praça dos três poderes com um cortejo cultural nunca visto na cidade. Estamos convidando todo o movimento cultural brasileiro para se fazer presente nessa grande festa, uma “re-proclamação” da “re-pública” brasileira através da cultura.

LB - O Ministério lançou semana retrasada o patrocínio da Petrobras como se a TEIA fosse um evento governamental. Sabemos que a gestão e a responsabilidade civil da TEIA é 100% da organização que a produz. Como se dá a relação entre governo e sociedade civil nesse caso?

CS - O MinC através do Programa Cultura Viva inaugurou uma forma de fazer política onde o estado ao invés de produzir, apoiar e cobrar, dispõe e compartilha a gestão de alguns projetos culturais, como o programa Cultura Viva e os pontos de cultura, mas isso não é fácil porque é novo e nem sempre sabemos como nos comportar na fronteira dessas relações novidadeiras: o que cabe a sociedade civil e o que compete ao estado? O aparato legal não foi feito pra isso e não ajuda. Pelo contrário. Precisa ser revisto urgentemente porque esta engessando muita ação cultural da sociedade civil, então somos obrigados a procurar apoio, através da lei rouanet, nas empresas privadas ou públicas. É uma maneira de acessarmos diretamente recursos que nos chegariam através dos impostos que essas empresas devem. Considerando a burocracia monstruosa sobre a qual o Estado está apoiado, a saída via lei de mecenato é uma saída legal que se bem administrada pode resultar em retorno rápido e eficiente dos recursos públicos para o público a que eles se destinam. A Teia é um evento de interesse público com apoio governamental.


LB - O que é o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. Como foi criado, como está organizado, quais as suas competências e metas a para a próxima TEIA?

CS - O fórum é a instância política do movimento organizado dos pontos de cultura e foi criado na TEIA 2007 para dar expressão ao corpo coletivo do movimento. É formado por um representante de cada um dos 850 pontos presentes em todo país tendo para próxima TEIA a tarefa de discutir a pauta imposta pela nova realidade política cultural como a estadualização dos pontos de cultura, os 60 anos da declaração universal dos direitos humanos, um novo marco legal para a relação do Estado com o movimento cultural - lei Cultura Viva e outras demandas e questões políticas do movimento.


LB - Na sua opinião, quais os principais problemas do programa Cultura Viva hoje?


CS - O principal problema hoje é como sobreviver ao próprio crescimento. As leis vigentes não prevêem um Sistema Nacional de Cultura. Não atendem nossos mestres e griôs da tradição oral. Não dialogam com a realidade. Se não convencermos o Congresso Nacional que precisamos mudar algumas leis para entramos no século XXI, como nação marcada pela sua forte identidade cultural, seremos engolidos pelo processo de globalização do consumo de bens materiais e imateriais importados. Finalmente os próprios pontos precisam reconhecer-se em rede como corpo social saudável que expressa a diversidade e a identidade cultural brasileira, ouro vivo da cultura universal escondido por séculos dentro do pau oco dos santos imperialistas mas que agora se liberta em comunhão numa teia de redes sinérgicas que escapam até mesmo as auto-definições. Viva Glauber Rocha!


LB - Na última TEIA, em novembro de 2007, o governo federal prometeu o patrocínio a 20 mil pontos de cultura até 2010, dentro do programa Mais Cultura. Esse número já caiu para 2 mil nos últimos discursos do novo ministro. Por que esse meta caiu tanto?


CS - Pra mim não caiu a meta, mudou o conceito. Existem no Brasil uns duzentos mil pontos de cultura. Agora sobre a in-capacidade do MinC em conhecer e fortalecer esses pontos, acho que o pessoal caiu foi na real. Imagine 20 mil processos numa sala apertada e três funcionários verificando cada detalhe da subjetividade legal que cada parecerista pode ter com relação a cada projeto. O que pode, o que não pode? O processo de Kafka perde feio, então surgiu a saída da estadualização. Mas estamos apenas transferindo o problema. O que precisamos mesmo para manter a meta de identificar e fortalecer pelo menos 20 mil pontos de cultura é de desburocratização e transparência, temos economia e demanda, falta vontade e força política do governo e mobilização dos movimentos culturais para cobrar. Agora é bom lembrar sempre que com relação ao passado já avançamos muito, estamos no caminho e ainda temos muito que avançar. A luta é contínua!

Fonte::: CULTURA E MERCADO veja o site : http://mail.google.com/mail/#inbox/11bff4c63c60310d

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Convite para o lançamento do novo livro de Flávio Damm


Lançamento Oficial:

29/08/2008 às 19h30 -

Livraria Argumento

Leblon - Rio de Janeiro RJ

“Como fotojornalista andei por andar, andei” diz o próprio Flávio Damm parafraseando Dorival Caymmi. Por sessenta e quatro anos, Flávio Damm cobriu pautas e cartas de leitores da extinta revista O Cruzeiro que o enviaram a viagens longínquas ou 'ali do lado'. Ouviu e fotografou pessoas conhecidas ou anônimas, hábitos, lugares e comportamentos que resultaram em histórias divertidas e boas imagens.

Preto no Branco – Fotos & Fatos, do fotojornalista Flávio Damm, traz fotos e fatos contados de forma nua e crua, sem censura ou sensacionalismo de todas as alegrias e dificuldades de quase sete décadas colado a uma máquina fotográfica (analógica), e rolos e rolos de filme PB - sempre. Exigente na captura e no próprio corte (e único) de suas fotografias, Flávio Damm compôs esse livro com o mesmo grau de cuidado com que captura um momento: com espontaneidade e paixão!

Sobre o AutorFlávio Damm, 1928, natural de Porto Alegre (RS), iniciou a sua carreira como freelancer, em 1944, na Revista do Globo, na cidade onde nasceu. Transferiu-se, em 1949, para o Rio de Janeiro, fazendo parte da equipe de O Cruzeiro até 1959. Em 1962, junto com o fotógrafo José Medeiros, criou a primeira agência fotográfica do Brasil, a IMAGE. Publicou dezoito livros de fotografia, dois com texto de Jorge Amado e um com texto de Gilberto Freyre. Fotografou Candido Portinari durante seus dois últimos anos de vida, de 1960 a 1961, em sua intimidade profissional. Resultando no livro "Um Candido Pintor Portinari", em 1972. Seu arquivo fotográfico tem cerca de 60 mil negativos. Só fotografa em preto-e-branco, com câmeras analógicas e corta suas fotos no visor, no ato fotográfico.

Preto no Branco – Fotos & Fatos, possui 144 páginas, 35 fotos, formato 17x23cm, preto e branco, impresso em papel pólen 90 gramas

Daniele Ebeling

Assessoria de Imprensa

Fone: +55 (47) – 3405.4900

site do DIA www.newbrindes.com ...



Visite Nossa a loja Virtual de Brindes Promocionais e compare nossos preços http://www.newbrindes.com/

Varal fotografico mais um projeto do Crupo CANDANGO FOTOCLUBE, apareçam!!!



Segue o convite do Varal Fotográfico.

Pedimos a colaboração de todos na divulgação de mais um evento do Candango Fotoclube.

Abs, Jorge Diehl





sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Veja o que o fotografo Tuca Vieira disse em entrevista sobre Robert Capa...


...(Eu acho uma das coisas mais idiotas do mundo a frase do Robert Capa que diz: "Se a foto não é boa, é porque você não estava perto o bastante". Acho isso uma bobagem sem tamanho.)

O QUE VOCÊ ACHA DISSO?.......................................................................................................
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e PORQUE?.....................................................................................................................................
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As diversas opiniôes que chegarem, irei fazer um pinga-fogo no site www.jornalolhodeaguia.com.br enviem tambem para olhoaguia@gmail.com
Ivaldo Cavalcante:

2nd Annual Photography master Cup - Categoria Fotojornalismo Profissional.


Georgina Cranston
1st Place - Outstanding Achievement in Photojournalism
Name: Georgina Cranston
Country: UK
Title: unclean water Sudan

Heather McClintock
2nd Place - Merit of Excellence in Photojournalism
Name: Heather McClintock
Country: United States of America
Title: Alema Rose, Aler IDP Camp, Uganda, 2006

3rd Place - Honor of Distinction
Name: Yoav Galai
Country: Israel
Title: Lebanon4

Yoav Galai
3rd Place - Honor of Distinction in Photojournalism


Hes Mundt
Honorable Mention in Photojournalism
Name: Hes Mundt
Country: Netherlands
Title: An undernourished girl in the hospital at IFO refugee camp in Dadaab Kenya

carlos spottorno
Honorable Mention in Photojournalism
Name: carlos spottorno
Country: Spain
Title: desert sherpas (3)

2nd Annual Photography Master Cup - Categoria Amador - Fotojornalismo.


tatiana bitir
Nominee in Photojournalism
Name: tatiana bitir
Country: Canada
Title: Miners...

Mauro Manuini
Nominee in Photojournalism
Name: Mauro Manuini
Country: Italy
Title: Dead man walking blues song

simon wakelin
Nominee in Photojournalism
Name: simon wakelin
Country: United States of America
Title: dose of your own medicine

James McClean
Nominee in Photojournalism
Name: James McClean
Country: United States of America
Title: The Human Condition.

Ghada Khunji
Nominee in Photojournalism
Name: Ghada Khunji
Country: United States of America
Title: Ashoora Series

2nd Anual Photography Master Cup - Categoria Fine Art Nu - Profissional.


Michael Kwok
Nominee in Fine Art
Name: Michael Kwok
Country: Hong Kong
Title: Sashimi

David Trood
Nominee in Fine Art
Name: David Trood
Country: Denmark
Title: Muslim woman

Heimo Aga
Nominee in Fine Art
Name: Heimo Aga
Country: Austria
Title: Low Landing

Tina Winkhaus
Nominee in Fine Art
Name: Tina Winkhaus
Country: Germany
Title: the boy with the apple basquet

Werner Branz
Nominee in Fine Art
Name: Werner Branz
Country: Austria
Title: dragon-fly

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Quem sou eu

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Sou fotografo Profissional, 53 anos, 29 anos de profissão. Dois livros publicados: "Taquatinga duas décadas de Cultura" e " Brasilia 25 Anos de Fotojornalismo!" encontra-se a venda na Livraria Cultura.
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